O que é isso? Vale a pena tomar? E se eu tiver lipedema?
O nosso corpo absorve e produz naturalmente todos os tipos de substâncias importantes, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes. Eles mantêm o seu corpo saudável e funcionando corretamente. Mas, em certos momentos, podemos desenvolver deficiências e precisar tomar suplementos para corrigir um déficit. A possibilidade de ser necessário suplementar aumentar conforme envelhecemos.
Um dos suplementos mais populares é o Coenzima Q10 (CoQ10), que alguns estudos descobriram ser uma solução promissora para alguns problemas de saúde.
A CoQ10 é um antioxidante lipossolúvel que o corpo produz naturalmente e está presente em todas as células mas com maiores concentrações em organelas chamadas mitocôndrias. As mitocôndrias são estruturas especializadas que produzem trifosfato de adenosina (ATP), que é a principal fonte de energia usada por suas células.
CoQ10 desempenha alguns papéis críticos no corpo. Tem associações com energia, protegendo as células e proporcionando benefícios para o coração.
Como antioxidante, a CoQ10 também protege as células do corpo, neutralizando os radicais livres, reduzindo o estresse oxidativo no corpo. O estresse oxidativo pode causar dano tecidual, inflamação e apoptose celular ou morte celular. Existem ligações entre o estresse oxidativo e uma série de distúrbios, incluindo a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.
Os níveis naturais de CoQ10 diminuem com a idade. Os cientistas identificaram associações entre a deficiência de CoQ10 e doenças cardíacas e câncer.
“Existem duas formas diferentes de CoQ10 em seu corpo: ubiquinona e ubiquinol. A ubiquinona é convertida em sua forma ativa, ubiquinol, que é então prontamente absorvida e utilizada pelo corpo. Além de ser produzida naturalmente pelo seu corpo, a CoQ10 pode ser obtida através de alimentos, incluindo ovos, peixes gordurosos, carnes de órgãos, nozes e aves. Embora nosso corpo produza CoQ10, vários fatores podem esgotar seus níveis. Por exemplo, a taxa de sua produção diminui significativamente com a idade, o que está associado ao aparecimento de condições relacionadas à idade, como doenças cardíacas e declínio cognitivo. Outras causas de depleção de CoQ10 incluem uso de medicamentos como estatina.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
A suplementação com CoQ10 demonstrou neutralizar os danos ou melhorar as condições relacionadas à deficiência desse importante composto.
Além disso, como está envolvido na produção de energia, os suplementos de CoQ10 demonstraram aumentar o desempenho atlético e diminuir a inflamação em pessoas saudáveis que não são necessariamente deficientes.
No entanto, determinar uma deficiência pode ser difícil porque isso não aparece necessariamente em um exame de sangue. A quantidade de CoQ10 em seu sangue não reflete necessariamente a quantidade em seus tecidos e células. Seus níveis sanguíneos de CoQ10 podem estar na faixa normal, mas você ainda pode ser deficiente.
Suplementos de CoQ10 não são necessários para todos. Se você tem uma dieta balanceada e se é jovem e saudável, provavelmente tem CoQ10 suficiente em seu corpo. Os suplementos podem ser úteis se houver uma deficiência de CoQ10. Embora os estudos sobre a eficácia da CoQ10 tenham tirado conclusões diferentes, os suplementos são geralmente considerados úteis para algumas condições específicas.
Enxaqueca
Quando usado sozinho ou em combinação com outros nutrientes, como magnésio e riboflavina, o CoQ10 demonstrou melhorar os sintomas da enxaqueca.
Também foi encontrado para aliviar dores de cabeça, reduzindo o estresse oxidativo e a produção de radicais livres, que podem desencadear enxaquecas.
Um estudo duplo cego randomizado evidenciou que a CoQ10 diminui a inflamação em seu corpo e melhora a função mitocondrial, o que ajuda a reduzir a dor associada à enxaqueca.
Um estudo de três meses em 45 mulheres demonstrou que aquelas tratadas com CoQ10 experimentaram reduções significativas na frequência, gravidade e duração das enxaquecas, em comparação com um grupo placebo.
Doença cardíaca
Os suplementos de CoQ10 são potencialmente benéficos para pessoas que vivem com doenças cardíacas. Em um estudo de longo prazo, as pessoas que vivem com insuficiência cardíaca moderada a grave que tomaram suplementos diários de CoQ10 tiveram um risco reduzido – especificamente 42% – de ter seu primeiro evento cardiovascular adverso importante (MACE). Esses eventos incluem uma hospitalização súbita por insuficiência cardíaca ou morte cardiovascular.
Os participantes também tiveram um risco reduzido de mortes relacionadas ao coração (43%) e morte por todas as causas (42%).
Um outro estudo duplo cego resultou em resultados semelhantes em redução de sintomas, internações e eventos maiores cardiovasculares.
“A suplementação de CoQ10 é uma adição e não substitui, os tratamentos convencionais!”
Estatinas
As estatinas são comumente prescritas para ajudar a diminuir o colesterol e elas diminuem os níveis de CoQ10. Em algumas pessoas, as estatinas podem causar efeitos colaterais, como dores musculares, fraqueza ou cãibras.
Um estudo de 2018 descobriu que os suplementos de CoQ10 usados em conjunto com outros tratamentos reduziram a dor e a fraqueza muscular. Além disso, um estudo de 2013 descobriu que os suplementos de CoQ10 reduziram a inflamação em pessoas com doença arterial coronariana que tomavam estatinas.
Envelhecimento
Como mencionado acima, os níveis de CoQ10 diminuem naturalmente com a idade.
Felizmente, os suplementos podem aumentar seus níveis de CoQ10 e podem até melhorar sua qualidade de vida geral.
Um estudo de 2014 evidenciou que adultos mais velhos com níveis sanguíneos mais altos de CoQ10 tendem a ser mais ativos fisicamente e têm níveis mais baixos de estresse oxidativo, o que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e declínio cognitivo.
Em um estudo duplo cego randomizado de 4 anos de seguimento com mais de 200 adultos evidenciou que os que suplementaram CoQ10 demonstraram melhorar a força muscular, vitalidade e desempenho físico em adultos com menor chance de internação hospitalar.
Infertilidade
O dano oxidativo é uma das principais causas de infertilidade masculina e feminina, afetando negativamente a qualidade do esperma e do óvulo.
Por exemplo, o estresse oxidativo pode causar danos ao DNA do esperma, resultando potencialmente em infertilidade masculina ou perda recorrente de gravidez.
A suplementação de CoQ10 demonstrou melhorar a concentração, densidade e motilidade do esperma em homens com infertilidade e melhora a fertilidade feminina estimulando a resposta ovariana e ajudando a retardar o envelhecimento ovariano.
Como a CoQ10 está envolvida na produção de energia, é um suplemento popular entre os atletas e aqueles que procuram aumentar o desempenho físico.
Os suplementos de CoQ10 ajudam a reduzir a inflamação associada a exercícios pesados e podem até acelerar a recuperação.
Um estudo com 100 atletas alemães descobriu que aqueles que suplementaram CoQ10 diariamente experimentaram melhorias significativas no desempenho físico – medido como potência – em comparação com um grupo placebo.
Atenção
A CoQ10 pode reduzir a eficácia de medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, e isso pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos.
CoQ10 também pode interferir com a insulina e alguns medicamentos quimioterápicos.
Não inicie nenhuma suplementação sem orientação.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment