patient-enjoying-free-time-after-chemotherapy-treatment

9 exames alterados em câncer jovem

Rate this post
Image by Freepik

Pesquisadores que procuram pistas sobre por que alguns tipos de câncer estão aumentando em adultos mais jovens dizem ter encontrado uma pista interessante: uma conexão com o envelhecimento biológico acelerado.

O envelhecimento é o maior risco para muitos tipos de câncer, o que significa que quanto mais você envelhece, maior a probabilidade de ser diagnosticada com câncer.

No entanto, cada vez mais compreendemos que a idade cronológica não tem grande valor quando falamos de saúde global. Temos de entender e compreender o desgaste do corpo, causado pelo estilo de vida, pelo estresse e pela genética, que pode ser chamado de idade biológica.

Vários tipos de câncer estão a tornar-se cada vez mais comuns entre adultos jovens no mundo todo. Compreender os fatores que impulsionam este aumento será fundamental para melhorar a prevenção ou detecção precoce do cancro nas gerações mais jovens e futuras.

O envelhecimento acelerado foi associado ao aumento da incidência de tumores sólidos em adultos jovens, de acordo com uma pesquisa apresentada na Reunião Anual de 2024 da Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR), realizada de 5 a 10 de abril.

Os pesquisadores analisaram os registros médicos de 148.724 pessoas com idades entre 37 e 54 anos que participam do UK Biobank.

Eles se concentraram em nove marcadores sanguíneos que demonstraram se correlacionar com a idade biológica:

Albumina

Uma proteína produzida pelo fígado que diminui com a idade

Creatinina

Um produto residual no sangue produzido pela digestão de proteínas e pela degradação do tecido muscular; uma medida da função renal. Níveis mais baixos se correlacionam com melhor longevidade.

Glicose

Com a idade, o açúcar no sangue permanece mais alto por mais tempo após as refeições.

Proteína c reativa (PCR)

Produzida pelo fígado em resposta à inflamação; níveis relativamente mais altos correspondem a um envelhecimento mais rápido

Porcentagem de linfócitos

A concentração desses glóbulos brancos relacionados à função imunológica tende a diminuir com a idade.

Volume corpuscular médio

Uma medida do tamanho médio dos glóbulos vermelhos, que aumenta com a idade

Amplitude de distribuição dos eritrócitos (RDW)

A diferença entre o tamanho dos menores e maiores glóbulos vermelhos de uma pessoa, que tende a aumentar com a idade

Fosfatase alcalina

Uma enzima produzida principalmente pelo fígado e ossos que tende a aumentar com a idade

Contagem de glóbulos brancos

O número de glóbulos brancos no limite superior da faixa normal no sangue pode corresponder a um maior envelhecimento.

Esses nove valores foram então inseridos em um algoritmo chamado PhenoAge, usado para calcular a idade biológica de cada pessoa. Os pesquisadores determinaram o envelhecimento acelerado comparando a idade biológica das pessoas com a idade cronológica.

Eles então verificaram os registros de câncer para ver quantos no grupo haviam sido diagnosticados com cânceres precoces, que os pesquisadores definiram como cânceres que aparecem antes dos 55 anos. Foram diagnosticados quase 3.200 tipos de câncer.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas nascidas em 1965 ou depois tinham 17% mais probabilidade de apresentar envelhecimento acelerado do que aquelas nascidas entre 1950 e 1954.

O que um envelhecimento mais rápido pode nos dizer sobre o risco de câncer?

O envelhecimento acelerado estava associado a um risco aumentado de câncer. As associações mais fortes foram observadas com câncer de pulmão, estômago, intestino e útero.

Em comparação com as pessoas que tiveram o menor envelhecimento mais rápido na amostra do Biobank, aquelas que obtiveram pontuações mais altas tiveram o dobro do risco de câncer de pulmão de início precoce, risco mais de 60% maior de tumor gastrointestinal e risco mais de 80% maior de câncer uterino.

Os resultados do estudo podem apontar para uma forma melhor de encontrar pessoas com maior risco de contrair cancro quando são jovens. Neste momento, os jovens adultos que não têm histórico familiar ou outro fator de risco não são regularmente examinados para a maioria dos tipos de cancro.

Estamos vendo cada vez mais cânceres, especialmente cânceres gastrointestinais e de mama, em indivíduos mais jovens. E se tivermos uma maneira de identificar quem corre maior risco de podemos recomendar a triagem em um momento diferente.

“Se conseguirmos encontrar pessoas que correm maior risco porque as suas células envelhecem mais rapidamente, também podemos visar e estimular intervenções no estilo de vida como nutrição, exercício e sono que são fundamentais para diminuir ou retardar ou envelhecimentos. Caber num vestido ou se preparar para o projeto verão não geram resultados bons no longo prazo quando passa a fase da empolgação” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Existem medicamentos que também parecem poder retardar o envelhecimento acelerado, chamados senolíticos, medicamentos que se acredita terem como alvo e eliminação de células danificadas e envelhecidas.

Neste momento, não está claro quem poderá beneficiar destes medicamentos, mas avaliações de envelhecimento acelerado como o PhenoAge poderão um dia ajudar a indicar aos médicos as pessoas que mais necessitam deles.

DOI: https://doi.org/10.1158/2159-8290.CD-NW2024-0021

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.