O sono reparador é fundamental para uma boa saúde, e a relutância em dormir pode ter consequências sérias para o seu metabolismo
Há alguns anos, a conta oficial do Twitter da Netflix transmitia a seguinte mensagem: “O sono é meu maior inimigo”. Isso resume perfeitamente a batalha que você pode enfrentar quando sabe que deveria estar na cama, mas evita ir. Mas a vontade de ficar acordada pode estar afetando sua saúde. É por isso que é hora de repensar a procrastinação na hora de dormir e tomar medidas em direção a um caminho mais saudável.
O que é procrastinação na hora de dormir?
Sempre vai ter algo para você fazer no final do dia: mais um episódio para assistir, outro texto para responder, mais alguns aplicativos de mídia social para conferir. As pressões e desafios diários podem dificultar o tempo para nós mesmos. Por isso muitas pessoas procrastinam na hora de ir para cama, ou pior, levam atividades para a cama e deixam a qualidade do sono em segundo plano
Em 2014, um grupo de pesquisadores na Europa publicou um estudo com o termo “procrastinação na hora de dormir” para descrever alguém que vai para a cama mais tarde do que o planejado, apesar de saber que haverá consequências negativas se o fizer. Sua pesquisa mostrou que os adultos que procrastinaram significativamente para ir para a cama estavam mais cansados e dormiram menos em comparação com aqueles que não procrastinaram.
“O uso de smartphones hoje é o maior aliado dos procrastinadores de sono. Os procrastinadores usam seus dispositivos em média quase 80 minutos antes de dormir, em comparação com 18 minutos para os não procrastinadores. As pessoas não fazem ideia do mal que isso faz para a qualidade do sono e para o metabolismo em geral. Dormir menos do que o necessário ou não dormir o suficiente está associado a muitos problemas de saúde, incluindo problemas cardiovasculares como pressão alta e problemas cardíacos, problemas cognitivos e depressão. No entanto, encorajar um sono reparador é frequentemente negligenciado como uma forma de melhorar nosso bem-estar físico e mental.” – Alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
O que você pode fazer se luta contra a procrastinação na hora de dormir?
Em um estudo recente foi realizado um pequeno teste para combater a procrastinação na hora de dormir. O programa se concentrava em melhorar a motivação e mudar o comportamento. Durante este estudo preliminar, 20 participantes participaram de sessões de 50 minutos uma vez por semana durante três semanas, seguidas de um telefonema de reforço. Eles reduziram o tempo gasto procrastinando antes de dormir em mais de 60% e relataram menos problemas com sonolência diurna e insônia, além de melhora nos controles pressóricos.
Cinco sugestões promissoras podem ajudá-la a diminuir a procrastinação na hora de dormir:
Descubra sua motivação para uma mudança positiva.
A procrastinação na hora de dormir não ocorreria se não tivesse aspectos positivos – assistir mais TV, digamos, ou aproveitar o único momento de silêncio que você tem durante o dia. No entanto, você provavelmente não está contabilizando os custos de ficar acordada até mais tarde do que deveria. Você está experimentando a gratificação imediata de estar acordada agora, enquanto a recompensa potencial de se sentir bem pela manhã se for para a cama agora é uma possibilidade distante, horas e horas de distância. Seja honesta consigo mesma sobre os prós e contras da procrastinação na hora de dormir e como você se sentirá no dia seguinte.
Acompanhe seus padrões de sono.
Muito provavelmente, você não se lembra quando queria ir para a cama versus quando realmente foi para a cama nas últimas semanas. Escrever isso por uma semana ou duas ajudará você a entender se a procrastinação na hora de dormir é um problema para você.
Defina uma meta realista.
Digamos que você saiba que precisa estar na cama às 22h para se sentir lúcida e bem na manhã seguinte. Se você normalmente vai para a cama à 1h, deitar-se as 23h todas as noites provavelmente não é realista. Comece tentando atrasar sua hora de dormir em 15 ou 30 minutos. Se for bem-sucedida, mantenha o ritmo.
Faça um contrato de mudança.
Uma das ferramentas mais poderosas que você pode fazer é uma promessa a outra pessoa. Isso a responsabiliza e aumenta muito a probabilidade de você seguir em frente ao fazer uma mudança em sua vida. Considere compartilhar seus objetivos e resultados reais com um parceiro, pai, mãe, filho, parente, amiga ou colega de trabalho.
Fique de olho nas barreiras.
Ao agir sobre as mudanças, esteja atenta às barreiras que encontrar. Por exemplo, você pode se sentir sozinho à noite, o que a leva a usar seu smartphone mais do que deveria para se sentir conectada com outras pessoas.
Se você demora para ir para a cama, não está sozinha. Se você sente que nunca tem tempo suficiente para si mesma ou fica acordada até tarde na noite de domingo porque teme sua lista de tarefas na manhã de segunda-feira, sua relutância em cair no sono é completamente compreensível. A procrastinação ocasional na hora de dormir é uma parte normal da vida que provavelmente não afetará sua saúde, mas isso não pode se tornar uma rotina.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment