Image by Freepik

Lipedema e vitamina D | Qual o papel da lipoaspiração?

Rate this post

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel e como tal é armazenada no tecido adiposo.

Image by Freepik

Ela apresenta uma correlação inversa com o IMC e a gordura corporal, por isso a deficiência sérica de vitamina D pode ser frequentemente observada em pacientes com lipedema. A deficiência de vitamina D é a deficiência mais comum em pacientes obesos em todo o mundo, com uma prevalência de 80–90%.

Embora não tenha evidência científica para tal, a lipoaspiração é considerada uma forma de tratamento de lipedema. Sem dúvidas a cirurgia de lipoaspiração melhora o quadro de dor da paciente, mas a cirurgia não trata a inflamação da mulher com lipedema, podendo piorar o quadro clínico da paciente caso ocorra reganho de peso pós-lipoaspiração.

Um recente estudo austríaco avaliou o impacto da lipoaspiração nos níveis séricos de vitamina d em mulheres com lipedema. No estudo eles avaliaram a vitamina D pré e pós-operatória, foram identificadas 213 lipoaspirações em 100 pacientes com lipedema no período do estudo. Após exclusão por falta de dados, foram incluídas 45 lipoaspirações em 36 pacientes que preencheram todos os critérios.

Foram analisadas 35 lipoaspirações em membros inferiores e 10 lipoaspirações em membros superiores. Todas os pacientes incluídas eram mulheres caucasianas e não se expuseram excessivamente ao sol ou substituíram a vitamina D de forma independente de acordo com a anamnese.

A média de idade das pacientes era de 38 anos, com a mais nova apresentando 19 anos e a mais idosa 71 anos. O volume médio aspirado foi de 6.600mL.

A média do nível sérico da vitamina D antes do procedimento era de 30,1 e a média pós lipoaspiração foi de 21,9.

“A lipoaspiração teve um impacto significativo nas alterações pós-operatórias dos níveis de vitamina D. Os achados também foram significativos quando se analisaram áreas tratadas separadamente (extremidades superiores e extremidades inferiores). Assim, a diminuição da vitamina D após a lipoaspiração foi significativa, independentemente do local da lipoaspiração.

Além disso, a queda da vitamina D não era proporcional ao volume aspirado. Ou seja, sempre que ocorria a lipoaspiração a vitamina D apresentava queda. Isso pode ter um impacto grande no seguimento destas mulheres que estão operando inflamadas e sem seguimento nenhum.” – Alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Hoje estão criminalizando o estrogênio e a gordura, mas eles são fundamentais para a saúde e bem-estar da mulher. Infelizmente poucos médicos compreendem isso e a saúde de muitas mulheres está sendo prejudicada no longo prazo.

O tecido adiposo desempenha um papel significativo no fornecimento e distribuição de energia e é essencial no armazenamento de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina D. Sua bioatividade inclui a redução de processos inflamatórios, a regulação neuromuscular e também a absorção de cálcio, mineral essencial na osteossíntese. A deficiência de vitamina D pode levar à diminuição das respostas imunológicas, fraqueza muscular, osteoporose, doenças cardiovasculares, demência, câncer, doenças autoimunes e aumento das taxas de fraturas.

Perda de peso por meio de mudança de estilo de vida ou cirurgia bariátrica aumentam os níveis séricos de vitamina D, mas a lipoaspiração não deve ser considerada como um método de perda de peso.

Para operar qualquer mulher com lipedema deve-se realizar o tratamento clínico prévio com controle da inflamação e correção de qualquer deficiência como ferro e vitamina D.

Isso diminui o risco de qualquer complicação e permite um bom seguimento pós-procedimento

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.