Todo momento temos informação de um novo tipo de dieta e plano alimentar que irá ajudar as pessoas a serem mais saudáveis. No entanto, será que existe algum nutriente que seria fundamental para uma dieta anti-inflamatória?
Um novo estudo australiano identificou por que uma dieta rica em magnésio é MUITO importante para nossa saúde, reduzindo o risco de danos ao DNA e doenças degenerativas crônicas.
No estudo, os pesquisadores mediram amostras de sangue de 172 adultos de meia-idade, encontrando uma forte ligação entre baixos níveis de magnésio e altas quantidades de um aminoácido genotóxico chamado homocisteína.
Essa combinação tóxica danifica os genes do corpo, tornando as pessoas mais suscetíveis à doença de Alzheimer e Parkinson, doenças gastrointestinais, uma variedade de cânceres e diabetes.
Grãos integrais, vegetais de folhas verde-escuras, nozes, feijões e chocolate amargo são todos alimentos ricos em magnésio, que ajudam o corpo a produzir energia, construir dentes e ossos, regular o açúcar no sangue e a pressão arterial e garantir que o coração, os músculos e os rins funcionem corretamente.
“Uma baixa ingestão de magnésio (menos de 300 mg por dia) pode aumentar o risco de muitas doenças, esse estudo mostrou uma correlação direta entre baixos níveis de magnésio no sangue e aumento de danos ao DNA. Os níveis sanguíneos de magnésio, homocisteína, folato e vitamina B12 foram medidos, mostrando uma correlação inversa entre magnésio e homocisteína e uma correlação positiva entre magnésio, folato e vitamina B12. Isso indica que níveis suficientemente altos de magnésio no sangue são essenciais para proteger nossos genes da toxicidade causada pela homocisteína, que aumenta quando o folato e a vitamina B12 são deficientes. Além de lesão do DNA, a homocisteína causa lesões cardiovasculares e trombose. Isso é ainda mais importante nas mulheres com lipedema que podem apresentar níveis mais elevados de homocisteína.” – Afirma o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
O magnésio está envolvido em mais de 300 reações metabólicas essenciais, incluindo produção de energia, regulação da pressão arterial, transmissão de sinais nervosos e contração muscular. Nenhum ser vivo, incluindo as plantas consegue manter a homeostase sem magnésio.
Infelizmente, boa parte da população hoje apresenta deficiência de magnésio e nem imagina.
A deficiência crônica de magnésio prejudica a capacidade do corpo de produzir energia, causando envelhecimento acelerado dos tecidos e tornando as pessoas mais suscetíveis ao início precoce de muitas doenças.
O magnésio é o quarto mineral mais abundante presente no corpo humano.
Mais de 600 enzimas o requerem como um cofator e quase 200 o requerem para ativar processos críticos no corpo.
Ingerir e saber o seu nível de magnésio no sangue (embora seja um íon intracelular) são fundamentais, para um envelhecimento saudável e prevenção de doenças crônicas.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment