colorful-fruits-tasty-fresh-ripe-juicy-white-desk_179666-169

Fruta tem açúcar? Se sim, quais frutas tem mais açúcar?

4/5 - (4 votes)

Quando pensamos em alimentos com alto teor de açúcar, os doces e chocolate são as primeiras coisas que as pessoas pensam.

As frutas sempre são bem-vindas e devem fazer parte da alimentação das pessoas. No entanto, as frutas também tem açúcar e temos de tomar cuidado com os excessos. Não é porque é saudável que podemos comer a vontade.

A fruta se qualifica como uma maneira mais saudável de obter açúcar. Afinal, a fruta é ótima para você. É repleta de vitaminas e nutrientes, e muitas frutas são ricas em fibras para ajudar o sistema digestivo.

O corpo processa de maneira diferente o açúcar das frutas quando comparado ao açúcar de biscoitos, bolos e alimentos processados.

Mas isso não significa que você pode exagerar. Afinal, alimentos com maior teor de açúcar ainda significam consumir mais açúcar. Ser mais saudável não apaga esse fato.

“ É importante estar ciente do teor de açúcar no que você come, especialmente se você tiver um problema de saúde que exija o monitoramento dos níveis de açúcar no sangue como diabete ou se você tem uma alta sensibilidade a insulina como as mulheres com Lipedema. O excesso de açúcar faz mal para todos e aumenta a massa de gordura no corpo, além de sobrecarregar o pâncreas e envelhecer o corpo como um todo.”  – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Veja a lista de frutas e sua quantidade de açúcar:

1 Maçã

  • 10g de açúcar em 100g de maçã
  • 2,4g de fibra por 100g de maçã

A maioria do açúcar nas maçãs é frutose, que muitas vezes é apelidada de “açúcar da fruta”, devido ao local onde é encontrada naturalmente. A frutose não faz com que os níveis de açúcar no sangue ou insulina subam quase tanto quanto outros açúcares, como glicose ou sacarose.

O teor de fibra na fruta ajuda o metabolismo da glicose, o que também pode ajudar a evitar que os níveis de açúcar no sangue e insulina subam muito.

Se você deseja limitar a ingestão potencial de açúcar das maçãs, preste atenção às cores. As maçãs verdes normalmente têm menos açúcar do que as variedades de cor vermelha.

2 Banana

  • 23g de açúcar em 100g de banana
  • 2,6g de fibra em 100g de banana

As bananas podem não parecer as guloseimas mais doces, mas há uma quantidade razoável de açúcar escondida sob a casca. O teor de açúcar aumenta à medida que as bananas amadurecem e também vão do verde ao amarelo.

3 Uva

  • 16g de açúcar em 100g de uva
  • 0,9g de fibra em 100g de uva

As uvas são uma fonte natural de resveratrol. Somente tome cuidado com a quantidade se quiser limitar os açúcares.

4 Laranja

  • 12g de açúcar em 100g
  • 2,4g de fibra em 100g

A fibra nas laranjas pode ajudar a facilitar a liberação de açúcar no sangue. Mas para que isso funcione, coma a fruta em vez de beber um copo de suco de laranja. O açúcar é muito mais concentrado no suco de laranja. (Observe: o suco de fruta 100% é tão carregado de açúcar que muitas vezes é comparado ao refrigerante.)

5 Manga

  • 15g de açúcar em 100g
  • 1,6g de fibra em 100g

As frutas tropicais normalmente têm níveis mais altos de açúcar, sendo as mangas um excelente exemplo.

O controle das porções é mais uma vez fundamental se você deseja minimizar a ingestão de açúcar ao comer uma manga. Combinar sua manga (ou qualquer fruta açucarada) com uma proteína, como iogurte grego com baixo teor de gordura, pode ajudar a retardar a liberação de açúcar no sangue.

6 Abacaxi

  • 13g de açúcar em 100g
  • 1,4g de fibra em 100g

A doçura do abacaxi deve-se aos altos níveis de açúcar. Esses níveis sobem se a fruta for espremida, seca ou servida em calda açucarada. A moderação é fundamental se você está tentando obter os benefícios de comer abacaxi sem açúcar.

7 Melancia

  • 8g de açúcar em 100g
  • 0,4g de fibra em 100g

A melancia pode ser rica em açúcares, mas é pobre em carboidratos, o que significa que comer uma fatia em um dia quente de verão não deve fazer seus níveis de açúcar no sangue dispararem.

8 Pera

  • 15g de açúcar em 100g
  • 3,1g de fibra em 100g

A história do açúcar com as peras é semelhante às maçãs em relação à frutose e fibras. Mas esses benefícios vêm com a ingestão de uma fruta inteira

Você deve estar ciente do açúcar nas frutas? Sim

Você deve comer frutas? Sim

Fruta é sempre uma opção mais saudável do que doces, assados ou outras guloseimas processadas

O Departamento de Agricultura dos EUA (fonte do artigo) recomenda comer cerca de 2 xícaras de frutas por dia.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.