1. Cúrcuma
A cúrcuma é uma especiaria que vem da planta açafrão (açafrão-da-terra). Seu principal ingrediente ativo é a curcumina que dá o tom amarelado.
O segredo da cúrcuma está nos benefícios da curcumina. A curcumina tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e neuroprotetoras. Existem diversos estudos mostrando que ela pode ajudar no tratamento de doenças nas quais a inflamação desempenha um papel importante como artrite, lipedema, síndrome do intestino irritável, depressão e demência por exemplo.
2. Alimentos fermentados
A variedade de alimentos fermentados é abundante. Você os prepara combinando leite, vegetais ou outros ingredientes crus com microorganismos, como leveduras e bactérias.
Diversos estudos mostram que os alimentos fermentados protegem o cérebro, melhoram a memória e retardam o declínio cognitivo, e iniciaram-se estudos para auxílio no tratamento oncológico.
Iogurte rico em probióticos e outros alimentos fermentados deveriam fazer parte da sua alimentação.
3. Nozes
Os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes dos ácidos graxos ômega-3 contidos nas nozes são uma grande promessa para melhorar o pensamento e a memória.
Por outro lado, as nozes obtêm gorduras e óleos saudáveis de que nosso cérebro precisa para funcionar bem, juntamente com vitaminas e minerais essenciais, como o selênio da castanha-do-pará.
Um recente estudo encontraram uma correlação entre o consumo de nozes (0.5 porção por dia) ajuda evitar o ganho de peso e a obesidade.
4. Chocolate amargo (70%)
O chocolate amargo também contém muitos antioxidantes e é altamente benéfico.
Junto com a atividade física, o chocolate 70% pode ser um grande aliado no combate a depressão que afeta tanto homens quanto mulheres e está com uma incidência crescente no mundo todo.
Estudos relacionaram a ingestão moderada de chocolate a um menor risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes.
O motivo de tudo isso de proteção pode ser porque os grãos do cacau são ricos em flavonóides, um tipo de nutriente também encontrado em algumas frutas, vegetais e chá. A pesquisa relacionou os flavonóides à redução da pressão arterial e à melhora da saúde do coração.
5. Abacate
O abacate é uma excelente fonte de gordura saudável e apresenta quantidades relativamente altas de magnésio, importantes para o funcionamento do cérebro.
Inúmeros estudos sugerem que a depressão e envelhecimento do cérebro estão relacionados à falta de magnésio e gorduras saudáveis.
6. Vegetais de folhas verdes escuras
Os vegetais crucíferos são nutritivos e repletos de antioxidantes, vitaminas e fibras. O ideal seria comer meia xícara de um vegetal todos os dias.
São eles: brócolis, rúcula, couve-flor, couve, repolho, agrião, mostarda e nabo.
Além de ajudar quem ter dor e diabetes, podem ser úteis para atletas e mulheres que precisam controlar o estrógeno.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment