Sabe-se que os nitratos dietéticos têm benefícios relacionados ao exercício.
A suplementação de nitrato pode reduzir o custo de oxigênio do exercício aeróbico, afetando a contratilidade muscular, a função vascular, o desempenho e a economia do exercício, as adaptações ao treinamento, os danos e dores musculares.
Acredita-se que esses benefícios ocorram através de um aumento na produção de óxido nítrico no corpo, que reduz a pressão arterial e regula outras respostas fisiológicas. As folhas verdes e a beterraba são fontes ricas em nitrato, e os efeitos do suco de beterraba têm sido frequentemente considerados equivalentes aos dos suplementos de nitrato se as doses de nitrato forem comparáveis.
No entanto, esta suposição não considera os vários polifenóis e outros componentes do suco de beterraba que podem oferecer maiores benefícios do que os suplementos de nitrato, ou seja, benefícios não diretamente associados à sua riqueza em nitratos.
O suco de beterraba, além de ser rico em nitratos, também contém potássio, magnésio, ácido fólico, e ácido ascórbico. Os compostos polifenólicos encontrados no suco de beterraba incluem betanina e outras betacianinas.
Como o suco de beterraba livre de nitrato não modifica significativamente a captação de oxigênio, o desempenho durante o exercício ou o metabolismo muscular, outros componentes biologicamente ativos do suco de beterraba poderiam funcionar em conjunto com os nitratos, em vez de independentemente.
Em um recente artigo, investigadores da Universidade de Indiana sintetizaram o que se sabe sobre os efeitos benéficos do suco de beterraba em termos de capacidade de exercício e função fisiológica.
Eles concluíram que os benefícios do suco de beterraba superam os dos suplementos de nitrato (NO3-) e dos sais de nitrato na dieta devido à variedade de fitonutrientes que contém, melhorando os resultados do treinamento e da recuperação.
“Isto pode ocorrer porque o suco de beterraba melhora a eficiência mitocondrial, aumentando assim a economia do exercício. Um estudo mais recente validou essas descobertas e descobriu adicionalmente que o suco de beterraba atrasou o tempo antes que a fadiga se instalasse durante treinos de alta intensidade em musculatura do quadríceps. A musculatura mais importante do corpo humano e que deveria ser priorizada nas mulheres com lipedema.” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Os níveis de nitrato no sangue são iguais entre usuários de suco de beterraba e usuários de suplementos. Isto implica que outros componentes do suco de beterraba, como os polifenóis, estão a atuar em sinergia com os nitratos para melhorar os resultados do exercício. Isto pode ser devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
No entanto, são necessárias mais pesquisas para identificar quais componentes, se houver, estão provocando esses efeitos e como eles funcionam.
Os autores recomendam que estudos futuros comparem diretamente os níveis de nitrato em ambos, ajustando a variabilidade nos níveis de nitrato. Eles também deveriam fazer um estudo duplo cego entre os dois tratamentos usando agentes espessantes, corantes alimentares e aromatizantes artificiais. Se o cegamento não for possível, as respostas fisiológicas podem ser avaliadas além do desempenho.
Sugestão suco de beterraba
- 1 beterraba pequena
- 1 maçã fatiada sem semente
- 1 cenoura pequena
- suco de meio limão
- 1 pedaço pequeno de gengibre descascado
Misture tudo em um liquidificador ou blender.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment