As antocianinas são pigmentos vegetais naturais que têm efeitos benéficos para a planta, bem como para os seres humanos e animais. As fontes dietéticas de antocianinas são geralmente fáceis de identificar devido à sua cor vermelha, azul ou roxa. Exemplos incluem uvas vermelhas, maçãs e peras e vários vegetais, como rabanetes e repolho roxo/roxo. As antocianinas também podem ser ingeridas por meio de seu uso como aditivo alimentar e como suplementos dietéticos, obtidos como extratos de frutas ricos em antocianinas, pós e compostos purificados.
As antocianinas são flavonoides. Os flavonoides são abundantes em todas as partes das plantas: frutas, sementes, brotos, flores e folhas. Eles ajudam as plantas a se reproduzirem atraindo polinizadores e protegendo as plantas de estressores ambientais como luz UV (ultravioleta), seca e frio.
As antocianinas são potentes antioxidantes.
O antioxidantes destroem moléculas instáveis chamadas radicais livres que podem danificar suas células. Os radicais livres ocorrem naturalmente como um subproduto do metabolismo, bem como da exposição ambiental à poluição, fumaça de cigarro, álcool, luz solar e produtos químicos nocivos.
Entre cerca de 6.000 flavonoides conhecidos, existem seis tipos principais de antocianinas:
- Cianidina.
- Delphinidina.
- Malvidin.
- Pelargonidina.
- Peonidina.
- Petunidina.
Onde são encontradas as antocianinas?
Frutas, vegetais e grãos com tons de vermelho, roxo, azul ou preto tendem a ser ricos em antocianinas. As bagas têm os níveis mais altos, particularmente sabugueiro preto e bagas de aronia (chokeberries). Mirtilos, amoras, framboesas e morangos também são ótimas fontes. Alimentos adicionais com alto teor de antocianina incluem:
Frutas:
Ameixas pretas, laranjas moro, cerejas, uvas pretas e vermelhas e romãs.
Legumes:
Repolho roxo, cebola roxa, rabanete vermelho, couve-flor roxa, milho roxo e casca de berinjela roxa.
Leguminosas e arroz:
Feijão preto, arroz preto e soja preta.
Bebidas:
Suco de uva e vinho tinto.
“As formas frescas e congeladas dos alimentos listados retêm os níveis mais altos desse flavonoide colorido. Você também encontrará muitos tipos de suplementos contendo antocianina. Extratos de sabugueiro, arônia, laranja moro, cereja e mirtilo são apenas alguns que se tornaram populares. Antes de sair comprando deve-se tomar cuidado com interações medicamentosas pois eles podem bloquear o efeito de medicações para colesterol e medicamentos utilizados no tratamento do câncer de mama.” – Alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Quais são os benefícios para a saúde das antocianinas?
Alimentos ricos em antocianina são uma parte importante de uma dieta saudável. Mas os pesquisadores ainda estão investigando seu papel no tratamento e prevenção de doenças específicas. No geral, as evidências sugerem que as antocianinas podem fornecer uma série de benefícios à saúde.
Aqui estão algumas das descobertas mais recentes:
- Reduz a pressão arterial
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares
- Previne doenças neurológicas
- Retarda o crescimento do câncer
- Melhora a microbiota intestinal
- Reduz o risco de diabetes
Quanta antocianina devo ingerir por dia?
Embora os resultados de muitos desses estudos sejam promissores, eles não oferecem orientações claras sobre a quantidade de antocianina que você deve consumir por dia. Ao contrário das vitaminas e minerais essenciais, não há um valor diário recomendado.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment