fitness-girl-using-weight-machine_23-2148017365

Acumular gordura visceral é bom ou ruim para a massa muscular?

Rate this post

A massa muscular tende a diminuir 1% por ano a partir dos 30 anos.

Manter uma boa massa muscular é fundamental para a pessoa ter independência e memória na terceira idade.

Existe uma relação importante entre gordura e músculo. Mas o local que esta gordura está no corpo faz uma grande diferença entre ser benéfica ou maléfica para a massa muscular.

Um novo estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism descobriu que o acúmulo de gordura abdominal relacionado à idade está associado à menor densidade muscular. Baixa densidade muscular significa que o músculo tem mais gordura, o que pode levar a uma função muscular menos eficaz que, por sua vez, pode levar a mais quedas.

Conforme o estudo, os indivíduos com maior acúmulo de tecido adiposo visceral (VAT) em 6 anos, encontrado no abdômen, apresentaram densidade muscular significativamente menor.

Como o acúmulo de VAT é um fator de risco evitável para resultados musculoesqueléticos ruins associados ao envelhecimento, essas descobertas aumentam os perigos crescentes do acúmulo de gordura no corpo.

Intitulado “Acúmulo no tecido adiposo visceral ao longo de 6 anos está associado à menor densidade muscular para espinal”, é o primeiro grande estudo longitudinal da associação entre alterações no VAT e densidade muscular.

Este estudo incluiu 1.145 participantes da coorte de terceira geração do Estudo de Framingham que fizeram tomografias computadorizadas quantitativas da coluna no início e 6 anos de acompanhamento, nas quais a densidade muscular foi medida junto com o VAT.

Foram analisados a massa muscular com VAT na linha de base, com ajustes para idade, sexo, altura, estado de menopausa, presença de diabete e atividade física. As análises foram realizadas em homens e mulheres separadamente.

“ A maioria das pesquisas sobre obesidade tem se concentrado em resultados metabólicos e cardiovasculares, como diabete, hiperlipidemia, hipertensão, doença cardíaca coronária e osteoartrite. Mas há consideravelmente menos consenso sobre o papel da obesidade visceral no risco de baixa massa muscular ou densidade muscular. A localização da gordura tem um impacto importante na massa muscular da pessoa.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Após o ajuste para covariáveis, os indivíduos com o maior acúmulo de VAT ao longo de 6 anos tiveram densidade para espinal significativamente menor no acompanhamento, com uma estimativa de 70% menor nos homens e 50% menor nas mulheres.

Esses resultados destacam que o acúmulo de VAT relacionado à idade em homens e mulheres está associado a menor densidade muscular. O VAT pode representar um fator de risco modificável para resultados musculoesqueléticos ruins com o envelhecimento

 

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em <span style=”color: #3366ff;”><a style=”color: #3366ff;” href=”https://ocirurgiaovascular.com.br/clinicas/” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>Campinas</a></span>, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

 

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em <span style=”color: #3366ff;”><a style=”color: #3366ff;” href=”https://ocirurgiaovascular.com.br/clinicas/” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>São Paulo</a></span>, ligue para (11) 3081-6851.

 

 

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via <span style=”color: #3366ff;”><a style=”color: #3366ff;” href=”mailto:contato@ocirurgiaovascular.com.br” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>e-mail</a></span>:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.