mushroom-coffee-wooden-background_803126-1950

Cogumelo chaga. Você já ouviu falar?

5/5 - (1 vote)

Os cogumelos Chaga podem ser bons para estimular o sistema imunológico, combater o câncer e reduzir o colesterol. Você pode consumir este fungo rico em antioxidantes como chá ou suplemento.

O cogumelo Chaga é um tipo de fungo comumente encontrado em bétulas em climas frios, têm uma aparência rochosa. É usado na medicina popular para várias doenças no norte da Europa. Os cogumelos chaga são comestíveis, mas eles não têm o gosto dos cogumelos tradicionais devido ao seu sabor amargo, a maioria das pessoas bebe o cogumelo chaga como chá. Eles também são ricos em fibras e pobres em calorias!

Você não irá encontrá-los em supermercados normais, somente em lojas especializadas ou de produtos naturais. Os suplementos de cogumelo Chaga vêm na forma de comprimidos, cápsulas ou pó.

Normalmente encontrado na Sibéria, tem sido usado ao longo da história para aumentar a imunidade graças ao fato de serem cheios de antioxidantes.

Benefícios do Cogumelo Chaga:

1. Reduz a inflamação

Rico em antioxidantes, os cogumelos chaga ajudam a combater a inflamação.

Um estudo mostra que os cogumelos chaga podem não apenas ajudar a reduzir a inflamação, mas também combater bactérias nocivas. Ao promover a formação de citocinas benéficas, proteínas especializadas que regulam o sistema imunológico, o cogumelo chaga estimula os glóbulos brancos, que são essenciais para combater bactérias ou vírus nocivos.

Como resultado, este cogumelo pode ajudar a combater infecções – desde pequenos resfriados até doenças graves.

Além disso, outros estudos em animais e em tubos de ensaio demonstram que o chaga pode prevenir a produção de citocinas prejudiciais, que desencadeiam inflamação e estão associadas a doenças.

2. Combate o câncer

Muitos estudos mostram o potencial dos cogumelos chaga em retardar o crescimento de células cancerígenas.

“Um estudo experimental evidenciou que o uso do suplemento de chaga resultou numa redução de 60% no tamanho do tumor de pulmão. Em outros estudos, o extrato de chaga preveniu o crescimento do câncer nas células do fígado humano. Resultados semelhantes foram observados com células cancerígenas do pulmão, mama, próstata e cólon. Provavelmente isso é devido ao antioxidante triterpeno. Estudos in vitro revelam que o extrato muito concentrado de triterpeno pode ajudar a matar células cancerígenas.” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

São necessários estudos em humanos para tirar conclusões sólidas sobre o potencial anticancerígeno do chaga.

3. Reduz açúcar no sangue

Para aquelas pessoas com resistência à insulina, síndrome do ovário policístico ou diabetes tipo 2, o uso do cogumelo chaga pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a resistência à insulina.

Vários estudos mostram o potencial – uma redução de até 31% nos níveis de açúcar no sangue – mas também são necessárias mais pesquisas, especialmente em humanos.

4. Reduz o colesterol

O extrato de Chaga também pode beneficiar os níveis de colesterol, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Num estudo de oito semanas em ratos com colesterol elevado, o extracto de chaga reduziu o colesterol LDL “mau”, o colesterol total e os triglicéridos, ao mesmo tempo que aumentou os níveis de antioxidantes.

Estudos semelhantes deram os mesmos resultados e observaram que – além de reduzir o colesterol LDL “ruim” – o chaga aumenta o colesterol HDL “bom” (17, 18).

Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes presentes no chaga são responsáveis pelos seus efeitos sobre o colesterol.

5. Emagrecimento

Por ser rico em fibras, pobre em calorias e ter efeito antioxidante, o cogumelo chaga ajuda a combater a inflamação do corpo e melhorar a microbiota intestinal, ajudando no processo de perda de peso. Além disso, o cogumelo contém um composto chamado ácido betulínico, que pode ajudar a reduzir os estoques de gordura no corpo, ao mesmo tempo que suprime o apetite.

“Se for associado com probiótico Lactobacillus acidophilus pode ter seu efeito potencializado.” – Indica.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.