É uma drupa, ou fruta de caroço, o que significa que tem uma semente grande no meio.
A manga é nativa da Índia e do Sudeste Asiático, e as pessoas a cultivam há mais de 4.000 anos. Existem centenas de tipos de manga, cada um com seu próprio sabor, forma, tamanho e cor característicos.
A manga não é apenas deliciosa, mas também possui um perfil nutricional impressionante!
Os nutrientes que ela contém podem ajudar a melhorar a saúde dos olhos, pele e cabelos e prevenir câncer, doenças cardiovasculares e melhorar sua microbiota.
“A manga é impressionante do ponto de vista alimentar. Uma xícara de manga fresca ou 165g contém apenas 99 calorias mas contém 2,6g de fibra e 1,4g de proteína. Além disso, fornece quase 67% do valor diário da vitamina C e é uma excelente fonte de vitamina A. A manga também é uma boa fonte dos minerais cobre e folato, que são nutrientes especialmente importantes durante a gravidez, pois auxiliam no crescimento e desenvolvimento fetal saudável. Comer manga com a refeição ajuda a comer menos e se saciar mais facilmente.” – Esclarece o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Degeneração macular relacionada à idade
As mangas contêm um antioxidante chamado zeaxantina.
Uma revisão de 2017 sugere que a zeaxantina pode desempenhar um papel protetor na saúde ocular e prevenir danos causados pela degeneração macular. Esta é uma condição ocular que piora com a idade.
A revisão cita as propriedades anti-inflamatórias da zeaxantina como possível causa desse mecanismo protetor.
Câncer
Uma revisão de 2017 descobriu que a mangiferin, um composto bioativo da manga, pode proteger contra vários tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, cólon, mama e neuronal.
Além disso, a Skin Cancer Foundation sugere que uma dieta rica em beta-caroteno pode ajudar a proteger contra o câncer de pele. Frutas e vegetais alaranjados, como mangas, contêm beta-caroteno, que se converte em vitamina A no organismo. A vitamina A também aumenta a ação do sistema imunológico contra doenças.
Doença cardiovascular
As mangas contêm quantidades médias a altas de potássio. Uma xícara de 165 gramas (g) de manga crua fornece 277 miligramas (mg) de potássio, ou 5,89% das necessidades diárias de um adulto.
O conteúdo de fibras, potássio e vitaminas nas mangas ajuda a manter as artérias funcionando e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Aumentar o potássio e diminuir o sódio na dieta pode ajudar a reduzir o risco de pressão alta.
Pele e Cabelo
As mangas também auxiliam na saúde do cabelo, pois fornecem uma boa quantidade de vitamina A. Substâncias derivadas da vitamina A ajudam a fornecer sebo que hidrata o cabelo.
A vitamina A também é necessária para o crescimento de todos os tecidos corporais, incluindo a pele e o cabelo.
A Manga também é rica em vitamina C que é cofator na formação e manutenção do colágeno. Isso fornece estrutura para a pele e o cabelo.
Microbiota
Em um estudo recente publicado na revista Food Science and Nutrition, pesquisadores da San Diego State University investigaram como o consumo de manga fresca afeta a saúde intestinal e o microbioma.
Os pesquisadores avaliaram os efeitos da ingestão de manga na saúde intestinal e no microbioma durante 12 semanas. A intervenção com manga reduziu as medidas de diversidade alfa, mas aumentou a uniformidade das espécies em comparação com o grupo de biscoitos com baixo teor de gordura. Isso significa que o consumo de mangas levou a menos membros da espécie, mas causou uma distribuição mais uniforme da abundância entre as espécies do que o consumo de biscoitos.
Houve também um ligeiro aumento na quantidade de evacuação com o consumo de manga.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail: