Leite A2A2
Muitas pessoas gastam pequenas fortunas em bebidas isotônicas cheias de corantes acreditando que elas são as melhores opções pós-treino. No entanto, temos uma bebida excelente e barata para ser ingerida pós-treino: leite.
A atividade física gasta muita energia. Consumir alimentos ricos em proteínas, carboidratos e água dentro de duas horas após um treino moderado ou intenso pode ajudar o corpo a recuperar seus níveis de energia.
Beber leite depois de um treino não só cumpre o requisito de certa nutrição, mas também adiciona mais valor nutricional ao seu corpo.
O leite é considerado uma das bebidas mais saudáveis, pós-treino. Ajuda a recuperar todos os nutrientes e eletrólitos perdidos durante o treino.
De acordo com um estudo publicado em 2017, apenas 9 gramas de proteína do leite podem ser suficientes para estimular a síntese de proteínas nos músculos, auxiliando na recuperação após o exercício.
“A recuperação pós-exercício é um processo multifacetado que varia conforme a natureza do exercício, o tempo entre as sessões de exercício e os objetivos do praticante. Do ponto de vista nutricional, as principais considerações são: (1) otimização do turnover de proteína muscular; (2) ressíntese de glicogênio; (3) reidratação; (4) controle da dor muscular; (5) gestão adequada do balanço energético. O leite é aproximadamente isotônico (osmolaridade de 280-290 mosmol/kg), e a mistura de proteínas de alta qualidade, carboidratos, água e micronutrientes (particularmente sódio) o torna adequado como uma bebida de recuperação pós-exercício em muitos cenários de exercícios. Mas o ideal é o A2A2 desnatado.” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Um estude de 2019 mostrou que a ingestão de leite pós-exercício tem o potencial de impactar beneficamente tanto a recuperação aguda quanto a adaptação crônica ao treinamento aeróbico e de resistência. O leite aumenta a síntese de proteína muscular pós-exercício e a reidratação, pode contribuir para a ressíntese de glicogênio pós-exercício e atenua a dor muscular/perdas de função pós-exercício. Para esses aspectos da recuperação, o leite é pelo menos comparável e muitas vezes supera a maioria das bebidas de recuperação disponíveis comercialmente, mas está disponível por uma fração do custo, tornando-o uma opção fácil e barata para facilitar a recuperação pós-exercício. A ingestão de leite pós-exercício também demonstrou atenuar a ingestão de energia subsequente e pode levar a mudanças mais favoráveis na composição corporal com o treinamento físico. Isso significa que aqueles que se exercitam para fins de controle de peso podem influenciar beneficamente a recuperação pós-exercício, mantendo o déficit de energia criado pelo exercício.
Em um estudo randomizado de 2010 compararam os efeitos da ingesta de leite desnatado e bebida isotônica após treino de resistência durante 3 meses.
O exercício pesado de resistência de corpo inteiro com o consumo de leite versus carboidrato no período pós-exercício inicial resultou em maior acréscimo de massa muscular, ganhos de força, perda de massa gorda e uma possível redução na remodelação óssea em mulheres após 12 semanas.
“Esses resultados destacam que o leite é uma bebida eficaz para apoiar mudanças favoráveis na composição corporal em mulheres com treinamento de resistência.” – Afirma.
Benefícios do Leite
Fonte de Carboidratos
O leite é uma ótima fonte de carboidratos. Um copo de leite tem 120g de hidratos de carbono e toda a perda de hidratos de carbono durante um treino é reposta por um copo de leite. A lactose é a principal fonte de carboidratos no leite. Se você não é intolerante à lactose, beba um copo de leite após o treino.
Recuperação muscular
O leite tem proteínas que ajudam na recuperação muscular. Dois tipos de proteínas estão disponíveis no leite – soro de leite e caseína. O soro de leite é digerido rapidamente, enquanto a caseína tende a demorar e digerir lentamente. Eventualmente, ambas as proteínas são quebradas em aminoácidos e entregues através do corpo através da absorção no sangue para reparar e recuperar os músculos.
Rico em Eletrólitos
Durante o treino, os eletrólitos são perdidos através da transpiração. O leite tem dois tipos de eletrólitos sódio (130mg) e potássio (40mg). Seu corpo desidrata durante o treino com o suor. Todos esses nutrientes e eletrólitos reidratam seu corpo, ainda mais do que água e qualquer outra bebida esportiva.
Rico em Vitamina D
O leite é fortificado por muitos países para aumentar seu valor nutricional. A vitamina D ajuda o corpo na absorção de cálcio e aumenta a densidade óssea. É bom consumir leite enriquecido com vitamina D durante os invernos ou em regiões frias para atender às necessidades de vitamina D do corpo. A vitamina D afeta o desempenho e a força.
Beber leite é benéfico após todos os tipos de exercícios?
O leite é benéfico após exercícios de resistência (levantamento de peso) e exercícios de resistência (corrida, ciclismo). Ambos os exercícios esgotam o corpo e seu corpo precisa se recuperar com nutrição suficiente.
O leite é considerado uma das melhores bebidas para consumir após o treino. A rica quantidade de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais o torna um alimento saudável. Ao beber leite após o treino, você não está apenas obtendo os nutrientes necessários, mas recebendo valor nutricional adicional. Pode-se beber leite com chocolate para maximizar os benefícios do leite pós-treino.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail: