Image by Freepik

Vitamina C ajuda a massa muscular?

Rate this post
Image by Freepik

Um recente estudo mostra que os idosos que comem bastante vitamina C – comumente encontrada em frutas cítricas, frutas vermelhas e vegetais – têm a melhor massa muscular esquelética.

Isto é importante porque as pessoas tendem a perder massa muscular esquelética à medida que envelhecem – levando à sarcopenia (uma condição caracterizada pela perda de massa e função muscular esquelética), fragilidade e redução da qualidade de vida.

A partir dos 30 anos de idade as pessoas perdem um por cento da sua massa muscular esquelética todos os anos. Isso é um grande problema, porque pode levar à fragilidade e a outros resultados desfavoráveis, como sarcopenia, incapacidade física, diabetes tipo 2, redução da qualidade de vida e morte.

“Sabemos que o consumo de vitamina C está ligado à massa muscular esquelética. Ajuda a defender as células e tecidos que constituem o corpo contra substâncias potencialmente nocivas dos radicais livres e ainda auxilia na síntese de colágeno. Os radicais livres podem contribuir para a destruição dos músculos, acelerando assim o envelhecimento. Esse fato é ainda mais importante nas mulheres com lipedema e baixa massa muscular.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

O estudo utilizou dados de mais de 13.000 pessoas com idades entre 42 e 82 anos, que participam do Estudo EPIC (Investigação Prospectiva Europeia sobre Câncer e Nutrição) de Norfolk.

Eles calcularam a massa muscular esquelética e analisaram a ingestão de vitamina C a partir de um diário alimentar de sete dias. Eles também examinaram a quantidade de vitamina C no sangue.

As pessoas com as maiores quantidades de vitamina C na dieta ou no sangue tinham a maior massa muscular esquelética estimada, em comparação com aquelas com os valores mais baixos.

Outro dado interessante e preocupante do estudo foi que 60 por cento dos homens e 50 por cento das mulheres participantes não consumiam tanta vitamina C como deveriam, de acordo com as recomendações da Agência Europeia para a Segurança Alimentar.

Isso não significa que as pessoas que precisam de megadoses de vitamina C. Comer uma fruta cítrica, como uma laranja, todos os dias e acompanhar um vegetal na refeição será suficiente para a maioria das pessoas.

 

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.