Image by Freepik

5 maneiras de aumentar o GH naturalmente

4/5 - (1 vote)

O hormônio do crescimento humano (GH) é um importante hormônio produzido pela glândula pituitária.

Image by Freepik

Ele desempenha um papel fundamental na regulação do crescimento em crianças. O GH também apoia o metabolismo e melhora o crescimento muscular, a força e a massa corporal magra.

Níveis baixos de GH podem diminuir sua qualidade de vida, aumentar o risco de doenças e levar ao ganho de gordura corporal.

No entanto, observe que não é recomendado tratar alterações na composição corporal ou no desempenho físico relacionadas à idade com hormônio do crescimento, pois pode aumentar o risco de doenças neoplásicas, como o câncer.

Se você suspeitar que possa ter níveis baixos de hormônio do crescimento, um médico pode diagnosticar a deficiência de hormônio do crescimento usando vários testes, incluindo o teste de tolerância à insulina, teste de estimulação com GHRH-arginina ou teste de estimulação com glucagon.

“Embora a deficiência de hormônio do crescimento – uma condição frequentemente causada por distúrbios genéticos e outras condições de saúde – exija tratamento médico, fazer alterações em sua dieta e escolhas de estilo de vida conforme indicado por um profissional de saúde pode ser benéfico para manter o GH dentro da faixa normal. Hoje, temos visto um aumento da deficiência da produção de GH em crianças que pode ser devido ao uso excessivo de telas e sequela do COVID. Mas muitos adultos estão utilizando para performance sem ter ideia dos malefícios que pode gerar na saúde.” – Alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Aqui estão 5 maneiras baseadas em evidências para aumentar os níveis do hormônio do crescimento humano (GH) naturalmente.

1. Perder gordura visceral

A quantidade de gordura na barriga que você carrega está diretamente relacionada à produção de GH.

As pessoas com níveis mais elevados de gordura visceral podem ter prejudicada a produção de GH e aumentado o risco de doenças.

Um estudo mais antigo descobriu que ter maiores quantidades de gordura visceral estava associado a níveis mais baixos de HGH.

Outro estudo de 2005 monitorou a liberação de GH em 24 horas e encontrou um grande declínio naqueles com mais gordura visceral.

O excesso de gordura abdominal também está relacionado a muitas doenças crônicas. Portanto, perder gordura visceral pode ajudar a otimizar os níveis de GH e outros aspectos da saúde.

2.  Jejum intermitentemente

Estudos mostram que o jejum leva a um grande aumento nos níveis de GH.

Curiosamente, um estudo recente com 47 pessoas descobriu que os níveis de GH aumentaram cinco vezes durante um jejum de 24 horas.

Outros estudos mais antigos também demonstraram aumento da secreção de HGH após jejuns de 2 ou 5 dias .

“No entanto, o jejum contínuo não é sustentável a longo prazo. O jejum intermitente é uma abordagem dietética mais popular que limita a alimentação a breves períodos de tempo.

Vários métodos de jejum intermitente estão disponíveis. Uma abordagem comum é uma janela diária de alimentação de 8 horas com jejum de 16 horas. Outra envolve limitar a ingestão diária de calorias durante 2 dias por semana. O jejum se faz a noite sem pular o café da manhã.” – Informa.

O jejum intermitente pode alterar os níveis de GH de duas maneiras principais. Primeiro, pode ajudar a diminuir a gordura corporal, o que afeta diretamente a produção de GH.

Em segundo lugar, manterá os seus níveis de insulina baixos durante a maior parte do dia, uma vez que a insulina é libertada quando você come. Estudos sugerem que os picos de insulina podem interromper a sinalização do hormônio do crescimento .

Embora jejuns mais curtos de 12 a 16 horas também possam ser benéficos, há pesquisas limitadas disponíveis, já que a maioria dos estudos se concentra nos efeitos dos jejuns de um dia inteiro.

3. Considere suplementar arginina

Segundo estudo, a arginina pode aumentar o GH.

Embora algumas pessoas tendam a usar aminoácidos como a arginina junto com o exercício, vários estudos mais antigos mostram que o exercício pode atenuar ou reduzir a resposta do hormônio do crescimento.

No entanto, um estudo mais antigo observou que tomar arginina e lisina – sem qualquer exercício – aumentou significativamente os níveis deste hormônio.

Um estudo recente realizado com 30 homens ativos descobriu que tomar 10 gramas (g) de arginina após um jejum noturno levou a um aumento modesto nos níveis de GH.

No entanto, é importante conversar com um médico antes de adicionar arginina à sua rotina, especialmente se você estiver tomando outros medicamentos ou tiver algum problema de saúde subjacente.

A suplementação de arginina a longo prazo tem sido associada a efeitos adversos à saúde, especialmente em adultos mais velhos.

4. Reduza a ingestão de açúcar

Um aumento na insulina pode alterar a expressão dos neurônios que liberam GH .

De acordo com um estudo mais antigo em pessoas com obesidade, níveis elevados de insulina podem reduzir os níveis de hormônio do crescimento. Como os carboidratos refinados e o açúcar são os que mais aumentam os níveis de insulina, reduzir a ingestão pode ajudar a otimizar os níveis do hormônio do crescimento.

Além de afetar diretamente os níveis de insulina, a ingestão excessiva de açúcar é um fator chave no ganho de peso e na obesidade, que também afeta os níveis de GH.

Procure alcançar uma dieta balanceada, pois o que você come tem um efeito profundo na saúde, nos hormônios e na composição corporal.

5. Considere tomar um suplemento de GABA

O ácido gama aminobutírico (GABA) é um aminoácido encontrado no cérebro, na medula espinhal e em outras partes do corpo, onde funciona como um neurotransmissor.

Como um conhecido agente calmante para o cérebro e o sistema nervoso central, há pesquisas limitadas que mostram que ele também pode aliviar o estresse e promover o sono.

Curiosamente, também pode ajudar a aumentar os níveis de GH.

Um estudo de 2008 descobriu que tomar um suplemento de 3g de GABA levou a um aumento de 400% no HGH em repouso e a um aumento de 200% após o exercício.

“Ao melhorar o sono, isso poderia aumentar potencialmente os níveis de GH, já que a liberação noturna do hormônio do crescimento está ligada à qualidade do sono.” – Explica.

No entanto, são necessárias mais pesquisas sobre os efeitos a longo prazo do GABA nos níveis do hormônio do crescimento.

Além disso, é importante consultar um profissional de saúde antes de tomar GABA para minimizar os efeitos colaterais adversos e prevenir interações com outros medicamentos.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.