overweight-woman-exercising-outdoors-by-lake_23-2149618235

Os cinco principais elementos que faz uma pessoa ser saudável

Rate this post

Você sabe quais são? Você é uma pessoa, com um baixo risco de doenças cardiovasculares? Sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo?

Uma verificação de cinco elementos importantes pode lhe dar uma boa ideia da sua saúde cardiovascular.

São eles:

  • Pressão arterial;
  • Açúcar no sangue;
  • Níveis de colesterol LDL;
  • Triglicerídeos;
  • Circunferência da cintura.

Esses valores fornecem uma imagem da saúde geral de uma pessoa e, mais especificamente, quais fatores ela precisa abordar para diminuir a chance de um ataque cardíaco ou derrame.

Abaixo estão os valores ideais para cada elemento, porque eles são importantes e um direcionamento para melhorá-los.

Pressão arterial

Menos de 120/80 mm Hg

As leituras da pressão arterial informam a força do sangue contra as artérias quando o coração se contrai (pressão arterial sistólica, o primeiro número) e relaxa (pressão arterial diastólica, o segundo número). Sua pressão arterial reflete o quanto seu coração está trabalhando e a condição de seus vasos sanguíneos. Artérias estreitas e inflexíveis causam aumento da pressão arterial.

Porque é importante para a saúde do coração: A pressão alta acelera os danos aos vasos sanguíneos, estimulando o acúmulo de placas gordurosas (aterosclerose). A pressão arterial elevada força a câmara de bombeamento principal do coração a aumentar, o que pode levar à insuficiência cardíaca. Finalmente, a hipertensão arterial aumenta o risco de derrames devido a um vaso sanguíneo bloqueado ou rompido no cérebro.

O que ajuda: uma dieta rica em potássio (encontrada em muitos vegetais, frutas e feijões) e pobre em sódio (encontrada em excesso em muitos alimentos processados e de restaurantes); diminuir o consumo de álcool.

Colesterol LDL

Menos de 70 mg/dL

Um teste de colesterol (ou perfil lipídico) mostra muitos números. Os médicos geralmente se preocupam mais com o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), partículas que compõem cerca de dois terços do colesterol no sangue, com exceção das mulheres com Lipedema.

Porque é importante para a saúde do coração: o excesso de partículas de LDL se aloja dentro das paredes das artérias. Uma vez lá, eles são fagocitados por glóbulos brancos, formando células espumosas carregadas de gordura que compõem a aterosclerose.

O que ajuda: limitar a gordura saturada (encontrada em carnes, laticínios e ovos) e substituir as calorias perdidas por gordura insaturada (encontrada em nozes, sementes e óleos vegetais).

Triglicerídeos

Menos de 150 mg/dL

Talvez menos conhecidos que o colesterol, os triglicerídeos são a forma mais comum de gordura na corrente sanguínea. Derivadas dos alimentos, essas moléculas fornecem energia para o corpo. Mas o excesso de calorias, álcool e açúcar que o corpo não pode usar são transformados em triglicerídeos e armazenados nas células de gordura.

Porque é importante para a saúde do coração: assim como o colesterol LDL alto, os valores elevados de triglicerídeos têm sido associados a um risco maior de ataque cardíaco e derrame.

O que ajuda: limitar os alimentos ricos em gorduras não saudáveis, açúcar ou ambos; comer alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 (como peixes); evitar o álcool.

Açúcar no sangue

Menos de 100 mg/dL (jejum)

Açúcar elevado no sangue define o diagnóstico de diabetes. O diabetes tipo 2 é o mais comum. Ocorre quando o corpo desenvolve resistência à insulina (a insulina permite que as células absorvam o açúcar) e não produz insulina suficiente para superar a resistência.

Porque é importante para a saúde do coração: Níveis elevados de açúcar no sangue danificam as paredes dos vasos sanguíneos e fazem com que o açúcar (glicose) se ligue ao LDL. Isso torna o LDL mais propenso a oxidar – outro fator que promove a aterosclerose. O excesso de açúcar no sangue também torna os fragmentos de células chamados plaquetas mais pegajosos, de modo que é mais provável que formem coágulos, o que pode desencadear um ataque cardíaco ou derrame.

O que ajuda: Evitar bebidas açucaradas e alimentos ricos em açúcar; comer grãos integrais e não processados em vez de alimentos feitos com grãos refinados (farinha branca)

Circunferência da cintura

Mulheres: menos de 88 cm

Homens: menos de 102 cm

Meça sua cintura em torno de seu abdômen nu logo acima do umbigo (umbigo). Uma barriga grande – obesidade abdominal ou visceral – geralmente significa gordura ao redor dos órgãos internos.

Porque é importante para a saúde do coração: a gordura visceral secreta hormônios e outros fatores que estimulam a inflamação, o que desencadeia a liberação de glóbulos brancos envolvidos na aterosclerose.

O que ajuda: consumir menos calorias, especialmente aquelas provenientes de alimentos altamente processados, cheios de açúcar, sal e tipos de gordura não saudáveis.

Conselho universal para melhorar todas as cinco medidas de saúde do coração

Se um ou mais de seus números estiver acima dos níveis ideais, você não está sozinha. Infelizmente hoje mais da metade das mulheres está acima do peso ou obesa e tem barrigas maiores do que saudáveis. O excesso de peso e a circunferência da cintura afetam a pressão arterial, o colesterol LDL, os triglicerídeos e o açúcar no sangue. Comer uma dieta saudável e baseada em vegetais pode ajudar. O exercício regular também ajuda: tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios de intensidade moderada, como caminhada rápida na maioria dos dias. Outros hábitos de estilo de vida que podem reduzir o risco de doenças cardíacas incluem dormir de sete a oito horas todas as noites e controlar o nível de estresse.

“As mulheres com lipedema são as únicas pessoas no mundo que apresentam naturalmente uma proteção contra todos os fatores de risco para a saúde cardiovascular. Compreender a inflamação do lipedema e colocar em prática o seu controle torna as mulheres com lipedema as pessoas mais saudáveis do mundo! “

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.