Vamos falar sobre esta vitamina muito importante e pouco comentada
Embora existam oito vitaminas B diferentes, algumas recebem mais atenção do que outras. A vitamina B12 é a mais famosa e frequentemente destacada por seu papel em manter o sangue e as células nervosas saudáveis, a vitamina B6, também conhecida como piridoxina, tende a passar despercebida.
Como a maioria das vitaminas do complexo B, a B6 é essencial, o que significa que seu corpo não pode sintetizá-la – você precisa obter esse micronutriente vital de sua dieta.
O que o B6 faz no seu corpo
A vitamina B6 desempenha um papel em mais de 100 reações enzimáticas no corpo. Ajuda seu corpo a quebrar proteínas, carboidratos e gorduras que constroem músculos, fornecem energia e cumprem uma infinidade de tarefas essenciais. A vitamina B6 também ajuda:
- Manter seu sistema imunológico funcionando bem;
- Criar importantes substâncias químicas de sinalização cerebral (neurotransmissores), incluindo serotonina e dopamina;
- Produzir hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio nos glóbulos vermelhos.
As pessoas com disbiose intestinal, doença renal ou condições que impedem o intestino delgado de absorver nutrientes dos alimentos (síndromes de má absorção) são mais propensas a ter deficiência de vitamina B-6. Certos distúrbios autoimunes, alguns medicamentos para epilepsia e dependência de álcool também podem levar à deficiência de vitamina B-6.
“ Embora peixes, laticínios e aves estejam entre as fontes mais ricas de B6, essa vitamina também é encontrada em feijões, nozes e muitas frutas e vegetais. Então, se você come uma dieta de alta qualidade que inclui alimentos frescos e não processados, provavelmente está recebendo uma quantidade adequada de vitamina B6. Mas cada vez mais, algumas pessoas começaram a cortar carne, laticínios e peixes por razões de saúde ou ambientais. Se eles não substituírem por proteínas saudáveis à base de plantas, como legumes e nozes, podem correr o risco de níveis inadequados de vitamina B6. Isso está acontecendo com quase 15% da população. Sem vitamina B6 não temos neurotransmissores que nos deixam felizes e o sistema imunológico não funciona. Isso é tão importante que a vitamina B6 deve ser utilizada no tratamento de TPM.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Tomar um suplemento é uma maneira de ter certeza de que você está recebendo uma quantidade adequada de vitamina B6, juntamente com quantidades adequadas de outras vitaminas B. É claro que um suplemento não deve substituir uma dieta saudável, que também fornece muitas substâncias promotoras da saúde conhecidas como fitoquímicos não encontradas em pílulas.
Segurança e efeitos colaterais
Consumir vitamina B-6 através dos alimentos parece ser seguro, mesmo em quantidades excessivas.
Quando usada como suplemento em doses apropriadas, a vitamina B-6 provavelmente é segura.
No entanto, tomar muita vitamina B-6 de suplementos pode causar:
- Falta de controle muscular ou coordenação de movimentos voluntários (ataxia)
- Lesões cutâneas dolorosas e desfigurantes
- Azia e náusea
- Sensibilidade à luz solar (fotossensibilidade)
- Dormência
- Capacidade reduzida de sentir dor ou temperaturas extremas
- Interações medicamentosas
Verifique com seu médico antes de tomar vitamina B-6 se estiver usando algum medicamento.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment