A quinoa é um grão integral que está crescendo rapidamente em popularidade devido aos seus muitos benefícios nutricionais e de saúde.
Embora as pessoas possam cozinhar e comer sementes de quinoa de maneira semelhante à maioria dos grãos, a própria planta da quinoa é mais semelhante à beterraba e ao espinafre. As pessoas podem comer tanto as sementes quanto as folhas desta planta versátil e nutritiva.
Os agricultores cultivam mais de 120 tipos diferentes de quinoa. No entanto, as versões mais comuns disponíveis nos supermercados são a quinoa branca, vermelha e preta.
Neste artigo, explicamos os benefícios da quinoa para a saúde baseados em evidências. Também analisamos o conteúdo nutricional da quinoa e como adicioná-la à dieta.
A quinoa é um alimento denso em nutrientes, ou seja, grama por grama, você obtém grandes quantidades de vitaminas e minerais. Por outro lado, alimentos considerados pobres em nutrientes, como frituras ou lanches processados, tendem a ser ricos em calorias sem muito valor nutricional.
Uma xícara de quinoa cozida contém:
- 222 calorias.
- 8 gramas de proteína.
- 5,2 gramas de fibra!
- Quinoa também é uma boa fonte de:
- vitamina B1
- vitamina B2
- Vitamina B6.
- Vitamina B9
- Ferro.
- Magnésio.
- Fósforo.
- Manganês.
“A quinoa é uma boa fonte de antioxidantes em comparação com outros grãos comuns em uma dieta sem glúten. A maioria dos produtos sem glúten consiste em milho, arroz ou farinha de batata. Eles geralmente fornecem menos nutrientes do que produtos que usam quinoa, como farinha de quinoa. Quinoa fornece vitamina E. Este é um composto antioxidante que pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca coronária, certos tipos de câncer e auxiliar no tratamento do lipedema.” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Contém quercetina e kaempferol
A quinoa contém os compostos vegetais quercetina e kaempferol.
Esses antioxidantes podem proteger contra uma variedade de condições crônicas. Por exemplo, de acordo com algumas pesquisas, o kaempferol pode ajudar a proteger contra infecções, doenças cardíacas, diabetes e vários tipos de câncer, incluindo os de pele e fígado.
A quercetina também pode ajudar a aumentar as defesas do corpo contra infecções e inflamações.
Dieta
A quinoa contém compostos de sabor amargo chamados saponinas que mantêm os insetos afastados sem a necessidade de pesticidas. Eles são especialmente concentrados no revestimento externo da quinoa.
Os fabricantes podem remover facilmente as saponinas enxaguando a quinoa com água antes do consumo.
Embora os produtores da maioria das quinoas embaladas já tenham removido a maior parte das saponinas, as pessoas podem querer dar um enxágue extra antes de consumi-la.
É fácil incorporar a quinoa na dieta. As pessoas podem usá-la em vez de arroz em qualquer receita. Seus pequenos grãos cozinham em apenas 15 minutos.
A quinoa tem um sabor sutil de nozes que a torna um ingrediente muito versátil. Pode desempenhar um papel na panificação ou como grão de café da manhã. A quinoa também funciona bem em acompanhamentos quentes, saladas frias e hambúrgueres.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment