Um recente estudo investigou os efeitos da vitamina D (2.000 UI/dia), ômega-3 (1g/dia) e exercício domiciliar sobre o envelhecimento biológico medido por relógios epigenéticos de metilação do DNA (DNAm) em adultos mais velhos ao longo de 3 anos.
Objetivo
Embora estudos observacionais e ensaios pequenos sugiram que vitamina D, ômega-3 e exercício podem retardar o envelhecimento biológico, faltam evidências de ensaios clínicos maiores. O objetivo do estudo foi avaliar o impacto isolado e combinado dessas intervenções no envelhecimento biológico medido por relógios epigenéticos de DNA.
Metodologia
Estudo DO-HEALTH: Ensaio clínico randomizado e controlado com 2.157 adultos saudáveis com ≥70 anos de cinco países europeus. Amostra: 777 participantes forneceram dados de metilação do DNA antes e após 3 anos de acompanhamento. Intervenções (2×2×2 fatorial):
Vitamina D (2.000 UI/dia) ou placebo
Ômega-3 (1g/dia) ou placebo
Programa de exercícios domiciliares 3x por semana ou controle
Desfechos principais:
Alterações em quatro relógios epigenéticos de DNA:
PhenoAge
GrimAge
GrimAge2
DunedinPACE
Alterações em biomarcadores epigenéticos do plasma (ex: PAI-1, leptina, TIMP-1).
Comparação das mudanças ao longo de 3 anos entre grupos.
Resultados
“ O Ômega-3 desacelerou o envelhecimento biológico! A suplementação de ômega-3 isoladamente reduziu a progressão do envelhecimento biológico em três relógios epigenéticos (PhenoAge, GrimAge2 e DunedinPACE). Foi uma redução de redução de 2,9 a 3,8 meses na idade biológica ao longo de 3 anos! Vitamina D e Exercício não tiveram efeitos significativos isoladamente, mas a combinação dos três tratamentos teve efeito aditivo positivo no PhenoAge.
As pessoas subestimam muito o poder das pequenas coisas. No tratamento do lipedema as pequenas coisas quando somadas se multiplicam.” – Comentao Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Redução de biomarcadores inflamatórios
Ômega-3 reduziu marcadores epigenéticos ligados ao envelhecimento e inflamação: PAI-1 (inibidor do ativador do plasminogênio) Leptina TIMP-1 (inibidor tecidual da metaloproteinase-1)
A combinação das intervenções também reduziu B2M (β2-microglobulina) e GDF-15 (associados ao envelhecimento).
O efeito do ômega-3 no envelhecimento biológico é consistente com estudos anteriores, que associam ácidos graxos a modificações epigenéticas benéficas. O exercício e a vitamina D não tiveram impacto isolado, mas complementaram os efeitos do ômega-3 no PhenoAge. As mudanças nos relógios epigenéticos foram modestas (~3 meses ao longo de 3 anos), mas clinicamente relevantes. Os participantes com níveis iniciais mais baixos de ômega-3 apresentaram maiores benefícios, sugerindo que a deficiência pode acelerar o envelhecimento epigenético. Os resultados reforçam o potencial do ômega-3 como estratégia para retardar o envelhecimento biológico.
Implicações Práticas
Ômega-3 pode ser uma intervenção acessível para retardar o envelhecimento biológico. A combinação de vitamina D, ômega-3 e exercício pode potencializar benefícios em longo prazo. Mais estudos são necessários para avaliar se essas mudanças impactam a longevidade e doenças relacionadas ao envelhecimento.
Conclusão: A suplementação diária de 1g de ômega-3 foi a intervenção mais eficaz na desaceleração do envelhecimento epigenético, com efeito potencializado pela combinação com vitamina D e exercícios.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment