mature-woman-posing-with-eye-make-up

Colágeno. Como, quando, quais e por quê?

5/5 - (2 votes)

O colágeno é uma das principais proteínas do seu corpo. Compreendendo cadeias de aminoácidos, é uma parte importante de componentes estruturais e tecidos conjuntivos como pele, tendões, músculos, ligamentos e vasos sanguíneos, bem como partes de seus olhos e dentes e ossos.

O colágeno também ajuda na coagulação do sangue, na cicatrização de feridas e na proteção do sistema nervoso.

Certos alimentos, incluindo caldo de osso, carne bovina, peixe, frango, laticínios e ovos, contêm colágeno ou ajudam seu corpo a produzi-lo por conta própria, fornecendo aminoácidos essenciais e outros nutrientes necessários para isso.

Como seu corpo é capaz de produzir todo o colágeno necessário se você tiver uma dieta equilibrada, os suplementos podem não ser necessários para todos. Ainda assim, você pode optar por fazer isso para colher certos benefícios à saúde ou ajudar a tratar a deficiência de colágeno ou diminuir a perda devido ao processo de envelhecimento.

Tipos de colágeno

O colágeno é uma proteína abundante, com 28 tipos identificados até o momento.

Os tipos I, II, III, IV e V são os mais comuns no corpo humano.

Acredita-se que os vários tipos de colágeno servem a propósitos únicos. Por exemplo, os tipos I e III estão presentes na pele, enquanto o tipo II é normalmente encontrado nas articulações e na cartilagem.

Como tal, diferentes tipos de colágeno são normalmente anunciados como parte dos suplementos de colágeno.

“Conforme envelhecemos, perdemos colágeno. Essa perda inicia-se aos 30 anos, aos 40 anos perdemos 1% de colágeno a cada ano e 2 anos após a menopausa a mulher perde 40% do colágeno. Entender isso é fundamental pois podemos impedir ou retardar esta progressão se tratarmos desde cedo. Outros fatores como dieta, tabagismo, consumo de álcool e exposição ao sol também afetam a perda de colágeno. A perda de colágeno é uma das razões pelas quais sua pele perde estrutura e começa a enrugar à medida que envelhece. Também pode afetar a força de seus ossos e articulações. Por isso, criar uma reserva de colágeno desde os 30 anos é importante.” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Algumas aplicações comuns de suplementos de colágeno incluem:

  • Preservação da estrutura da pele;
  • Cicatrização de feridas;
  • Suporte antienvelhecimento;
  • Osteoartrite;
  • Melhoria da massa muscular;
  • Saúde do cabelo e das unhas.

Hoje temos diversos tipos de suplementos. Os mais comuns são:

Colágeno hidrolisado

Esse tipo é derivado de bovinos (gado), marinho (frutos do mar), aves (geralmente frango ou casca de ovo), porcos e outras fontes animais, e é dividido em partículas peptídicas menores e mais fáceis de absorver.

O colágeno hidrolisado é uma das formas mais comuns usadas em suplementos, pois é absorvido mais rapidamente do que outros tipos. Geralmente é vendido em forma de cápsula ou pó, o último dos quais você pode adicionar a bebidas quentes e frias, sopas e até produtos assados ou outros alimentos .

Se você quer melhorar a qualidade da pele, tome suplemento com colágeno I e III.

Uma revisão recente descobriu que tomar 2,5 a 15 gramas de peptídeos de colágeno hidrolisado por dia é seguro e eficaz. Mais que isso não tem benefício

Colágeno não desnaturado

Este é o colágeno bruto derivado da cartilagem de frango.

Alguns estudos em humanos sugeriram que doses de 10 a 40 mg de colágeno não desnaturado por dia podem melhorar a saúde das articulações.

É o famoso colágeno tipo II.

Gelatina

Este é o colágeno cozido, geralmente derivado de fontes animais (caldo de osso).

A gelatina é vendida com menos frequência como suplemento.

Também pode ser adicionado a molhos, sopas e outros alimentos para um aumento extra de proteínas de colágeno

O tipo usado em seu suplemento de escolha pode influenciar a forma do suplemento e suas instruções de dosagem.

 

Observe que não há substitutos veganos para o colágeno. Os suplementos podem ser isentos de laticínios, glúten ou açúcar, mas o colágeno só está disponível de fontes animais. Não existe colágeno vegetal!

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.