Free-Photo-Foto-grátis-sementes-de-linho-linhaça-superfood-saudável-conceito-de-comida-orgânica

Linhaça: um superalimento!

Rate this post

O consumo de linhaça não é novo. Arqueólogos encontraram fibras de linhaça que datam de 30.000 anos.

Com seu sabor suave de nozes e consistência crocante, a linhaça é um ingrediente versátil que pode realçar o sabor e a textura de quase todas as receitas.

Uma maneira de usar essa semente é misturá-la no meu shake matinal. Também é um excelente complemento para massa de panqueca, tapioca, hambúrgueres vegetarianos caseiros e até aveia durante a noite.

Existem dois tipos, marrom e dourado, ambos igualmente nutritivos.

Uma colher de sopa (7 gramas) de semente de linhaça moída contém:

  • Calorias: 37;
  • Carboidratos: 2 gramas;
  • Gordura: 3 gramas;
  • Fibra: 2 gramas;
  • Proteína: 1,3 gramas;
  • Tiamina: 10% do valor diário (DV);
  • Cobre: 9% do DV;
  • Manganês: 8% do DV;
  • Magnésio: 7% do DV;
  • Fósforo: 4% do DV;
  • Selênio: 3% do DV;
  • Zinco: 3% do DV;
  • Vitamina B6: 2% do DV;
  • Folato: 2% do DV;

A linhaça é particularmente rica em tiamina, uma vitamina B que desempenha um papel fundamental no metabolismo energético, bem como na função celular. É também uma ótima fonte de cobre, que está envolvido no desenvolvimento do cérebro, na saúde imunológica, no metabolismo do ferro e síntese de colágeno.

Outros benefícios:

Omega-3

A linhaça está repleta de ácido alfa-linolênico (ALA), um tipo de ácido graxo que beneficia a saúde do coração. O peixe é notoriamente a melhor fonte de ômega-3, mas algumas plantas também contêm um forte teor de ALA. A linhaça é a fonte vegetal mais rica em ALAs, o que o torna uma ótima opção tanto para vegetarianos quanto para onívoros.

Lignanas

Trata-se de um tipo de fitoestrógeno, um grupo de compostos que estão associados a um risco reduzido de desenvolvimento de osteoporose, doenças cardíacas e câncer de mama. As lignanas também possuem propriedades antioxidantes. Uma dieta rica em lignana pode ajudar a prevenir doenças como doenças cardíacas e câncer. A linhaça contém 75 a 800 vezes mais lignanas do que outros alimentos vegetais.

“As lignanas têm uma potente ação anti-oxidante, anti-inflamatória, anti-aterosclerótica e um potencial anti-estrogênico grande, sugerindo assim a capacidade de reduzir o risco e proteger contra o câncer e auxiliar no tratamento do lipedema. Associado as lignanas a linhaça apresenta uma grande quantidade de fibras que irão ajudar a prevenção de câncer e melhorar a microbiota intestinal. Na verdade, toda mulher deveria ingerir linhaça atualmente. Cada vez queremos menos remédios.” – Sugere o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Fibra

A linhaça contém dois tipos de fibra – solúvel e insolúvel – que são fermentadas pelas bactérias no intestino para apoiar a saúde intestinal e melhorar a regularidade intestinal.

Enquanto a fibra solúvel absorve água no intestino e retarda a digestão, o que pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e reduzir o colesterol, a fibra insolúvel adiciona volume às fezes, o que pode prevenir a constipação e promover movimentos intestinais regulares.

Proteína

A linhaça é uma boa fonte de proteína vegetal de alta qualidade, comparável à soja sem os fitoestrógenos da soja.

Potássio

O potássio é um mineral importante para o funcionamento celular e muscular e ajuda a manter a pressão arterial normal. A linhaça tem mais potássio do que as bananas!

Como comprar linhaça

A linhaça tem 3 apresentações:

Semente

A linhaça inteira tem a vida útil mais longa, mas é difícil para o seu corpo se decompor. Você terá primeiro moer em um processador de alimentos ou moedor de café. Caso contrário, todos esses nutrientes entrarão por um lado e sairão pelo outro.

Farinha

A melhor forma de comprar, mas tem uma vida útil mais curta do que as sementes inteiras. Verifique a data de validade e compre apenas o que puder usar antes que expirem. Você também pode armazenar a farinha na geladeira para evitar que estrague. Fora da validade a farinha de linhaça terá um cheiro azedo e um sabor amargo.

Óleo

O óleo de linhaça é rico em ácidos graxos, mas carece da fibra da semente de linhaça. É uma maneira conveniente de aumentar a ingestão de ômega-3, mas não contém todos os benefícios da linhaça moída. E tem prazo de validade ainda menor, então fique de olho no prazo de validade.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.