Um novo estudo descobriu que mulheres na pós-menopausa que receberam terapia hormonal durante a perimenopausa envelhecem mais lentamente do que mulheres que não receberam.
De acordo com o estudo, os efeitos positivos da terapia hormonal diminuem em grande parte o impacto negativo do envelhecimento principalmente em mulheres com baixo status socioeconômico.
Os autores do estudo analisaram dados de uma coorte de 117.763 mulheres na pós-menopausa registradas no UK Biobank. Destas, 47.461 mulheres (40,3%) usaram terapia hormonal (TH) em algum momento de suas vidas.
Os dados revelaram que elas exibiram menos indicações de envelhecimento do que mulheres que nunca a usaram.
O efeito “antienvelhecimento” mais forte foi encontrado em mulheres que usaram TH a partir dos 48,4 anos e por quatro a oito anos.
As mulheres que se beneficiaram mais profundamente da TH foram aquelas de menor status socioeconômico (SES), enquanto o efeito foi menos dramático em mulheres de rendas mais altas, que normalmente envelheceram mais lentamente, independentemente de usarem TH ou não.
“O estudo diz que o momento da vida de uma mulher em que a reposição hormonal tem mais probabilidade de ser benéfica é durante a perimenopausa. A perimenopausa são os anos que precedem diretamente a ausência de óvulos e a cessação da menstruação. As evidências atuais sugerem que a perimenopausa ou climatério se inicia de 8-10 anos antes da menopausa. Existe um envelhecimento natural dos ovários. De mês para mês, a produção de estrogênio pelos ovários é altamente variável. Em um mês de baixa produção de estrogênio, elas podem começar a ter secura vaginal, sintomas vasomotores, irritabilidade e fadiga. Essas mulheres se beneficiam da reposição hormonal consciente.” – Afirma o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Nesse período as mulheres podem não menstruar por três meses e, quando menstruam, o sangramento pode durar de duas a três semanas.
A principal função da reposição hormonal nesse período é ajudar a suavizar sua transição para a menopausa.
Neste estudo, mulheres na pós-menopausa com uso histórico de TH eram biologicamente mais jovens do que aquelas que não recebiam TH, com uma associação mais evidente observada naquelas com baixo SES. A discrepância biológica do envelhecimento mediou a associação entre TH e diminuição da mortalidade. Promover TH em mulheres na pós-menopausa pode ser importante para o envelhecimento saudável.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment