young-sportive-woman

Você tem pegada?

Rate this post
Image by Freepik

À medida que envelhecemos, nossos músculos enfraquecem naturalmente. O desgaste afeta todo o corpo, incluindo joelhos, quadris, costas e muito mais.

Manter um regime de exercícios de treinamento de força é importante para combater esses efeitos. Mas uma parte do seu corpo que você pode não considerar, na verdade é mais importante do que você imagina.

Acontece que sua força grip – a quantidade de força que você exerce quando aperta a mão em torno de um objeto – é uma grande indicação de sua saúde geral.

Isso mesmo. Sua força grip é importante para mais do que ter um aperto de mão forte e ser capaz de abrir um pote de rosquear.

A força grip é um biomarcador indispensável para adultos mais velhos.

“A força que você tem nas mãos, pulsos e antebraços diz muito sobre o quão saudável você é. É também uma indicação do risco de lesões, problemas de saúde mental e muito mais. A força grip começa naturalmente a diminuir por volta dos 50 anos, e talvez até mais cedo. Pessoas que mantêm a força de preensão envelhecem mais lentamente. Elas permanecem mais saudáveis por mais tempo e são mais fortes em todo o corpo. Treinar a força grip é fundamental para um envelhecimento saudável tanto físico quanto mental.” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

A força grip é medida por um dispositivo chamado dinamômetro manual. É um dispositivo portátil que você aperta com toda a força que pode.

Uma maior força de preensão está associada a uma saúde melhor, e uma menor força de preensão está associada a uma saúde pior. Os pontos de corte exatos ainda estão em debate e diferem com base na idade, IMC e outros fatores. A força grip pode ser considerada fraca quando for:

Menor de 26 kg para homens 

Menor de 16 kg para mulheres 

Até começar a perder força nas mãos, você provavelmente nunca pensará na importância da sua força grip.

Nossas mãos são essenciais para muitas de nossas tarefas diárias. Se quiser abotoar a camisa, comer com garfo, escrever com caneta, tudo isso exige uma certa força e destreza nas mãos e nos dedos.

A força grip é uma indicação fácil de medir de quão forte é o resto do seu corpo. E manter a força muscular em todo o corpo é importante para a mobilidade, equilíbrio, resistência e muito mais.

Um corpo forte significa que você é capaz de sair mais de casa, fazer mais exercícios na vida e, em geral, acompanhar o mundo ao seu redor.

Num estudo, os investigadores encontraram uma relação entre a força grip e caminhar ou subir escadas. Os homens tinham mais problemas de mobilidade quando a sua força de preensão era inferior a cerca de 37kg. Para as mulheres, eram 21 kg.

E é um ciclo vicioso. A diminuição da mobilidade diminui a probabilidade de você conseguir movimentar o corpo de maneira a aumentar a força muscular. E assim seus músculos continuam a enfraquecer. Isso deixa a pessoa em maior risco de quedas e fraturas.

Um estudo recente evidenciou que a deficiência de força grip é uma indicação de um sistema imunológico mais fraco, o que pode a pessoa vulnerável a adoecer e desenvolver câncer.

Como melhorar a força grip

Exercícios de mão

Melhorar sua força grip é muito simples: pegue uma bola de borracha e comece a apertar. O objetivo deve ser contrair os músculos da mão e do antebraço o máximo que puder, duas vezes por dia, durante pelo menos 10 minutos por mão.

O tamanho e o material da bola são importantes aqui. Bolas de tênis são muito grandes e podem até ser prejudiciais. Outros tipos de bolas de apertar podem ser muito moles para dar aos antebraços o trabalho adequado. Elas não oferecem a resistência certa.

Você também pode utilizar faixas de resistência e alças que você segura e aperta. Esses produtos vêm em diferentes tamanhos e resistências. Comece com baixa resistência e aumente aos poucos para evitar lesões.

Se pendurar em uma barra sem colocar os pés no chão também é um excelente exercício para aumentar a força grip. Comece em torno de 10 segundos e aumente o tempo conforme conseguir

À medida que você chega perto dos 50 anos, esses exercícios diários para as mãos tornam-se cada vez mais importantes. Mas qualquer idade é uma boa idade para começar.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.