Todo mundo quer ser fitness. No entanto a maioria das pessoas associa atividade física a uma aparência de corpo mais bonita. Infelizmente, a maioria que inicia atividade física pensando em corpo bonito desiste em menos de 3 meses.
Você sabia que o exercício físico ajuda a manter seus músculos e ossos?
Pessoas que não conseguem praticar atividade física apresentam enfraquecimento dos músculos e ossos, uma condição conhecida como fragilidade locomotora.
A inatividade física pode resultar no enfraquecimento dos músculos (conhecido como sarcopenia) e dos ossos (conhecido como osteoporose). O exercício dissipa essa fragilidade, aumentando a força muscular e promovendo a formação óssea enquanto suprime a reabsorção óssea. No entanto, a terapia de exercícios não pode ser aplicada a todas as pessoas. A terapia medicamentosa pode ser útil no tratamento da sarcopenia e da osteoporose, especialmente quando os pacientes têm doença cerebrovascular, demência ou quando já estão acamados. No entanto, não existe um único fármaco que aborde ambos os tecidos simultaneamente.
Em um recente estudo pesquisadores japoneses desenvolveram um novo sistema de triagem de drogas para identificar um composto que imita as mudanças nos músculos e ossos que ocorrem como resultado do exercício. Usando o sistema de triagem, os pesquisadores identificaram o derivado aminoindazol locamidazole (LAMZ). O LAMZ foi capaz de estimular o crescimento de células musculares e células formadoras de osso, osteoblastos, enquanto suprimia o crescimento de células de reabsorção óssea, osteoclastos.
“Quando o locamidazole foi administrado oralmente apresentou uma boa absorção sem efeitos colaterais evidentes. Os camundongos tratados com locamidazole exibiram maior largura de fibra muscular, maior força muscular máxima, maior taxa de formação óssea e menor atividade de reabsorção óssea. Esses efeitos são muito animadores para tratar pessoas idosas com pouca massa muscular e mulheres com osteoporose na menopausa. O aumento da massa muscular ajuda na independência e diminuiu o risco de quedas e déficit cognitivo.”- Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
A equipe de pesquisa abordou ainda mais o modo de ação da LAMZ e descobriu que a LAMZ imita as vias de sinalização de cálcio e PGC-1α. Essas vias são ativadas durante o exercício e estimulam a expressão de moléculas que estão envolvidas na manutenção de músculos e ossos.
A administração oral e subcutânea da droga apresentaram resultados significativos.
Provavelmente em um futuro próximo iremos ver esta medicação ser utilizada em seres humanos.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment