sugar-consumption-addiction-concept-refined-cubes-sweet-lumps-glass-sugary-food

Bebidas artificiais são o pior alimento

Rate this post
Image by Freepik

Bebidas com açúcar adicionado, aquelas com adição de açúcar, como refrigerantes, sodas, suco de fruta mista, néctar de frutas, leitinho fermentado e bebidas esportivas,  podem prejudicar sua saúde, mesmo com moderação.

Quando falamos de alimentação, o ideal é não fazer restrições e variar o cardápio, mas isso não se aplica a bebidas com açúcar adicionado.

Eles devem ser evitados, não moderados.

Num recente estudo com mais de 100.000 pessoas, pesquisadores de Harvard descobriram que aqueles que faziam exercício regularmente e consumiam apenas duas bebidas açucaradas por semana tinham um risco 15% maior de doenças cardiovasculares do que pessoas ativas que se abstinham de bebidas açucaradas.

“Os participantes que bebiam duas bebidas açucaradas por semana e não praticavam exercício físico corriam um risco ainda maior: quase 50% mais probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso não é recente. Em um outro estudo de Harvard publicado em 2019 eles evidenciaram um risco maior de mortalidade cardiovascular e câncer em pessoas que tomavam bebidas artificiais adoçadas com açúcar ou adoçante. Não recomendo essas bebidas para ninguém. As mulheres com lipedema devem fugir dos diet e light que normalmente têm ainda muito sódio.”  – Aconselha o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Por que faz tão mal?

Não é nenhum segredo que a adição de muito açúcar, em qualquer forma, pode levar a problemas de saúde, mas o acúmulo de evidências sugere que o açúcar líquido é particularmente problemático.

Por um lado, as bebidas adoçadas com açúcar tendem a carecer de outros nutrientes, como fibras, proteínas e gorduras, que retardam a digestão do açúcar e atrasam a sua absorção no sangue. Os líquidos também têm um tempo de esvaziamento gástrico mais curto do que os alimentos sólidos. Eles saem do estômago para o intestino delgado muito mais rápido. Isso força o corpo a metabolizar grandes quantidades de açúcar de uma só vez, aumentando rapidamente o açúcar no sangue e sobrecarregando os órgãos vitais.

O açúcar alto irá se ligar as células do corpo como um todo e acelerar o processo de envelhecimento de forma irreversível.

À medida que os níveis de açúcar no sangue aumentam, o pâncreas também produz insulina, um hormônio que transporta o açúcar do sangue para as células do corpo para ser armazenado ou usado como energia. Com o tempo, as células podem parar de responder à insulina, tornando-se resistentes à insulina. O pâncreas responde produzindo ainda mais insulina, mas eventualmente não consegue acompanhar e o açúcar no sangue sobe para níveis perigosos

As bebidas adoçadas com açúcar tendem a conter uma grande quantidade de frutose. Embora possa haver alguns gramas de frutose numa maça, pode haver 10 vezes mais numa bebida açucarada. O fígado converte o excesso de frutose em gordura, o que com o tempo pode levar ao desenvolvimento de doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (uma condição anteriormente conhecida como doença hepática gordurosa não alcoólica).

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.