tamara-super-fruta-984×656-

Tamaras: Saiba mais sobre essa super fruta

Rate this post

As tâmaras vêm das tamareiras, que crescem em climas tropicais. Embora as tâmaras possam ser consumidas frescas da árvore, elas são mais fáceis de encontrar em sua forma desidratada (seca).

As tâmaras são carregadas com açúcares naturais, portanto, secá-las apenas intensifica seu sabor doce de caramelo. Mas só porque são açucarados não significa que sejam ruins para você. As tâmaras têm muitos benefícios e são repletas de nutrientes de que seu corpo precisa.

As tâmaras têm um excelente perfil nutricional.

Por serem secas, seu conteúdo calórico é maior do que a maioria das frutas frescas. O conteúdo calórico das tâmaras é semelhante ao de outras frutas secas, como passas e figos.

A maioria das calorias das tâmaras vem dos carboidratos. O resto é de uma quantidade pequena de proteína. Apesar de suas calorias, as tâmaras contêm algumas vitaminas e minerais importantes, além de uma quantidade significativa de fibras.

Uma porção de 100 gramas de tâmaras fornece os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 277
  • Carboidratos: 75 gramas
  • Fibra: 7 gramas
  • Proteína: 2 gramas
  • Potássio: 696mg
  • Magnésio: 54mg
  • Cobre: 0,362mg
  • Manganês: 0,296mg
  • Vitamina B6: 0,249mg

São ricas em fibras
Obter fibra suficiente é importante para sua saúde geral.

Com quase 7 gramas de fibra em uma porção de 100g, incluir tâmaras em sua dieta é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de fibras.

A fibra pode beneficiar sua saúde digestiva, evitando a constipação. Promove movimentos intestinais regulares, contribuindo para a formação de fezes.

Em um estudo, 21 pessoas que consumiram 7 tâmaras por dia durante 21 dias experimentaram melhorias na frequência das fezes e tiveram um aumento significativo nos movimentos intestinais em comparação com quando não comeram tâmaras.

Além disso, a fibra nas tâmaras pode ser benéfica para o controle do açúcar no sangue. A fibra retarda a digestão e pode ajudar a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito depois de comer.

Por esse motivo, as tâmaras têm um baixo índice glicêmico (IG), que mede a rapidez com que o açúcar no sangue sobe depois de comer um determinado alimento

“Obter muita fibra de vegetais e frutas como tâmaras também pode ajudar a melhorar a saúde do coração, mater os níveis de açúcar no sangue estáveis, baixar os níveis de colesterol (LDL) e colesterol total, prevenir o ganho de peso e a obesidade, reduz o risco de câncer colorretal, derrame, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares além de melhorar a flora intestinal.” – Afirma o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

As tâmaras são ricas em antioxidantes

As tâmaras fornecem vários antioxidantes que trazem vários benefícios à saúde, incluindo um risco reduzido de várias doenças.

Os antioxidantes protegem suas células dos radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar reações prejudiciais em seu corpo e levar a doenças.

Em comparação com tipos semelhantes de frutas, como figos e ameixas secas, as tâmaras parecem ter o maior teor de antioxidantes.

Aqui está uma visão geral dos três antioxidantes mais potentes nas tâmaras:

Flavonoides: Os flavonoides são poderosos antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação e foram estudados quanto ao seu potencial para reduzir o risco de diabetes, doença de Alzheimer e certos tipos de câncer

Carotenóides: Os carotenóides comprovadamente promovem a saúde do coração e também podem reduzir o risco de distúrbios relacionados aos olhos, como a degeneração macular

Ácido fenólico: Conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, os ácidos fenólicos podem ajudar a diminuir o risco de câncer e doenças cardíacas.

Diminui o risco de demência
Comer tâmaras pode ajudar a melhorar a função cerebral.

Estudos de laboratório descobriram que as tâmaras são úteis para diminuir os marcadores inflamatórios, como a interleucina 6 (IL-6), no cérebro. Altos níveis de IL-6 estão associados a um risco maior de doenças neurodegenerativas como Alzheimer

Além disso, outros estudos, incluindo estudos com animais, mostraram que as tâmaras são úteis para reduzir a atividade das proteínas beta-amilóides, que podem formar placas no cérebro.

“Quando as placas se acumulam no cérebro, elas podem perturbar a comunicação entre as células cerebrais, o que pode levar à morte das células cerebrais e à doença de Alzheimer.” – Informa

Ajuda no parto normal

As tâmaras foram estudadas por seu potencial para promover e facilitar o trabalho de parto tardio em mulheres grávidas.

Comer essas frutas durante as últimas semanas de gravidez pode promover a dilatação cervical e diminuir a necessidade de trabalho de parto induzido. Eles também podem ser úteis para reduzir o tempo de trabalho de parto.

Uma meta-análise de 2011, que analisou estudos em que grávidas comiam tâmaras, descobriu que aquelas que comiam tâmaras ficavam em trabalho de parto por menos tempo do que aquelas que não as comiam.

Um estudo com 91 mulheres grávidas evidenciou que as mulheres que consumiram 70 a 76 gramas de tâmaras diariamente a partir da 37ª semana de gravidez tiveram um trabalho de parto ativo por uma média de 4 horas a menos do que aqueles que não comeram tâmaras .

Embora comer tâmaras pareça ajudar a promover o trabalho de parto e reduzir sua duração, mais pesquisas são necessárias para confirmar esses efeitos.

O papel que as tâmaras podem ter na gravidez provavelmente se deve a compostos que se ligam aos receptores de ocitocina e parecem imitar os efeitos da ocitocina no corpo. A ocitocina é um hormônio que causa contrações durante o parto.

Dica
São uma alternativa mais saudável ao açúcar refinado

Quer comer menos açúcar?

Faça uma pasta de tâmaras misturando as tâmaras com água no liquidificador. Para usar como substituto do açúcar, troque-o na proporção de 1: 1 – portanto, se sua receita exigir 1 xícara de açúcar, use 1 xícara de pasta de tâmaras. Você não perderá nada da doçura enquanto ganha antioxidantes e fibras!

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.