world-diabetes-day-sugar-wooden-bowl-dark-surface_1150-26666-jpg-740×493-

O maior veneno para a saúde das mulheres

Rate this post
Image by Freepik

Hoje as mulheres investem muito do seu tempo e dinheiro em saúde. Gasta-se com academia, suplementos, shampoo, condicionador, escova, maquiagem, skin care, etc. Mas nada disso adianta se ela estiver envenenando seu corpo diariamente.

Muitas mulheres fazem isso e não percebem, pois a população considera o açúcar uma coisa normal, habitual. Chaga até a ser algo carinhoso dar um doce para alguém.

Pesquisadores da UC San Francisco descobriram uma ligação entre seguir uma dieta rica em vitaminas e minerais, especialmente uma sem muito açúcar adicionado, e ter uma idade biológica mais jovem no nível celular.

Eles observaram como três medidas diferentes de alimentação saudável afetavam um “relógio epigenético” — um teste bioquímico que pode aproximar tanto a saúde quanto a expectativa de vida — e descobriram que quanto melhor as pessoas comiam, mais jovens suas células pareciam.

Mesmo quando as pessoas tinham dietas saudáveis, cada grama de açúcar adicionado que consumiam estava associado a um aumento em sua idade epigenética.

“As dietas avaliadas se alinhavam com as recomendações existentes para prevenir doenças e promover a saúde, e destacam a potência dos nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios em particular. Do ponto de vista da medicina do estilo de vida, é fortalecedor ver como seguir essas recomendações pode promover uma idade celular mais jovem em relação à idade cronológica. Infelizmente, hoje no Brasil vemos comumente crianças ingerindo quantidades enormes de açúcar adicionado e as pessoas já consideram isso normal. A dose recomendada pela OMS de açúcar é de 25g por dia e a média do brasileiro é 80g por dia. Isso é um dos principais motivos de aumento dos casos de câncer. As pessoas estão envelhecendo e morrendo com açúcar.” – Alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

estudo é um dos primeiros a mostrar uma ligação entre açúcar adicionado e envelhecimento epigenético, e o primeiro a examinar essa ligação em um grupo heterogêneo de mulheres na meia-idade. A maioria dos estudos sobre o tópico envolveu participantes brancas mais velhas.

O estudo ajuda a aprofundar nossa compreensão de por que o açúcar é tão prejudicial à saúde!

Para o estudo transversal, os pesquisadores analisaram registros alimentares de 342 mulheres com idade média de 39 anos do norte da Califórnia. Então, eles compararam suas dietas com medidas do relógio epigenético, que foram derivadas de amostras de saliva.

Os pesquisadores pontuaram as dietas das mulheres para ver como elas se comparavam a uma dieta de estilo mediterrâneo rica em alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes e, em seguida, a uma dieta associada a menor risco de doenças crônicas.

Finalmente, eles pontuaram as dietas das mulheres em relação a uma medida que eles criaram chamada de “Índice de Nutrientes Epigenéticos (ENI)”, que é baseado em nutrientes (não alimentos) que foram associados a processos antioxidantes ou anti-inflamatórios e manutenção e reparo de DNA. Isso inclui vitaminas A, C, B12 e E, folato, selênio, magnésio, fibra alimentar e isoflavonas.

Nutrientes associados a anti-envelhecimento: vitaminas A, C, B12 e E, folato, selênio, magnésio, fibra alimentar e isoflavonas.

A adesão a qualquer uma das dietas foi significativamente associada a menor idade epigenética, com a dieta mediterrânea tendo a associação mais forte.

Os pesquisadores examinaram a ingestão de açúcar separadamente e descobriram que consumir alimentos com açúcar adicionado estava associado ao envelhecimento biológico acelerado, mesmo na presença de uma dieta saudável.

“Dado que os padrões epigenéticos parecem ser reversíveis, pode ser que eliminar 10 gramas de açúcar adicionado por dia seja semelhante a voltar o relógio biológico em 2,4 meses, se mantido ao longo do tempo. Focar em alimentos ricos em nutrientes essenciais e pobres em açúcares adicionados pode ser uma nova maneira de ajudar a motivar as pessoas a comer bem para a longevidade.”- Informa.

As mulheres no estudo relataram consumir uma média de 61,5 gramas de açúcar adicionado por dia, embora a variação fosse grande: de 2,7 a 316 gramas de açúcar adicionado diariamente. Uma barra de chocolate ao leite de 80g tem cerca de 42 gramas de açúcar adicionado, enquanto uma lata de refrigerante tem cerca de 39 gramas.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.