Delicious bacon on the tray

Vale a pena trocar óleo vegetal por banha de porco?

Rate this post

Será apenas uma modinha ou existe evidência científica nisso?

Image by Freepik

Você está provavelmente familiarizada com algumas das melhores fontes de gorduras boas: nozes, abacates, azeitonas, carne bovina orgânica, manteiga orgânica, óleo de coco e peixe.

Mas será que a banha de porco é boa?

A banha de porco é incrivelmente boa para você.

A BBC listou a gordura de porco entre os dez primeiros da sua lista de 2018 dos 100 alimentos mais nutritivos. O que torna a gordura de porco tão saudável e por que você deveria pensar em cozinhar com ela? Continue lendo para saber por que a banha está passando por um momento de renascimento, bem como dicas para incorporá-la em uma dieta balanceada.

O que é Banha de Porco?

Banha é pura gordura de porco. É feita retirando a gordura do resto do tecido animal. Renderização é o processo de separação da gordura por meio de fervura, cozimento no vapor ou uso de calor seco. Assim como o sebo, que é a gordura da carne bovina, a banha de porco tem sabor suave, é fácil de cozinhar e é incrivelmente rica em nutrientes.

“As gorduras naturais por si só não são necessariamente ruins para você. A verdade é que as gorduras são um componente essencial de uma dieta saudável e essenciais para o bem-estar geral. Os ácidos graxos ajudam em tudo, desde a saúde imunológica até o apoio ao funcionamento adequado do cérebro. A chave para comer bem é escolher as gorduras certas. Aprendemos a demonizar a gordura mas a gordura animal é um excelente inibidor de apetite. Consumir um equilíbrio saudável de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, bem como gorduras saturadas não processadas, pode fazer maravilhas para o seu bem-estar físico e mental. As mulheres com lipedema, por exemplo, respondem muito bem a uma dieta rica em gordura.”  – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

5 motivos para a banha de porco ser saudável

1. É rica em vitamina D

A banha é uma das melhores fontes de vitamina D, um nutriente do qual a maioria das pessoas tem deficiência hoje. Especialmente no inverno, quando estamos menos expostos à luz solar, os nossos níveis de vitamina D podem cair. Isso pode afetar o humor, a imunidade e o bem-estar a longo prazo.

Por desempenhar um papel na regulação do metabolismo do cálcio e do fósforo, é conhecido como um nutriente essencial para a saúde óssea. Níveis adequados de vitamina D no organismo também estão associados a um risco reduzido de desenvolver câncer, doenças autoimunes, doenças cardiovasculares, doenças infecciosas e piora da obesidade. Quase todas as células do corpo possuem um receptor de vitamina D, o que sublinha a sua vitalidade. Desempenha um papel no crescimento, função do sistema nervoso, saúde reprodutiva, produção de insulina e função imunológica.

Uma pesquisa conduzida pela Weston A. Price Foundation descobriu que a banha de porcos criados a pasto contém 1.100 UI de vitamina D por colher de sopa. Embora toda a banha não tenha os mesmos níveis – fatores como a dieta que o porco consumiu e como ela foi criada terão impacto na densidade de nutrientes – a banha de porco é de longe uma das melhores fontes de vitamina D. Você pode obter um pouco desse nutriente de plantas, mas não muito. Os cogumelos, que contêm cerca de 21 UI cada.

“Os 20 a 30 minutos recomendados de exposição solar por dia significam que seu corpo receberá 100 a 200 UI. Cozinhar com banha é uma das melhores maneiras de garantir que os níveis de vitamina D estejam adequados.”  – Indica.

2. Ajuda na saúde cardiovascular

Outra razão convincente para usar banha de porco é a saúde do coração. Depois do azeite, que consiste em 77% de ácidos graxos monoinsaturados, a banha tem mais gorduras monoinsaturadas, 48%. Essas gorduras ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue e a manter as células saudáveis.

O consumo da principal gordura monoinsaturada da banha – o ácido oleico – está associado a uma diminuição do risco de depressão. Um estudo de 2005 também descobriu que o ácido oleico pode ajudar na prevenção do câncer. O estudo descobriu que o ácido oleico bloqueia um oncogene causador de câncer em cerca de um terço dos pacientes com câncer de mama.

3  Suporta altas temperaturas

Ao contrário da maioria dos óleos vegetais, que não devem ser usados para cozinhar em altas temperaturas, a banha não oxida em altas temperaturas. Tem um ponto de fumaça notavelmente alto de 190 ºC. Isso significa que você pode usá-la com segurança para fritar, refogar e assar, sem se preocupar em comer alimentos queimados e oxidados.

4  Contém colina

A colina é outro nutriente importante que não é encontrado em grandes quantidades em muitos outros alimentos.  Segundo um estudo apenas cerca de 10% da população obtém colina suficiente em sua dieta. Níveis baixos estão associados a tudo, desde um maior risco de doenças cardíacas e Alzheimer até problemas hepáticos. Como a colina ajuda a transportar o colesterol e as lipoproteínas de densidade muito baixa do fígado, uma deficiência pode levar ao acúmulo de gordura e colesterol.

A banha é uma ótima fonte de colina, com algo entre 102 a 399 mg por xícara, dependendo de como o porco foi criado. A banha de porcos orgânicos criados a pasto provavelmente conterá significativamente mais colina do que a de porcos criados convencionalmente. Outras boas fontes incluem ovos, frango, brócolis e couve-flor.

5  Tem um gosto incrível!

A banha de porco é definitivamente uma das gorduras culinárias mais saudáveis que você pode usar. Mas tem mais uma boa notícia: a banha é uma delícia! Com sabor e aroma sutis, tudo o que você cozinha com banha não terá gosto de carne de porco. Na verdade, realça o sabor de vegetais, carnes grelhadas e até produtos assados.

Você terá vegetais mais crocantes, peixe e frango mais saborosos. Polvilhe a banha com sal marinho e espalhe sobre o pão acabado de cozer – é simples, mas tem um sabor absolutamente divino.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.