healthy-food-ingredients-white-wooden-table_144627-30534-jpg-740×493-

Cálcio. Por que ele é tão importante para você?

Rate this post

O cálcio é o principal mineral do seu corpo.

Mais de 99% do cálcio encontrado no corpo está na forma de dentes e ossos. O restante é encontrado nos músculos e tecidos e circula pelo sangue.

Mesmo que essa quantidade pareça pequena, você realmente precisa MUITO desse cálcio no sangue. Mas o cálcio é um nutriente essencial, o que significa que o seu corpo não consegue produzi-lo sozinho. Em vez disso, você precisa obtê-lo por meio de sua dieta ou de suplementos. Se não tiver uma ingesta adequada, seu corpo começa a roubá-lo de seus ossos, o que pode causar muitos problemas para a sua saúde.

“Embora o cálcio seja mais frequentemente considerado relacionado a ossos e dentes saudáveis, ele é fundamental para funções primordiais como coagulação sanguínea, contração muscular e função nervosa. Além disso parece proteger de câncer colorretal. Deficiência de cálcio também pode gerar muita vontade de comer doces. Mas saber a dose de cálcio que uma pessoa deve ingerir é fundamental para não ter complicações.” – Alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

É surpreendentemente fácil exagerar nos suplementos de cálcio, especialmente se você consome muitos laticínios ou obtém bastante cálcio dos alimentos.

Para complicar ainda mais, seus níveis de cálcio também podem aumentar devido a:

  • Uma variedade de doenças, incluindo problemas de paratireoide e vários tipos de câncer;
  • Altas doses de vitaminas A e D;
  • Mastigáveis e comprimidos antiácidos de venda livre.

As diretrizes recomendam um total de 1.000 miligramas (mg) por dia para mulheres até os 50 anos e para homens até os 70 anos.

Após essas idades recomenda-se consumir 1.200 mg por dia.

“Como exemplo, um copo de leite ou uma porção de iogurte contém, cada um, cerca de 300 mg de cálcio. As pessoas no geral, principalmente mulheres com mais de 50 anos, têm consumido pouco cálcio na alimentação.” – Comenta.

Uma rápida procura na internet mostrará que a maioria dos suplementos de cálcio vendidos contém entre 600 e 1.200 miligramas. Em outras palavras, dependendo do suplemento que você toma, você pode exceder a quantidade diária recomendada de cálcio antes de se sentar para tomar o café da manhã.

Obtenha cálcio dos alimentos

É melhor obter cálcio por meio de alimentos ou bebidas do que tomá-lo em forma de comprimido. Seu corpo foi projetado para absorver vitaminas e minerais de sua dieta. Se você não é sensível a laticínios, uma boa fonte de cálcio na dieta é o iogurte grego orgânico. Fornece 450 mg de cálcio por porção, além de vitamina D e proteínas.

Fontes adicionais de cálcio altamente absorvíveis incluem:

  • Vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve;
  • Leguminosas e feijões;
  • Sardinhas;
  • Alimentos fortificados, como leite de soja e amêndoa e suco de laranja;
  • Salmão;
  • Tofu enriquecido com cálcio.

Dica:

É muito importante saber que seu corpo só consegue absorver cerca de 500 miligramas de cálcio por vez. Por isso, não tente ingerir tudo junto.

Quando for procurar um suplemento de cálcio, procure uma associação com vitamina d, K2 e magnésio pois isso irá ajudar a fixar o cálcio nos ossos e não nas suas artérias.

 

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.