Todo mundo quer começar o dia bem. Um shot matinal pode ajudar você a começar bem o dia. Que tal uma dose de gengibre?
A popular bebida de bem-estar pode ajudar na digestão, estimular o sistema imunológico, melhora dor e reduzi os níveis de açúcar no sangue, além de ser termogênico.
Os shots de gengibre são normalmente feitos com raiz de gengibre que é prensada em um suco ou misturada em um líquido com sucos de laranja, ou limão. O gengibre puro é mais difícil de ser consumido ou tolerado, por isso misturar com outros sabores.
Benefícios do shot de gengibre
O gengibre é uma planta de raiz com flor e, quando você bebe uma dose de gengibre, está consumindo a raiz, chamada rizoma, que foi prensada ou espremida. O gengibre contém vitamina C, magnésio e potássio. Aqui estão alguns outros benefícios do gengibre.
1 Ajuda na digestão
Existem certas enzimas no gengibre que podem ajudar no inchaço, aliviar a constipação e ajudar nas náuseas. O gengibre auxilia nas doenças inflamatórias intestinais.
O gengibre também pode ajudar com enjoos matinais e até mesmo náuseas e vômitos induzidos pelo câncer, preferencialmente se iniciado 3 dias antes da quimioterapia.
2 Alivia a dor
Graças às propriedades anti-inflamatórias e antibióticas do gengibre, um shot de gengibre pode ajudar a aliviar a dor. Isso é devido ao gingerol, um ingrediente ativo encontrado no gengibre.
“Pesquisas mostram que o gingerol reduz a atividade e a síntese de compostos pró-inflamatórios, que estão associados à dor. Estudos também mostram que o gengibre ajuda no alívio da dor a longo prazo, em vez do alívio imediato da dor. Ele é um excelente ativo para dor no longo prazo, o efeito não é imediato como um anti-inflamatório, mas não tem efeito colateral e é um excelente aliado no tratamento do lipedema.” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
3 Aumenta o seu sistema imunológico
Embora o gengibre apresente propriedades anti-inflamatórias e antibióticas que podem estimular o sistema imunológico, ele também contém propriedades antivirais e antibacterianas que podem ajudar a mantê-la saudável.
O gengibre contem vitamina C que pode ser aumentada com o suco de limão.
4 Reduz seus níveis de açúcar no sangue
Pessoas com diabetes tipo 2 geralmente não produzem insulina suficiente ou apresentam resistência a ação do hormônio.
O gengibre pode desempenhar um papel na regulação da produção de insulina, o que pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
Estudos sugerem que ao melhorar a sensibilidade à insulina aumenta o metabolismo da glicose podendo ajudar a ganhar massa muscular.
5 Auxilia na perda de peso
40% do mundo hoje está tentando perder peso!
Um estudo de metabolismo mostrou que o gengibre pode diminuir sua fome e aumentar quantas calorias você queima durante a digestão.
“O gengibre contém compostos que podem aumentar o efeito térmico dos alimentos, o que aumenta as calorias queimadas para decompor os alimentos. Nos estudos, eles descobriram que a ingesta de gengibre aumentava a queima de calorias em cerca de 50 calorias. Parece pouco mais no longo prazo é bastante. 1kg de músculo aumenta o gaste energético em torno de 35 calorias por dia.”
O gengibre também pode ajustar a grelina, um hormônio que controla os níveis de fome e pode reduzir o apetite e ajudar você a sentir menos fome.
6 Reduz o colesterol
O gengibre pode ajudar a reduzir o colesterol total, o colesterol LDL e os triglicerídeos.
Existe estudo sobre o assunto mas ainda precisamos de mais estudos para esclarecer o mecanismo fisiológico que faz esse efeito
Receita
Ingredientes
- 1 limão espremido
- 1 colher de chá de cúrcuma
- 1 pitada de pimenta-preta moída
- 1 colher de chá de mel
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 50 ml de água morna
Misture tudo e beba!
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment