medium-shot-woman-with-delicious-food

Faz mal comer rápido?

Rate this post

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo. É uma doença complexa que não é causada simplesmente por má alimentação, inatividade ou falta de força de vontade.

Image by Freepik

Muitas pessoas comem sua comida rapidamente e sem pensar. É um hábito muito ruim que pode levar a excessos, ganho de peso e obesidade. Para começar, seu cérebro precisa de tempo para processar sinais de saciedade.

Pode levar até 20 minutos para o seu cérebro perceber que você está satisfeita.

Quando você come rápido, é muito mais fácil comer muito mais comida do que seu corpo realmente precisa. Com o tempo, a ingestão excessiva de calorias pode levar ao ganho de peso.

Um estudo realizado em crianças descobriu que 60% das pessoas que comiam rapidamente também comiam em excesso. Os comedores rápidos também tinham 3 vezes mais probabilidade de estar acima do peso

Uma revisão de 2015 descobriu que quem comia rápido tinha aproximadamente duas vezes mais probabilidade de ser obeso, em comparação com quem comia devagar.

“Comer rápido não só aumenta o risco de ficar com sobrepeso e obesidade, mas também está relacionado a outros problemas de saúde, incluindo resistência a insulina, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, má digestão e menor satisfação.  Quem come rápido rápido tende a avaliar as suas refeições como menos agradáveis, em comparação com quem come devagar. Resumindo não existe nenhum benefício em comer rápido. Todos estes sintomas serão piores nas mulheres com lipedema pois as mesmas são muito sensíveis a oscilações de metabolismo.” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Comer mais devagar pode trazer vários benefícios à saúde.

Pode aumentar os níveis de hormônios da saciedade, ajudá-la a se sentir mais satisfeita e diminuir a ingestão de calorias. Também melhora a digestão e o prazer dos alimentos.

Se você quiser comer mais devagar, aqui estão algumas técnicas que você pode tentar:

1. Não coma na frente das telas.

Comer na frente de uma TV, computador, smartphone ou outro dispositivo pode fazer com que você coma rápido e sem pensar. Também pode fazer você perder a noção de quanto comeu.

2. Troque o garfo de mão a cada garfada.

Isso ajuda você a desacelerar e aproveitar mais cada mordida.

3. Não fique com muita fome.

Evite ficar com muita fome entre as refeições. Isso pode fazer com que você coma muito rápido e tome decisões erradas sobre alimentação. Mantenha algumas oleaginosas por perto para evitar que isso aconteça.

4. Beba água.

Beber água durante a refeição irá ajudá-la a se sentir saciada e desacelera a velocidade que você irá comer.

5. Mastigue bem.

Mastigue os alimentos com mais frequência antes de engolir. Pode ser útil contar quantas vezes você mastiga cada mordida. Procure mastigar 10 vezes.

6. Coma alimentos ricos em fibras.

Alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais, não apenas saciam muito, mas também demoram muito para mastigar.

7 Dê pequenas mordidas.

Dar mordidas menores ou comer alimentos menores pode ajudá-la a diminuir o ritmo de alimentação e fazer com que a refeição dure mais.

Como todos os novos hábitos, comer devagar exige prática e paciência. Comece com apenas uma das dicas acima e desenvolva o hábito a partir daí.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.