1overweight-asian-plump-female-fat-women_1150-34778-jpg-740×493-

Vale a pena perder peso? Saiba o que você precisa entender antes de tudo

Rate this post

Hoje metade do mundo está fazendo algum tipo de dieta pensando em perda de peso.

No entanto, nos últimos 40 anos, nenhum país no mundo não registrou aumento de peso na sua população. Tem alguma coisa errada acontecendo! Será que o aumento do peso da população é apenas devido à ingesta de calorias?

Será que vale a pena emagrecer? Por que não existem mais spas como tinham tantos antes?

Um novo estudo analisando dados de mais de 20.000 adultos norte-americanos relaciona uma dieta mais saudável e aumento de atividade física à perda de peso que reduz o risco de doenças cardiovasculares.

O mesmo estudo também evidenciou que pular refeições e tomar pílulas dietéticas geram perda mínima de peso, sem manutenção ou ganho de peso pós-perda.

O estudo é o primeiro a comparar estratégias e resultados de perda de peso no contexto do “Life’s Essential 8” da American Heart Association, uma lista de verificação que promove a redução do risco de doenças cardiovasculares por meio da busca de métricas recomendadas para IMC, pressão arterial, colesterol, sangue açúcar, tabagismo, atividade física, alimentação e sono.

Os dados para a análise vieram de 20.305 adultos americanos com 19 anos ou mais (idade média de 47 anos) que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES) entre 2007 e 2016. Os participantes relataram seu status de tabagismo, atividade física, média de horas de sono por noite, histórico de peso e estratégia de perda de peso e o que comeram nas 24 horas anteriores. Exames de saúde e exames laboratoriais mediram índice de massa corporal, pressão arterial, colesterol LDL (ruim) e glicemia.

“Neste estudo, adultos com perda de peso clinicamente significativa relataram maior qualidade da dieta, particularmente com melhores pontuações na ingestão de proteínas, grãos refinados e açúcar adicionado, além de atividade física mais moderada e vigorosa e menor colesterol LDL do que o grupo sem perda de peso clinicamente significativo. Uma proporção maior de pessoas que não perderam pelo menos 5% de seu peso relatou pular refeições ou usar pílulas dietéticas prescritas como estratégias de perda de peso. Estratégias adicionais relatadas por este grupo incluíram dietas com baixo teor de carboidratos e líquidos, tomar laxantes ou vomitar e fumar. As pessoas ainda procuram perdas de peso milagrosas e não sustentáveis.” – Relata o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

A perda de peso clinicamente significativa resulta em melhorias em alguns índices de saúde. As pessoas precisam entender que perder apenas 5% do peso corporal é significativo em termos de melhorias clínicas. Embora não seja uma grande perda de peso, é alcançável para a maioria das pessoas, e isso deveria ser uma forma de incentivo pois a maioria tem medo de fracassar pois inicia com metas impossíveis ou tentam tratamentos milagrosos e insustentáveis.

A obesidade deve atingir 30% ou mais dos adultos brasileiros até 2030. Precisamos evitar este cenário pois será uma calamidade na saúde. Precisamos nos mover em direção à prevenção de doenças em vez de esperar até que as pessoas sejam diagnosticadas com uma doença.

Procurar ajuda médica e orientação é fundamental para toda a população.

Precisamos começar com o básico antes de realizarmos diversos tratamentos medicamentosos e cirúrgicos para a obesidade com um custo cada vez maior.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.