Os melhores adoçantes para você!

Rate this post

Todas as pessoas que acompanham o blog já sabem: adoçante não é bom para a sua saúde!

Eles estimulam seu apetite, aumentam seu desejo por doces e engordam, além de colocá-la em risco de obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e fígado gorduroso.

Mas somos todos humanos e cortar todos os adoçantes amanhã não é realista.

Conhecer outras opções pode ajudar no seu dia-a-dia

1. Frutas frescas ou congeladas

A principal maneira de adoçar seus alimentos e bebidas é usando frutas frescas ou congeladas.

A fruta não tem calorias vazias, o que a torna um adoçante ideal.

Tente adoçar a farinha de aveia misturando banana ou purê de maçã, adicionando frutas ao iogurte grego simples e adoçando smoothies com frutas congeladas. Outra opção é adicionar aromas naturais como baunilha ou extrato de amêndoa, cacau em pó e especiarias como canela e cravo.

“Eu e praticamente toda a minha geração crescemos em um ambiente rico em açúcar. Tudo tinha açúcar.  Quando reduzi a adição de açúcares e adoçantes, comecei a apreciar a doçura natural das frutas frescas e meu paladar ficou cada vez mais apurado. Foi quando meus desejos por açúcar começaram a diminuir. Foi tudo uma questão de tempo e adaptação.” – Comenta

2. Substitutos do açúcar

A estévia em pó, gotas ou na forma de planta  é a favorita dos nutricionistas.

Além de conter zero calorias, os adoçantes à base de estévia são à base de ervas, e não artificiais. A estévia misturada com um álcool de açúcar chamado eritritol também funciona bem em sobremesas assadas com baixo teor de carboidratos.

Se você tem pré-diabetes ou diabetes, adoçantes artificiais e estévia são preferíveis ao açúcar real.

Os substitutos do açúcar podem fazer com que você deseje mais alimentos doces e açucarados. Estudos relacionam adoçantes artificiais, considerados seguros com moderação, com maior risco de intolerância à glicose, um precursor de pré-diabetes e diabetes.

Adoçantes artificiais podem estar associados a alterações nas bactérias intestinais e levar ao aumento do armazenamento de gordura.

3. Açúcar natural: mel, xarope de bordo, néctar de agave, açúcar mascavo

A boa notícia é que os adoçantes naturais fornecem alguns nutrientes a mais do que o açúcar de mesa. As más notícias? Eles ainda são formas de açúcar e são ricos em calorias, então não use mais do que 1 a 2 colheres de chá por dia.

O mel e o xarope de bordo puro contêm antioxidantes e oligossacarídeos prebióticos que ajudam a alimentar a flora intestinal. O mel tem um benefício adicional de vitaminas E e C, bem como minerais.

O mel não deve ser dado a bebês porque pode conter esporos de bactérias do botulismo, um sério risco à saúde dos bebês.

4. Açúcar refinado

O açúcar de mesa é inflamatório, rico em calorias, não oferece nenhum benefício nutricional e, infelizmente, já está escondido em muitos de seus alimentos favoritos.

“A maioria das barras de granola, iogurtes e cereais com sabor já contém cerca de 12 gramas (1 colher de sopa) de açúcar adicionado por porção. Muitas bebidas açucaradas contêm cerca de 40 gramas de açúcar adicionado por porção. Poucas pessoas sabem disso!” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Mesmo suas sobremesas congeladas favoritas e assados podem conter toneladas de açúcar adicionado. A American Heart Association recomenda limitar o açúcar adicionado a 25 gramas por dia (6 colheres de chá ou cerca de 100 calorias) para mulheres e crianças com mais de 2 anos de idade. Para os homens, eles recomendam limitar o açúcar adicionado a 36 gramas por dia (9 colheres de chá ou cerca de 150 calorias).

A média de consumo é de 77g por dia! Mais de 3x o recomendado para mulheres!

5. Sem açúcar – como quebrar seu hábito

Nenhum açúcar ou substituto do açúcar é saudável em excesso.

Seja em refrigerantes, chá doce, sucos de frutas, pacotes de açúcar ou substitutos de açúcar para café ou chá, ou pacotes de sabor adoçado artificialmente para água. Beba água pura! No mínimo, beba chá sem sabor, café, água com gás ou água com infusão de frutas.

Como você pode quebrar seu hábito?

Use uma colher medidora verdadeira (não apenas o que você acha que é uma colher de chá que você pegou da gaveta de talheres) para avaliar a quantidade de açúcar adicionado que você está usando diariamente.

Seus alimentos e bebidas nem sempre precisam ser doces.

Tente diminuir o adoçante em seu café ou chá em 1 colher de chá por semana e comece a diluir os sucos misturando metade de sua porção habitual com água para reter um pouco da doçura. Enquanto estiver no supermercado, comece o hábito de ler os rótulos. Grande parte do açúcar na dieta é encontrada em alimentos e bebidas pré-fabricadas processadas e adoçadas.

O objetivo não é reduzir a ingestão de açúcar a zero porque isso não é realista. Mas precisamos reduzir drasticamente a ingestão de açúcar para manter pesos saudáveis e diminuir nosso risco de doenças crônicas como câncer, diabetes e doenças cardíacas.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.