hand-holding-fish-oil-omega-3-capsules

Qual o melhor horário para tomar vitamina D?

Rate this post

A vitamina D é uma vitamina extremamente importante, mas é encontrada em poucos alimentos e é difícil de obter apenas através da dieta.

Image by Freepik

Hoje todo mundo sabe que a vitamina D é muito importante. Os suplementos de vitamina D devem ser tomados com alimentos para maximizar a absorção.

Como uma grande percentagem da população mundial está em risco de deficiência, a vitamina D é um dos suplementos nutricionais mais comumente utilizado

No entanto, muitos fatores podem influenciar a sua eficácia, incluindo quando e como você toma a sua dose diária.

“A vitamina D se difere das outras vitaminas porque é considerada um hormônio e é produzida pela pele como resultado da exposição solar. Obter vitamina D suficiente é essencial para a saúde, pois ela desempenha um papel na função imunológica, na saúde óssea, na saúde mental e muito mais. No entanto, a maioria das pessoas apresenta deficiência de vitamina d tanto por falta de ingesta e produção quanto por excesso de consumo devido à inflamação crônica. Quanto mais gordura no corpo, como nas mulheres com lipedema, maior a chance da pessoa apresentar deficiência de vitamina d por consumo. Por isso, a suplementação é fundamental” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

A suplementação é uma maneira fácil e eficaz de atender às suas necessidades de vitamina D, especialmente se você corre risco de deficiência.

A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura, o que significa que não se dissolve na água e é melhor absorvida na corrente sanguínea quando combinada com alimentos ricos em gordura.

Por esse motivo, é recomendado tomar suplementos de vitamina D durante as refeições para aumentar a absorção.

De acordo com um estudo mais antigo, tomar vitamina D com a maior refeição do dia aumentou os níveis sanguíneos de vitamina D em cerca de 50% após apenas 2–3 meses.

Num outro estudo com adultos mais velhos, consumir vitamina D juntamente com uma refeição rica em gordura aumentou os níveis sanguíneos de vitamina D em 32% após 12 horas, em comparação com uma refeição sem gordura.

Abacates, nozes, sementes, laticínios integrais e ovos são fontes nutritivas de gordura que ajudam a aumentar a absorção de vitamina D.

Muitas pessoas preferem tomar suplementos como vitamina D logo pela manhã. Não só é mais conveniente, mas também é mais fácil lembrar suas vitaminas pela manhã do que no final do dia. Além disso, tomar a vitamina D no café da manhã seria o mais fisiológico possível.

Por esse motivo, talvez seja melhor adquirir o hábito de tomar o suplemento de vitamina D com um café da manhã nutritivo.

Tomar no final do dia pode afetar o sono

Vários estudos associam baixos níveis de vitamina D no sangue a um maior risco de distúrbios do sono, pior qualidade do sono e redução da duração do sono.

Por outro lado, um estudo 2013 sugeriu que níveis mais elevados de vitamina D no sangue podem estar ligados a níveis mais baixos de melatonina – o hormônio responsável pela regulação do ciclo do sono – em pessoas com esclerose múltipla.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.