Banho gelado é bom? E se eu tiver lipedema?

5/5 - (1 vote)

Banho gelado pode ter benefícios para a saúde. A terapia com água (também chamada de hidroterapia) é usada há séculos para aproveitar a tendência do nosso corpo de se adaptar a condições mais adversas. Como resultado, nossos corpos se tornam mais resistentes ao estresse.

Banhos frios não são a principal fonte de tratamento para qualquer condição, mas podem ajudar a melhorar o alívio dos sintomas e o bem-estar geral. Consideramos gelado com temperaturas em torno de 20ºC, mas entre 26 e 29 °C já vemos benefícios.

Confira os benefícios de um banho gelado.

Aumenta endorfinas

A depressão afeta quase metade das mulheres com lipedema. Muitos medicamentos tratam a depressão, dependendo da gravidade ou duração dos sintomas. Um método holístico de tratamento é a hidroterapia. Tomar um banho frio por até 5 minutos, 2 a 3 vezes por semana, demonstrou ajudar a aliviar os sintomas de depressão em um ensaio clínico.

Para pessoas com depressão, banhos frios podem funcionar como uma espécie de terapia de eletrochoque suave. A água fria envia muitos impulsos elétricos ao seu cérebro. Eles sacodem seu sistema para aumentar o estado de alerta, a clareza e os níveis de energia. Endorfinas, às vezes chamadas de hormônios da felicidade, também são liberadas. Este efeito leva a sentimentos de bem-estar e otimismo.

Propõem-se banhos frios adaptados (20 °C, 2–3 min, precedidos por uma adaptação gradual de 5 min para tornar o procedimento menos chocante) realizados uma ou duas vezes ao dia. A duração proposta do tratamento é de semanas a meses.

Melhora o metabolismo

A gordura branca é a gordura que associamos a condições como obesidade e doenças cardiovasculares, mas todos nascemos com gordura marrom. A gordura marrom desempenha um papel importante na saúde do adulto. Níveis saudáveis de gordura marrom também indicam que a gordura branca estará em um nível saudável. E a gordura marrom é ativada pela exposição à temperatura fria.

As pessoas obesas não podem simplesmente começar a tomar banho frio para perder peso sem mudar outros hábitos de vida. Mas tomar banho frio 2 ou 3 vezes por semana pode contribuir para o aumento do metabolismo. Pode ajudar a combater a obesidade ao longo do tempo. A pesquisa sobre como exatamente os banhos frios ajudam as pessoas a perder peso não é clara. Ainda assim, mostra que a água fria pode equilibrar certos níveis hormonais e curar o sistema gastrointestinal. Esses efeitos podem aumentar a capacidade do banho frio de levar à perda de peso.

Melhora a circulação

Pode ser desconfortável mergulhar nossos corpos em água fria, mas também pode ser revigorante. Isso ocorre porque a água mais fria do que a temperatura natural do corpo faz com que o corpo trabalhe um pouco mais para manter sua temperatura central. Quando tomados regularmente, os banhos frios podem tornar nosso sistema circulatório mais eficiente. Algumas pessoas também relatam que sua pele parece melhor como resultado de banhos frios, provavelmente devido a uma melhor circulação.

“Os atletas conhecem esse benefício há anos, mesmo que só recentemente temos visto dados que apoiem a água fria na cura após uma lesão esportiva. É a mesma razão pela qual o gelo diminui a inflamação quando machucamos ou rasgamos um músculo. Ao baixar a temperatura de uma área do corpo, aceleramos o fornecimento de sangue mais quente e oxigenado para essa área. E isso acelera o tempo de recuperação. Algumas pessoas podem se beneficiar de banhos frios como forma de ajudar o sangue a se mover pelo corpo mais rapidamente. Isso inclui pessoas com má circulação, pressão alta e diabete. O problema maior é fazer as pessoas tomarem banho frio”  – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Ajuda a combater doenças comuns

Nossos corpos são projetados para se tornarem resistentes aos elementos aos quais estamos expostos. Por exemplo, os leucócitos ajudam a combater infecções no corpo. O choque da água fria na corrente sanguínea estimula os leucócitos. Isso significa que tomar banho frio pode ajudar na sua resistência a doenças comuns, como resfriados e gripes.

Um ensaio clínico na Holanda mostrou que as pessoas que tomavam banho frio faltavam menos no trabalho por motivo de doença.

As pessoas que estão se preparando para uma cirurgia ou outro tratamento de doença que pode levar à diminuição da imunidade podem querer começar a tomar banhos frios como preparação.

Banhos gelados não são uma cura mágica para qualquer condição. Devem ser usados como complemento aos tratamentos tradicionais, mas não como substitutos.

Comece diminuindo lentamente a temperatura no final de um banho habitual. Deixe a água fria o suficiente para começar a se sentir desconfortável. Em seguida, fique debaixo d’água por 2 ou 3 minutos. Respirar profundamente ajudará a diminuir o desconforto em sua mente. Da próxima vez que tentar este exercício, deixe a água um pouco mais fria. Tente durar mais um minuto ou dois na água mais fria. Após realizar esta atividade de 7 a 10 vezes, você descobrirá que pode até esperar desligar a água quente.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.