World diabetes day; sugar in wooden bowl and stethoscope on dark background

Tem dúvidas se vale a pena cortar o açúcar? Este post é para você

Rate this post
World diabetes day; sugar in wooden bowl and stethoscope on dark background

O açúcar é muito consumido no mundo tanto de forma direta quanto indireta. Uma nova compilação de quase todas as pesquisas até o momento sobre os impactos do açúcar na saúde oferece dezenas de razões para reduzir agora.

Pesquisadores da China e dos EUA reuniram 8.601 estudos científicos sobre o açúcar e os combinaram para avaliar seu impacto em 83 desfechos em saúde. Os estudos representam décadas de pesquisa sobre o tema, remontando ao início das maiores bases de dados eletrônicas de artigos científicos.

O resultado é uma lista que cita os problemas de saúde mais comuns do mundo, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade, pressão alta, ataque cardíaco, colesterol alto, câncer e depressão. Os resultados foram publicados na revista BMJ. Os pesquisadores analisaram estudos que avaliaram os impactos do consumo de açúcares livres, o que significa qualquer alimento que contenha açúcares processados ou naturais, como açúcar de mesa, mel ou xarope.

O açúcar encontrado em frutas e vegetais e no leite não é açúcar livre!

Segundo a nova recomendação Organização Mundial da Saúde (OMS), no máximo 5% das calorias diárias devem ser provenientes do consumo de açúcar. Considerando uma dieta de 2.000 calorias, esse percentual equivale a 25 gramas de açúcar por dia (cerca de cinco colheres de chá). A nova recomendação é também limitar o consumo de bebidas açucaradas a menos de uma porção/semana (aproximadamente 200-355 mL/semana) para reduzir o efeito adverso dos açúcares na saúde.

Para as crianças menores de 2 anos de idade, as recomendações são não consumir açúcar nem alimentos ultraprocessados.

Alguns exemplos de alimentos que você talvez nem saiba que têm açúcar:

  • Pão francês, roscas e massas “brancas” são cheios de açúcar oculto, muito disso se deve ao próprio processo de fermentação.
  • Embutidos como salsichas e patês industrializados.
  • Caldo de carne. Embora tenha um sabor extremamente salgado e seja conhecido pelo alto teor de sódio, esse alimento também contém muito açúcar.

“Foram detectadas associações prejudiciais significativas entre o consumo de açúcar na dieta e 18 desfechos endócrinos/metabólicos, 10 desfechos cardiovasculares, sete desfechos de câncer e 10 outros desfechos (neuropsiquiátricos, dentários, hepáticos, ósseos e alérgicos). Não podemos mais aceitar o consumo alto de açúcar como uma coisa normal. Cada incremento de 25 g/dia de consumo de frutose foi associado a um risco 22% maior de câncer pancreático!” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

O novo estudo também encontrou ligações entre o consumo de bebidas açucaradas e outras características de dieta e estilo de vida que podem contribuir para problemas de saúde.

Esta revisão abrangente mostra que o alto consumo de açúcar na dieta, especialmente a ingestão de açúcares que contêm frutose, está associado de forma prejudicial a um grande número de malefícios a saúde. Evidências das associações nocivas entre o consumo de açúcar na dieta e alterações no peso corporal (bebidas açucaradas), acúmulo de gordura ectópica (açúcares adicionados), obesidade em crianças (bebidas açucaradas), doença cardíaca coronária (bebidas açucaradas) e depressão (bebidas açucaradas) parece ser mais fidedigno do que para outros resultados.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.