O que é um superalimento?
Os superalimentos não são uma categoria de alimentos nutricionalmente reconhecida, portanto não há critérios específicos que um alimento deva atender para ser considerado tal. Mas o título é normalmente reservado para alimentos naturais que são especialmente ricos em nutrientes, embora geralmente tenham poucas calorias.
Cada superalimento tem propriedades nutricionais diferentes, mas no geral estão associadas a:
- Saúde do coração;
- Um sistema imunológico forte;
- Prevenção do câncer;
- Inflamação reduzida;
- Diminuir o colesterol.
Os superalimentos são, em certo sentido, exatamente o que parecem: uma categoria de alimentos supersaudáveis. Mas nem todo alimento saudável é um superalimento.
Em particular, os superalimentos são ricos em:
Antioxidantes: Esses compostos naturais protegem as células contra danos e podem diminuir o risco de doenças cardíacas, câncer e outras doenças.
Minerais: Esses nutrientes essenciais (como cálcio, potássio, ferro e similares) ajudam seu corpo a ter um desempenho mais alto.
Vitaminas: É melhor obter esses compostos orgânicos de alimentos naturais – como superalimentos – do que de suplementos.
Os superalimentos também podem ser ricos em:
Fibra: A fibra ajuda a diminuir o colesterol, prevenir doenças cardíacas e controlar a glicose no diabetes tipo 2.
Flavonóides: Encontrados nas plantas, os flavonóides têm propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas.
Gorduras saudáveis: As gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, também conhecidas como “gorduras boas”, ajudam a reduzir o colesterol e a prevenir doenças cardíacas e derrames.
“ Vários estudos avaliaram os benefícios para a saúde dos superalimentos. Peptídeos bioativos presentes em diferentes culturas alimentares, como milho, feijão comum, amaranto, quinoa e chia, são conhecidos por terem uma ampla gama de propriedades, incluindo propriedades anti-hipertensivas, anti-colesterol, anti-inflamatórias, anticancerígenas e antioxidantes. Os superalimentos são aqueles que oferecem benefícios excepcionais à saúde, além do que você esperaria com base apenas no seu perfil nutricional” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Exemplos de superalimentos:
A maioria é de origem vegetal mas alguns peixes e laticínios também fazem parte
1. Abacate
O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração, que reduzem o risco de doenças cardíacas e derrames. Apenas um abacate contém mais potássio do que uma banana e os benefícios do abacate para a saúde são infinitos.
2. Berries
Carregadas com flavonóides, a American Heart Association afirma que as frutas vermelhas podem ajudar a diminuir o risco de ataques cardíacos em mulheres. As frutas vermelhas na categoria de superalimentos incluem:
- Açaí;
- Amoras;
- Cranberries;
- Goji berries;
- Framboesas;
- Cerejas.
3. Beterraba
Essas raízes vegetais obtêm sua coloração em tons de joia das betalaínas, um pigmento vegetal natural que contém antioxidantes e está associado a propriedades antiinflamatórias.
4. Chia
Essas pequeninas sementes são uma boa fonte de fibras, proteínas e antioxidantes, além de vitaminas e minerais como fósforo, magnésio, ferro e zinco.
5. Canela
A canela é conhecida por reduzir a inflamação, os níveis de açúcar no sangue e o colesterol. É também um alimento básico da Dieta Mediterrânea.
6. Folhas verdes escuras
Folhas verdes escuras contêm vitaminas A, C e E e podem prevenir o câncer. Eles também são ricas em vitamina K, que é boa para a saúde óssea e cardiovascular, e folato, que promove a saúde do coração.
7. Alho
Este saboroso vegetal é conhecido por aumentar a imunidade, funcionar como antiinflamatório, melhorar a saúde cardiovascular e muito mais.
O alho cru é mais saudável do que o alho cozido, mas o alho preto fermentado, que contém poderosos antioxidantes, pode ser o mais saudável de todos.
8. Gengibre
Esta especiaria popular contém vitamina C, magnésio e potássio. Os muitos benefícios do gengibre para a saúde também incluem o alívio da dor e a regulação do açúcar no sangue. É um excelente estimulante para iniciar o dia.
9. Chá-verde
As folhas de chá-verde são carregadas com catequina, um composto antioxidante com propriedades anticancerígenas que ajuda a proteger as células contra danos.
O chá-verde também está associado à prevenção do câncer, ao combate a doenças cardíacas e à redução da pressão arterial.
10. Salmão
A American Heart Association recomenda comer duas porções de peixe por semana. Este peixe de águas geladas é rico em ácidos graxos ômega-3, que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas e que seu corpo não consegue produzir sozinho.
11. Iogurte e Kefir
Iogurte e kefir (uma bebida láctea fermentada) são probióticos cheios de bactérias benéficas que apoiam a saúde intestinal e também são uma boa fonte de cálcio e proteína. Eles estão associados à prevenção do câncer e à estimulação do sistema imunológico.
Fontes:
- www.health.harvard.edu. 10 superfoods to boost a healthy diet. 2018.
- www.health.harvard.edu/…/10-
superfoods-to-boost-a-healthy- diet-2018082914463 - www.hsph.harvard.edu. Superfoods or Superhype? 2019. https://www.hsph.harvard.edu/
nutritionsource/superfoods/ - Tamayo DO. 2019. Bioactive peptides from selected latin american food crops – A nutraceutical and molecular approach. Critical reviews in food science and nutrition. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
pubmed/29388805 - Driessche JJ. 2018. Effects of superfoods on risk factors of metabolic syndrome: a systematic review of human intervention trials. Food and Function. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
pubmed/29557436
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment