young-european-lady-black-top-standing-with-ribbon-sign-her-chest-support-pink-october-females-combating-breast-cancer-anonymous-studio-shot-high-quality-photo-white-background_633478-510

Uma luz no tratamento de câncer de mama

Rate this post

Um novo estudo liderado por pesquisadores do UCLA Health Jonsson Comprehensive Cancer Center descobriu que o mel de Manuka poderia ser uma opção alternativa e natural para prevenção e tratamento do câncer de mama — particularmente para câncer de mama positivo para receptor de estrogênio (ER), o subtipo mais comum de câncer de mama que responde por cerca de 70–80% de todos os casos de câncer de mama.

Em experimentos pré-clínicos, os pesquisadores descobriram:

O mel de Manuka reduziu significativamente o crescimento do tumor em camundongos com células de câncer de mama positivas para ER em 84% sem afetar as células mamárias normais ou causar efeitos colaterais importantes.

Concentrações mais altas de mel de Manuka levaram a uma maior redução no crescimento de células cancerígenas.

O mel de Manuka reduziu os níveis de vias de sinalização que são reguladas positivamente no câncer, como AMPK/AKT/mTOR e STAT3, que estão envolvidas no crescimento e sobrevivência de células tumorais.

O mel de Manuka reduziu a proliferação de células cancerígenas, mas não afetou o crescimento de células epiteliais mamárias humanas normais, indicando que pode atingir células cancerígenas especificamente.

O mel de Manuka induziu apoptose ou morte celular de células de câncer de mama.

“O que me chamou a atenção no estudo foi que o mel de Manuka também aumentou a eficácia de tratamentos existentes, como o tamoxifeno, um medicamento antiestrogênio comumente usado na terapia de câncer de mama ER-positivo, quando usados juntos. Ele poderia ser um adjuvante potente no tratamento das mulheres com lipedema.” – Analisa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Há uma necessidade urgente de tratamentos alternativos para ajudar a prevenir o desenvolvimento de resistência endócrina e melhorar a sobrevivência do câncer de mama a longo prazo. A resistência endócrina é um fator importante que contribui para que o câncer de mama seja a principal causa de mortes relacionadas ao câncer entre mulheres em todo o mundo.

O mel de Manuka, há muito conhecido por suas propriedades antimicrobianas e antioxidantes, também é rico em compostos como flavonoides, fitoquímicos, carboidratos complexos, vitaminas, aminoácidos e minerais. Esses compostos demonstraram potencial anticâncer ao nível molecular ao inibir vias ativadas no câncer que induzem proliferação, crescimento e metástase de células tumorais. Os pesquisadores teorizam que um dos mecanismos de ação do mel de Manuka é bloquear os receptores de estrogênio, tornando-o potencialmente eficaz como um nutracêutico contra o câncer de mama sensível a hormônios.

Estudo

Para entender o potencial do mel de Manuka como um tratamento natural para câncer de mama, a equipe de pesquisa conduziu uma série de experimentos em camundongos e em linhagens de células de câncer de mama MCF-7 ER-positivas e MDA-MB-231 triplo-negativas, que representam dois dos tipos mais comuns de câncer de mama. Nesses modelos, a administração oral de mel de Manuka resultou em uma redução significativa no crescimento do tumor em comparação aos grupos de controle. Essa inibição significativa da progressão do tumor ressalta a eficácia potencial do mel como um tratamento para prevenção ou tratamento do câncer.

Futuro

As descobertas sugerem que o mel de Manuka poderia ser potencialmente desenvolvido em um suplemento natural ou mesmo um tratamento autônomo para câncer de mama ER-positivo, particularmente para pacientes que apresentam resistência às terapias tradicionais.

“As descobertas fornecem esperança para o desenvolvimento de uma alternativa natural e menos tóxica à quimioterapia tradicional. Não adianta insistir em tratamentos que acabam com a qualidade de vida da pessoa. Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente os benefícios dos compostos naturais na terapia do câncer, este estudo estabelece uma base sólida para futuras explorações nesta área”. – Afirma.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.