Untitled-1

Catabolismo x Anabolismo

Aprenda como os alimentos, os treinos e os hormônios afetam seu metabolismo e o que você pode fazer para mantê-lo funcionando bem.

Você sabe a diferença entre Catabolismo x Anabolismo? Sabia que é muito importante principalmente se você tem Lipedema.

Anabolismo e catabolismo podem soar como ,dupla sertaneja mas esses termos na verdade vêm do mundo da saúde. Médicos, nutricionistas e educadores físicos usam a compreensão dessas duas funções para criar planos de dieta e exercícios que podem influenciar seu metabolismo e sua saúde geral.

Mas o que é anabolismo e catabolismo?

Catabolismo

Quando você pensa em catabolismo, você deve pensar em quebra/destruição. Esse processo pega estruturas maiores, como proteínas, gorduras ou tecidos, e as divide em unidades menores, como células, aminoácidos ou ácidos graxos.

O catabolismo ocorre quando você está digerindo alimentos. Por exemplo, é o processo que dissolve um pedaço de pão em nutrientes simples que seu corpo pode usar, como glicose. E se seu corpo não está recebendo os alimentos e nutrientes de que precisa para alimentar a vida diária, o catabolismo é o mecanismo que quebra os músculos e a gordura para obter energia.

O catabolismo é responsável por perder/emagrecer.

Anabolismo

O anabolismo é o oposto do catabolismo. É a construção, o mecanismo que pega unidades menores como nutrientes, células ou aminoácidos e os une para criar estruturas maiores.

Um exemplo de anabolismo é a cicatrização de um corte. O seu corpo adiciona tecido e estruturas ao redor dessa ferida. Outro exemplo é o processo envolvido no crescimento de uma criança e na construção de músculos mais fortes.

O anabolismo é responsável por ganhar/aumentar.

Hormônios

Os hormônios agem como mensageiros, dizendo ao seu corpo quais funções realizar. Eles desencadeiam o anabolismo e o catabolismo.

Os hormônios catabólicos são frequentemente ativados sob estresse, como quando você tem uma resposta de luta ou fuga. Eles incluem:

  • Adrenalina;
  • Cortisol;
  • Glucagon;
  • Citocinas.

Os hormônios anabólicos são responsáveis pelo crescimento e reparo tecidual. Eles incluem:

Hormônio de crescimento humano.

“ Eu escuto bastante as pessoas dizerem que tem uma metabolismo baixo, principalmente das pacientes com Lipedema. Alguns fatores como idade, sexo e genética, direcionam seu metabolismo. Mas, é influenciar positivamente os hormônios que desempenham um papel no anabolismo e catabolismo com hábitos de vida saudáveis como comer proteínas de alta qualidade, pouco carboidrato, evitar alimentos processados, dormir bem, manejar o estresse, fazer atividade física regular e limitar o álcool. Nada disso é caro.”

O catabolismo funciona não importa o que você dê ao seu corpo. Ele decompõe os alimentos, sejam nutritivos ou não. Tudo o que não for usado para energia será armazenado normalmente na forma de gordura.

Mas o anabolismo é totalmente diferente. Ele só funciona corretamente quando você está recebendo nutrientes suficientes através de alimentos como vegetais, frutas e carnes magras. Seu corpo precisa de blocos de construção de alta qualidade para curar, reparar e crescer. Principalmente quando falamos de músculo!

O que é melhor para perder peso: exercícios anabólicos ou catabólicos?

Diferentes tipos de exercício são considerados anabólicos ou catabólicos, dependendo se usam energia para construir ou quebrar algo.

Exercícios anabólicos

Os exercícios anabólicos incluem exercícios com resistência, como levantamento de peso, flexões e agachamentos. Fazer esses exercícios requer muito pouco oxigênio e uso de energia durante a atividade (embora possa parecer que está usando muito!). No entanto, esse tipo de exercício causa pequenos rasgos nas fibras musculares. Seu corpo gasta mais energia depois para reparar e fortalecer o tecido.

Exercícios catabólicos

Os exercícios catabólicos incluem atividades aeróbicas como corrida, natação e ciclismo. Eles exigem mais oxigênio e uso de energia – queima de glicose e gordura – durante a atividade em si.

“Tem havido muita pesquisa sobre o melhor tipo de exercício para perda de peso. Exercícios cardiovasculares (catabólicos) são ótimos para queimar muitas calorias rapidamente. Mas os exercícios de levantamento de peso (anabólicos) produzem um efeito pós-queima usando mais calorias por um período mais longo para reparar os músculos. Eu recomendo uma combinação de exercícios anabólicos e catabólicos, mas o HIIT tem ganhado espaço nas minhas preferências.”

Anabolismo e catabolismo são partes cruciais do seu metabolismo. Eles alimentam suas atividades diárias, desde correr até curar um corte. A melhor maneira de apoiar esses processos e aumentar o seu metabolismo é adotar hábitos saudáveis. Dessa forma, você estará na melhor forma para lidar com o que a vida colocar em seu caminho.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

beer-chips-bad-habits

Comidas que te envelhecem e você nem imagina

Confira 9 alimentos que te envelhecem e você não sabia

1. Margarina

Sua pele é o maior órgão do seu corpo, e tudo que você come a afeta. A maioria das margarinas, especialmente as sólidas, contém gorduras trans. Elas aumentam o colesterol “ruim”, diminuem o “bom” e criam inflamação em todo o corpo. A inflamação está ligada a todas as doenças crônicas inclusive lipedema

2. Refrigerante

Quanto mais refrigerantes e bebidas energéticas você consumir, mais rápido as células em seus tecidos envelhecem. Além do efervescente, eles têm mais calorias, sódio e açúcar adicionado do que qualquer outra bebida. Combinado com as bactérias na boca, esse açúcar também forma ácido que desgasta o esmalte dos dentes e causa cáries. Outros contras incluem ganho de peso e maior risco de acidente vascular cerebral e demência.

3. Congelados prontos

Um jantar congelado pode conter metade do sódio de uma dieta diária saudável. Quando você ingere muito sal, o seu corpo inflama e faz aumentar a sua sede para tentar diluir o sal retirá-lo do corpo. No lipedema o sal vai direto para as pernas e causa piora do inchaço e dor. Existem alimentos e refeições congeladas saudáveis que não são ricas em sódio. Pelo contrário.

4 Álcool

O excesso de álcool não faz bem pra sua pele nem para seu copo. Se você já acordou com a boca seca depois de uma noite de bebidas, saiba que o álcool desidrata você. Isso causa um grande impacto na sua pele, que é 63% de água e no seu cérebro. Mesmo que você beba um copo grande de água, ele hidratará todos os outros órgãos antes da pele. Quando você não ingere o suficiente ou perde mais do que deveria, sua pele fica seca e não consegue se defender das rugas.

5. Carne processada

Pode esquecer carnes processadas, como bacon, salsicha, presunto e cortes de frios. Eles são defumados, curados ou salgados para durar mais sem estragar. É o que os torna deliciosos e perigosos. O sódio e os conservantes químicos causam inflamação que pode desgastar seu corpo por dentro e por fora. O excesso de inflamação piora o Lipedema e pode causar doenças cardiovasculares, derrame e diabetes.

6. Frituras

O banho de óleo fervente promove radicais livres, ou moléculas instáveis que danificam outras moléculas em suas células e adicionam anos à sua pele. Além disso, aumentam muito a ingestão de ômega 6 que em doses altas pioram dor e inflamação. Hoje as pessoas consomem em média 40x mais omega 6 do que deveriam.

7. Assados

Só porque eles não são fritos não significa que eles ficam bem em você. Produtos assados, como biscoitos e bolos, são ricos em gordura que obstrui as artérias e aumentam a massa de gordura no corpo. Eles também não economizam no açúcar, que além da diabetes inflama mais o seu corpo. Além de piorar o lipedema a inflamação aumenta os riscos de artrite, depressão, Alzheimer e alguns tipos de câncer.

8. Churrasco

Fritar ou grelhar carne em altas temperaturas cria produtos finais de glicação avançada, ou AGEs. Baixos níveis de AGEs são bons (seu próprio corpo os produz), mas altas quantidades de carnes carbonizadas causam inflamação que “inflama” seu corpo e desencadeia doenças cardiovasculares e diabetes.

9. Frutose

O primo químico do açúcar de mesa adoça refrigerantes e bebidas de frutas. Entre muitas outras desvantagens para a saúde, interfere na capacidade do seu corpo de usar cobre, o que ajuda a formar o colágeno e a elastina que mantém a pele saudável. Também é cheio de calorias e coloca você em risco de diabetes e doenças cardiovasculares. O seu fígado transforma frutose em gordura e produz mais radicais livres, os compostos que danificam suas células.

 

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Products for beauty care with relaxed female on background

Óleos essenciais: Benefícios e como utilizar

Não é apenas o cheiro. Os óleos essenciais podem ajudar na sua saúde e melhorar o lipedema.

 

 

Um cheiro de baunilha ou lavanda pode trazer lembranças agradáveis da infância.

Todavia, os aromáticos podem fazer mais do que trazer boas lembranças. Estudos científicos mostram que a aromaterapia – inalando ou absorvendo extratos de plantas aromáticas – também podem ajudar a acalmar a mente e aliviar a dor.

Os óleos essenciais são extratos vegetais concentrados.

É preciso uma quantidade enorme de material vegetal para produzir óleos essenciais, o que pode tornar alguns deles caros.

Por exemplo:

Cerca de 250 g de flor de lavanda fazem 1 g de óleo essencial de lavanda.

Cerca de 5.000 g de pétalas de rosa ou erva-cidreira fazem 1 g de óleo essencial de rosa ou erva-cidreira.

“ Cheirar perfume, purificador de ar ou velas perfumadas não é aromaterapia. A aromaterapia verdadeira utiliza extratos de folhas, hastes e outras partes de ervas aromáticas. Esses extratos, chamados de óleos essenciais, contêm a essência da erva em forma concentrada com seus componentes químicos. São estes componentes químicos que ao penetrarem a pele ou mucosa do nariz e pulmão irão fazer efeito. A aromaterapia vem da China antiga, Egito e já era utilizada por Hippocrates, o Pai da Medicina. Chegou a ficar um tempo em desuso, mas está se tornando mais popular hoje como uma terapia para complementar o tratamento médico padrão.

Benefícios dos óleos essenciais

Estudos mostraram que os óleos essenciais podem ajudar:

  • Melhorar o humor;
  • Redução do estresse e aumento da atenção;
  • Melhorar o sono;
  • Redução da ansiedade e da dor;
  • Redução da inflamação;
  • Aliviar dor de cabeça.

Aqui estão alguns óleos essenciais comuns e seus benefícios:

Óleo de lavanda

Sem dúvida essencial para os dias de hoje pós 2 anos de pandemia.

Tente adicioná-lo a um banho ou difusor como aromaterapia, adicionar à água para fazer um spray de quarto ou spray corporal ou combinar com um óleo base para fazer óleo corporal.

A lavanda pode ajudar com o estresse, a dor e o sono.

Óleo de olíbano

Conhecido como o “rei dos óleos”, o olíbano pode ajudar na inflamação, no humor e no sono. Estudos mostraram que também pode melhorar a asma e prevenir doenças nas gengivas.

O óleo de olíbano tem um aroma amadeirado e picante e pode ser usado como aromaterapia e pode ser encontrado em cremes para a pele. Certifique-se de diluir o óleo antes de aplicá-lo na pele.

Óleo de hortelã

O óleo de hortelã é conhecido por:

  • Ser um anti-inflamatório, antifúngico e antimicrobiano;
  • Aliviar dores de cabeça;
  • Combate a fadiga;
  • Eleva o humor;
  • Reduz os espasmos intestinais;
  • Auxilia a digestão;
  • auxilia a memória.

Óleo de eucalipto

O eucalipto é um ótimo óleo essencial para ter à mão durante a estação fria. Ele acalma o nariz entupido, abrindo as passagens nasais para que você possa respirar mais facilmente.

Tome precauções ao usar o óleo de eucalipto, certificando-se de diluí-lo antes de aplicar topicamente. Não deve ser ingerido e pode ter efeitos colaterais perigosos em crianças e animais de estimação.

Óleo de limão

Extraído da casca do limão, o óleo de limão pode ser difundido no ar ou aplicado topicamente na pele com um óleo transportador.

O óleo de limão é conhecido por:

  • Reduzir a ansiedade e a depressão.
  • Reduza a dor.
  • Aliviar náuseas.

Um estudo também afirma que a aromaterapia de óleos essenciais como o óleo de limão pode melhorar a função cognitiva de pessoas com doença de Alzheimer.

Óleo de capim-limão

O óleo de capim-limão tem um forte aroma cítrico e é conhecido por ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão.

Óleo de alecrim

Você provavelmente já usou alecrim para dar sabor a algumas de suas receitas. Mas o uso de óleo de alecrim também tem alguns benefícios adicionais, como melhorar a função cerebral, promover o crescimento do cabelo, reduzir a dor e o estresse, melhorar o humor e reduzir a inflamação das articulações.

O óleo de alecrim é seguro para uso em aromaterapia e topicamente na pele com um óleo transportador.

Como usar um óleo essencial

Difunda-os

Você pode difundir óleos essenciais, que é um tipo de aromaterapia.

É uma ótima maneira de mudar seu humor rapidamente. Ao inspirar, o aroma do óleo estimula imediatamente o sistema nervoso central, desencadeando uma resposta emocional. Pode reduzir a ansiedade e a resposta ao estresse rapidamente.

Misture óleos essenciais e água em um difusor de óleos essenciais. Um difusor é um dispositivo que dispersa pequenas partículas de óleo ao redor da sala para que você possa inspirá-las. Siga as instruções do seu difusor para obter a proporção correta de óleo para água.

Evite o contato direto com o óleo essencial e dilua-o primeiro.

Outros métodos de aromaterapia incluem:

À moda antiga. Respire profundamente o aroma depois de abrir a frasco.

Evaporação a seco. Coloque algumas gotas de óleo essencial em uma bola de algodão e sinta o aroma enquanto se dispersa.

Inalação de vapor. Coloque algumas gotas de óleo essencial em uma tigela de água quente. Coloque a cabeça sobre a tigela, uma toalha sobre a cabeça e respire o vapor.

O Dr Daniel Benitti complementa: “Deve-se sempre lembrar que os óleos essenciais são originados das plantas e por isso podem causar reação alérgica. Pessoas com alergia conhecida não devem utilizar. Eles estão aqui para complementar o tratamento médico e não substituir.”

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Dieta carnívora. Será que ela é boa para quem tem lipedema?

Tenho visto diversos post sobre dieta carnívora com a hashtag #lipedema. Mas será que ela é boa para quem tem lipedema?

Os programas de dieta vêm em todas as formas e tamanhos, e uma dieta de tendência é a dieta carnívora. Cada vez vemos mais posts e comentários sobre a dieta carnívora, muitos deles tem utilizado a #lipedema. Embora possa ter sucesso em ajudar a perder alguns quilos extras, você deveria se perguntar se é seguro comer nada além de carne. E como a dieta carnívora é diferente de outros planos alimentares limitantes de carboidratos, como a dieta cetogênica?

O que é a dieta carnívora?

A dieta carnívora pelo nome pode parecer que você irá comer apenas carne em todas as refeições. Mas, você faz exatamente isso: comer carne ou produtos de origem animal em todas as refeições. Diferentemente da dieta cetogênica, que limita os carboidratos a um certo número por dia, a dieta carnívora visa zero carboidratos por dia. Você come apenas carne, peixe, ovos e alguns produtos de origem animal; você exclui todos os outros grupos de alimentos, incluindo vegetais, frutas, grãos, legumes, nozes e sementes.

“A dieta carnívora apresenta perda de peso, melhora do humor e regulação do açúcar no sangue. Foi fundada na crença de que dietas ricas em carboidratos são a causa de doenças crônicas. No entanto, existem desvantagens em comer nada além de proteína animal e zero carboidratos. As pessoas são acostumadas a ter carboidrato como principal fonte de energia. Se você não comer carboidratos, seu próximo recurso é queimar gordura. E isso vem da queima de gordura nos alimentos que você come ou na sua própria gordura corporal. As pessoas tendem a se sentir bem quando não tem oscilações de açúcar e insulina no corpo mas muita gordura animal também causa inflamação. ” – Esclarece o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Carboidratos têm uma má reputação. Quando você digere carboidratos, seu corpo os transforma em glicose para ser usada como energia. Mas se você come mais do que consome, o que é muito comum ou por comer mais do que deveria ou porque não se exercita ou os dois, eles podem se transformar rapidamente em gordura. Portanto, muito carboidrato vai gerar ganho de peso rápido.

A ausência de carboidratos é o que leva à perda de peso associada à dieta carnívora, mas os carboidratos são a fonte de energia preferida do seu corpo. E você pode ter alguns efeitos colaterais graves vivendo de uma dieta só de carne.

Carboidratos em sua forma básica fornecem combustível para seu corpo. E há muitos carboidratos bons para você que são carregados com fibras, vitaminas e minerais. Os melhores carboidratos são aqueles que mais se assemelham à forma como ocorrem na natureza – não processados ou refinados. Alguns a considerar são:

– Frutas, como maçãs, abacaxi, morangos.

– Legumes, como cenoura, batata doce e beterraba.

  • Grãos integrais, como quinoa e pão integral.

Carboidratos simples – sobremesas, doces açucarados, bolos e tortas – são os que devem ser evitados. Estes são tipicamente cheios de conservantes, açúcar branco e farinha e são notórios por causar inflamação e ganho de peso, principalmente na gordura visceral. Esses carboidratos também são conhecidos por contribuir para muitas condições adversas de saúde, como diabetes tipo 2, obesidade e pressão alta. Então, é claro, se você cortá-los de sua dieta, você se sentirá melhor com menos peso e flutuações nos níveis de glicose. Mas você não precisa omitir todos os carboidratos para obter benefícios à saúde. Na verdade, você pode causar danos reais ao seu corpo ao fazê-lo.

Quais são os riscos da dieta carnívora?

A dieta carnívora em sua essência é extremamente restritiva. E quando você omite grupos inteiros de alimentos de sua dieta, é provável que haja consequências. Quem mais vai sofrer é o seu intestino com uma dieta pobre em fibras e a sua flora intestinal devido a perda de variabilidade alimentar.

A dieta carnívora é rica em gorduras saturadas que podem aumentar o LDL (colesterol ruim) e colocá-la em risco de doenças cardiovascular. Além disso, muitos tipos diferentes de carnes processadas, como bacon, são carregadas de sódio e têm sido associadas a certos tipos de câncer. E uma dieta rica em sódio irá piorar o lipedema.

Você deve considerar a dieta carnívora?

Definitivamente esta não é a alimentação sugerida para as mulheres com lipedema. A melhor alimentação é aquela que é equilibrada e inclui uma variedade de alimentos diferentes de vários grupos alimentares. Se associar ao jejum a combinação é ainda melhor!

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail: