Se você está procurando uma nova rotina de exercícios que lhe proporcione um bom equilíbrio entre flexibilidade, força, tônus muscular e ajude a aliviar algumas dores, o Pilates pode ser a resposta. Pode parecer um pouco intimidador no começo, mas é muito mais fácil entrar, pagar e se manter do que você imagina.
Embora o Pilates exista há quase 100 anos, ele continua ganhando força, conquistando novos devotos o tempo todo. Parte do motivo pelo qual se tornou um modo de exercício tão popular é que ele pode ser personalizado para atender você e seus objetivos de saúde, independentemente de sua idade, sexo, estado de saúde e nível de condicionamento físico.
“Pilates é uma forma de exercício e condicionamento corporal desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX, principalmente como um método de recuperação de lesões para dançarinos. Embora os dançarinos sejam especialmente vulneráveis a lesões por movimentos repetitivos, elas acontecem ocasionalmente com todos nós. É por isso que, com o tempo, ficou claro que o Pilates poderia beneficiar uma gama muito maior de pessoas, incluindo pessoas que não sofrem nenhuma lesão.” – Indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Alguns dos princípios que orientam o método Pilates incluem concentração em cada movimento, uso do abdômen e da musculatura lombar, fluidez, padrões precisos de movimento e respiração controlada. Dependendo do exercício, as rotinas de Pilates podem ser executadas em aparelhos especialmente projetados, incluindo uma estrutura semelhante a uma cama chamada reformador ou, mais simplesmente, em um colchonete ou cobertor.
Pilates é uma forma de treinamento de força, mas não se parece com alguns dos outros exercícios de treinamento de força com os quais você pode estar familiarizada. O Pilates se concentra mais em melhorar o tônus muscular do que em construir músculos, mas o resultado é semelhante: maior estabilidade e resistência. O pilates não vai aumentar seu volume muscular, ele foi projetado para cultivar uma aparência mais longa e magra. Ainda assim, pode estabelecer uma base física sólida para atividades de fortalecimento muscular e pode até reduzir a probabilidade de lesões.
Saúde mental e bem-estar
Os benefícios do exercício para sua saúde mental e bem-estar estão, neste ponto, firmemente estabelecidos.
Embora não seja um treino de alta intensidade, o Pilates faz seu coração acelerar um pouco e combina treinamento de força e resistência com alongamento profundo. Pense no Pilates como um complemento, não substituto, a qualquer suporte de saúde mental que você já esteja recebendo.
Para começar
Certifique-se de ter uma instrutora qualificada. Não há licença necessária para ensinar Pilates, mas somente dois profissionais estão autorizados a ministrar pilates: fisioterapeuta e profissional de educação física. É especialmente importante encontrar um instrutor com treinamento avançado se você estiver praticando Pilates para tratar de um problema de saúde específico.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment