close-up-doctor-checking-smiley-woman

Devo tomar suplemento de colágeno?

Rate this post

Eles realmente fazem bem para pele, cabelo e unhas? E se eu tiver Lipedema?

Não é apenas para rugas. A tendência do colágeno se espalhou muito e você encontra diversos produtos nos supermercados, lojas de cosméticos e drogarias. Alimentos, creme para a pele, pílulas e pós espalham o colágeno como o caminho para um corpo saudável e vibrante.

Celebridades e influenciadores divulgam benefícios milagrosos para pele, cabelo e unhas. Uma vez que o colágeno em nossos corpos fornece suporte crucial para esses tecidos, parece plausível que o consumo de colágeno possa levar a cabelos exuberantes e um brilho jovem. Mas será que esses produtos valem o seu preço?

O colágeno é uma das principais proteínas do seu corpo. Compreendendo cadeias de aminoácidos, é uma parte importante de componentes estruturais e tecidos conjuntivos como pele, tendões, músculos, ligamentos e vasos sanguíneos, bem como partes de seus olhos e dentes e ossos.

O colágeno também ajuda na coagulação do sangue, na cicatrização de feridas e na proteção do sistema nervoso.

O colágeno trabalha com outras substâncias, como ácido hialurônico e elastina, para manter a elasticidade, o volume e a umidade da pele. Também ajuda a compor proteínas, como a queratina, que formam a pele, o cabelo e as unhas.

Nossos corpos produzem naturalmente colágeno usando os aminoácidos de alimentos ricos em proteínas ou ricos em colágeno, como caldo de osso, carne e peixe. Mas envelhecimento, danos causados pelo sol, estresse, tabagismo e consumo de álcool diminuem a produção de colágeno.

“O colágeno é uma proteína abundante, com 28 tipos identificados até o momento.  Os tipos I, II, III, IV e V são os mais comuns no corpo humano Conforme envelhecemos, perdemos colágeno. Essa perda inicia-se aos 30 anos, aos 40 anos perdemos 1% de colágeno a cada ano e 2 anos após a menopausa a mulher perde 40% do colágeno. Entender isso é fundamental pois podemos impedir ou retardar esta progressão se tratarmos desde cedo.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Bebidas e suplementos de colágeno geralmente contêm colágeno de muitas fontes diferentes, como peixes, gado, porcos ou frango. Normalmente, eles contêm peptídeos, cadeias curtas de aminoácidos que ajudam a compor as proteínas essenciais do corpo, incluindo o próprio colágeno e a queratina.

O que diz a ciência?

Em uma revisão recente de 19 estudos, publicados no International Journal of Dermatology, que tiveram um total de 1.125 participantes, aqueles que usaram suplementos de colágeno notaram uma melhora na firmeza, maleabilidade e teor de umidade da pele, com rugas aparecendo menos perceptíveis. A maioria dos testes usou suplementos disponíveis comercialmente que continham mais do que colágeno: vitaminas, minerais, antioxidantes, coenzima Q10, ácido hialurônico e sulfato de condroitina estavam entre os ingredientes adicionais.

“Alguns estudos mostram que beber suplementos de colágeno com grandes quantidades dos peptídeos prolilhidroxiprolina e hidroxiprolilglicina pode melhorar a umidade, elasticidade, rugas e aspereza da pele. Mas estudos grandes e de alta qualidade são necessários para saber se os produtos disponíveis comercialmente são úteis e seguros para uso a longo prazo.” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Quase nenhuma evidência apoia o uso de colágeno para melhorar o cabelo e as unhas. Um pequeno estudo de 2017 com 25 pessoas com unhas quebradiças descobriu que tomar 2,5 gramas de colágeno diariamente por 24 semanas melhorou a fragilidade e o crescimento das unhas. No entanto, este pequeno estudo não teve nenhum grupo de controle tomando placebo para comparar com o grupo que recebeu suplementos de colágeno.

Uma revisão recente descobriu que tomar 2,5 a 15 gramas de peptídeos de colágeno hidrolisado por dia é seguro e eficaz. Mais que isso não tem benefício

Devo tomar colágeno?

Se o seu objetivo é melhorar a textura e a elasticidade da pele e minimizar as rugas, é melhor focar na proteção solar e usar retinóides tópicos. Pesquisas extensas já demonstraram que essas medidas são eficazes.

Muitas dermatologistas recomendam suplementação de colágeno a partir dos 30 anos de idade. Se você optar por experimentar suplementos ou bebidas de colágeno, revise a lista de ingredientes e o perfil de proteína. Evite suplementos com muitos aditivos ou enchimentos. Os produtos que contêm grandes quantidades de prolilhidroxiprolina e hidroxiprolilglicina são melhores para reduzir as rugas e melhorar o teor de umidade da pele.

Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer novo suplemento. Pessoas propensas a gota ou com outras condições médicas que exijam que limitem a proteína não devem usar suplementos ou bebidas de colágeno.

Observe que não há substitutos veganos para o colágeno. Os suplementos podem ser isentos de laticínios, glúten ou açúcar, mas o colágeno só está disponível de fontes animais. Não existe colágeno vegetal!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.