O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados por ano, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres.
As recomendações brasileiras são que toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um médico para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!
Segundo o INCA a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada por idade pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente (INCA, 2022).
A melatonina é um suplemento popular que é mais conhecido por sua capacidade de ajudar as pessoas a dormir. Novas evidências sugerem que a melatonina também pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama e melhorar os resultados do tratamento.
Tomar melatonina é considerado seguro para a maioria das pessoas com câncer de mama. No entanto, a melatonina interage com vários medicamentos prescritos; por isso, é melhor perguntar a um médico se você está pensando em usá-la.
Neste artigo, examinamos mais de perto o que os pesquisadores descobriram sobre a ligação entre a melatonina e a prevenção e tratamento do câncer de mama.
Em um estudo do CRM publicado em 2012 sobre a mortalidade dos médicos durante uma década evidenciou-se entre mulheres médicas, num total de 135 óbitos cuja causa básica foi a neoplasia, na década de 2000 a 2009, 30% estavam localizadas na mama, 10% nos intestinos e 9% nos pulmões. A incidência de câncer de mama em médicas é muito maior que na população. A neoplasia que mais leva as mulheres a óbito é a de mama e entre os homens, a de pulmão. 35% das mortes nas mulheres médicas neste estudo foram causadas por câncer. A média de idade da mortalidade em médicas é de 59 anos. É um absurdo ninguém falar sobre isso.
“Embora o lipedema seja protetor para todas as causas de morte inclusive câncer. O câncer de mama vai continuar sendo o câncer mais comum entre as mulheres com lipedema. Tudo o que pudermos associar neste o assunto sobre prevenção e tratamento é muito bem-vindo, principalmente como auxiliares do tratamento e prevenção de recidivas. A evidência crescente sobre o efeito adjuvante da melatonina no tratamento tem atraído interesse do meio médico. Embora a melatonina seja lembrada sempre como o hormônio do sono ela tem um efeito anti-inflamatório no corpo muito importante.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Melatonina e prevenção do câncer de mama
Um estudo de 2018 descobriu que as propriedades antiestrogênicas e antioxidantes da melatonina podem ajudar a diminuir o risco de câncer de mama.
Outro estudo também sugere que a melatonina tem potencial uso terapêutico na redução do risco de câncer de mama.
Melatonina e tratamento do câncer de mama
Em um estudo de 2021, os pesquisadores descobriram que o uso de melatonina pode retardar o crescimento do câncer de mama triplo negativo, um tipo de câncer de mama de crescimento rápido e difícil de tratar. O câncer de mama triplo negativo representa 15 a 20% de todos os cânceres de mama e, em comparação com outros subtipos, exibe comportamentos biológicos mais agressivos e piores resultados clínicos devido à falta de alvos moleculares eficientes
Em um estudo de 2022, os pesquisadores descobriram que a melatonina retardou o crescimento do câncer de mama e que tomar melatonina durante o tratamento ajudou o tratamento a funcionar com mais eficácia.
Em outro estudo de 2022, os pesquisadores concluíram que a melatonina era um agente anticancerígeno promissor.
Mais pesquisas são necessárias
Até o momento, a pesquisa continua em andamento. Não há uma resposta clara sobre a eficácia da melatonina no tratamento e prevenção do câncer de mama.
Os dados mostram que é provável que a melatonina possa ajudar a prevenir e retardar o crescimento do câncer de mama. Mas ainda não há informações suficientes para mostrar um link claro. Não há recomendações oficiais sobre a melatonina de nenhuma das principais agências de saúde.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail: