pe chato.jpg (1)

Pés Planos / Pés Chatos

Rate this post

Pé plano é uma condição muito comum nas mulheres com lipedema, também conhecida como pé chato, na qual os arcos na parte interna dos pés se achatam quando a pressão é exercida sobre eles. Quando as pessoas com pés chatos se levantam, os pés apontam para fora e toda a sola dos pés cai e toca o chão.

Os pés chatos podem ocorrer quando os arcos não se desenvolvem durante a infância. Também pode se desenvolver mais tarde na vida após uma lesão ou a partir do simples estresse do desgaste da idade, ou por fragilidade do sistema de sustentação.

Os pés chatos geralmente são indolores. Se você não está sentindo dor, nenhum tratamento é necessário. No entanto, se o pé chato estiver causando dor e limitando o que você deseja fazer, uma avaliação pode ser necessária.

“Em uma pesquisa recente nos Estados Unidos verificou-se que 30% das mulheres com Lipedema têm pé chato. Elas têm mais pé chato e pápulas piezogênicas que são herniações de gordura nos pés. Provavelmente é devido a maior fragilidade do colágeno. A maioria das pessoas não apresenta sintomas associados a pés chatos. Mas algumas pessoas com pés chatos sentem dor nos pés, principalmente no calcanhar ou na área do arco. A dor pode piorar com a atividade. Inchaço pode ocorrer ao longo do dia na porção interna do tornozelo. Embora a maioria das pessoas com pés chatos não tenha problemas de saúde significativos, a condição requer cuidados e atenção extras, principalmente para aquelas que são ativas, correm e ficam muito em pé. Seja fortalecendo os pés chatos e os músculos e tendões afetados ou sabendo o que evitar, a consciência é fundamental.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Posso me exercitar com pé chato?

Sim, o exercício é bom para pés chatos. Desde que você não sinta dor e o progresso aumente nas atividades ou exercícios com moderação, não há razão para se limitar.

O exercício é a melhor coisa que você pode fazer para os pés chatos, pois cria muito suporte muscular para compensar a instabilidade estrutural que não existe. Os ossos e ligamentos não fornecem a quantidade de suporte estrutural que a pessoa precisa, mas é possível estabilizar e compensar.

Não é incomum que uma pessoa com pés chatos tenha medo de andar descalça ou sem algum tipo de apoio. Mas, é essencial fazer algum tipo de exercício. Se você estiver constantemente usando suporte, esses músculos não terão o trabalho necessário para serem fortes, levando a uma fraqueza que pode piorar a instabilidade.

Novamente, desde que não haja dor e os exercícios sejam moderados para avaliar o quão bem seus pés estão tolerando o exercício, não há problema em ser ativa se você se sentir confortável.

Aqui estão alguns dos exercícios que devemos considerar.

Elevadores de arco

Os levantamentos do arco envolvem manter os pés apoiados no chão e levantar o arco do pé o máximo que puder, rolando o peso do pé para fora, mantendo o calcanhar e os dedos no chão. Você pode realizar o exercício em pé ou sentada.

Além de fortalecer os músculos intrínsecos do pé, pesquisas mostram que ajuda em outras condições, como a fascite plantar.

Pegar objetos com os pés

Outro exercício que fortalece os músculos intrínsecos (profundos) dos pés envolve o uso dos dedos dos pés para pegar as bolinhas de gude. Coloque de 10 a 20 bolinhas de gude no chão ao lado de uma tigela. Enquanto estiver sentada, use os dedos dos pés para pegar cada bola de gude e colocá-la na tigela. Pegar uma toalha com os dedos dos pés pode proporcionar um treino semelhante.

Levantar o calcanhar

Um exercício fácil, comece com os pés apoiados no chão e levante os calcanhares, colocando o peso nas pontas dos pés. Mantenha a posição por alguns segundos e abaixe-se lentamente.

Caminhada no calcanhar e na ponta dos pés

Andar pela sala nos calcanhares com os dedos dos pés no ar pode fortalecer os músculos dos tornozelos e pés. Repetir o exercício na ponta dos pés com os calcanhares no ar (essencialmente andar na ponta dos pés) pode fazer o mesmo.

Não alongue! Massageie pés chatos

Normalmente, o alongamento é algo que faz parte de uma rotina regular de exercícios, mantendo os músculos soltos. Mas no caso dos pés chatos, o alongamento é uma má ideia. Como já existe alguma instabilidade, o alongamento pode alongar o tecido muscular e causar mais instabilidade.

Em vez disso, a massagem deve fazer parte do dia-a-dia para ajudar a evitar que os músculos do pé fiquem muito tensos. Devemos tratar esses pontos tensos nos músculos, mas não de uma forma que os torne mais longos ou menos capazes de fornecer suporte.

Algumas dessas opções incluem:

  • Massageie a área com os polegares.
  • Role suavemente o arco sobre uma bola dura de borracha (pode ser com espículas)
  • Massagens vibratórias, como com pistolas de massagem.

A chave é tratar não apenas o pé, mas também a panturrilha e até a coluna, devido à maneira como certos músculos – como os músculos gastrocnêmio e sóleo, os grandes músculos na parte de trás da perna – conectam a panturrilha ao seu pé. É uma abordagem holística que mantém a parte inferior do corpo forte e sem rigidez para aliviar os problemas causados pelos pés chatos.

Posso fazer atividade aeróbica?

É possível realizar exercícios aeróbicos com pés chatos desde que você comece com leve e vá subindo. Comece com exercícios que reduzam o peso nos pés, como andar de bicicleta, nadar ou remar.

À medida que você fica mais confortável e seus pés se adaptam às atividades, recomenda-se tentar progredir para exercícios que possam ter mais aspectos de sustentação de peso, como um aparelho elíptico.

Construa distâncias mais longas em um ritmo lento, mas constante. Você aumenta lentamente a distância por uma semana ou duas, corta para uma semana de recuperação e depois aumenta a distância novamente.

O lugar mais fácil para começar, porém, é em casa. Você pode começar a andar descalça pela casa, ver se seus pés aguentam essas curtas distâncias e começar a ganhar aquela força e resistência necessárias para aumentar ainda mais suas atividades.

“É melhor ter cautela com exercícios que podem se tornar agressivos com saltos e adicionar mais estresse aos pés. Jogar basquete ou corrida de longa distância, deve-se tomar cuidado. Não é que eles devam ser evitados, é só que você precisa dar tempo ao seu corpo para se adaptar a tanta carga nos músculos.” – Ressalva o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Preciso comprar algum calçado especial?

Certifique-se de que seu calçado vem com uma biqueira que permite que seus dedos não fiquem apertados. Ter a biqueira do sapato muito estreita pode alterar a forma como o pé entra em contato com o solo e suporta o corpo, o que pode levar a outras lesões.

Sinta-se à vontade para experimentar suportes de arco de venda livre também, mas lembre-se de uma questão importante ao usá-los: você se sente melhor ao usá-los?

Às vezes, as pessoas querem forçar o corpo a usar essas ferramentas, mas se for apoiar os músculos e colocar o pé em uma boa posição, você deve se sentir melhor ao usá-las, não pior.

O importante é que você forneça algum tipo de exercício aos seus pés e não dependa totalmente desses suportes o tempo todo. Se você sempre apoia seus músculos com órteses, esses músculos não recebem o treino de que precisam, então eles terão uma capacidade limitada de serem fortes e ajudar a fornecer o suporte tão necessário que seu pé precisa para compensar a falta de suporte. Comumente fornecidos pelos ossos e ligamentos.

“Seja exercícios aeróbicos ou apenas andar descalça em casa, como todos os músculos, certifique-se de que seus pés estão fazendo algum exercício. Apenas dê ao seu corpo tempo extra para se adaptar ao desafio adicional que esses músculos do pé têm e entenda que um pouco de rigidez fará parte do processo.” – Indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Você pode se deparar com o termo pés chatos de forma intercambiável com o termo “pés caídos”. A única diferença real é quando a condição acontece. Os pés chatos são congênitos, uma condição com a qual você nasce, enquanto os pés caídos ou desabamento do arco plantar geralmente se referem a uma mudança estrutural no pé que ocorreu ao longo do tempo, principalmente nos diabéticos.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.