Os pais podem dar aos seus filhos uma vantagem educacional na escola primária, lendo, desenhando e brincando com eles, de acordo com um relatório recentemente publicado.
Uma pesquisa liderada pela Universidade de Leeds descobriu que as crianças têm melhor desempenho na escola primária se os pais passarem regularmente tempo com elas em atividades interativas, como ler, brincar, contar histórias, desenhar e cantar.
Analisando os resultados dos testes da escola primária para crianças de cinco e sete anos, os pesquisadores usaram uma amostra representativa de quase 5.000 famílias mãe-pai na Inglaterra do Estudo de Coorte Millenium – que coletou dados sobre crianças nascidas entre 2000 e 2002 à medida que cresciam.
De acordo com a pesquisa, os pais que desenhavam, brincavam e liam regularmente com os filhos de três anos ajudaram os filhos a ter um melhor desempenho escolar aos cinco anos.
O envolvimento dos pais aos cinco anos também ajudou a melhorar as pontuações nas avaliações do estágio principal das crianças de sete anos.
“Vivemos e fomos criados em um mundo em que o pai é o provedor e a mãe ainda tende a assumir o papel de cuidadora principal e, portanto, tende a cuidar mais dos filhos, mas se os pais também se envolverem ativamente no cuidado dos filhos, isso aumenta significativamente a probabilidade de as crianças obterem melhores notas na escola primária. É por isso que encorajar e apoiar os pais a partilharem os cuidados dos filhos com a mãe, desde uma fase precoce da vida da criança, é fundamental.” – Informa
O envolvimento dos pais teve um impacto positivo no desempenho escolar dos seus filhos, independentemente do gênero, etnia, idade no ano escolar e rendimento familiar da criança, de acordo com o relatório.
Houve efeitos diferentes quando mães e pais participaram nas mesmas atividades – os dados mostraram que as mães tiveram mais impacto nos comportamentos emocionais e sociais das crianças pequenas do que no desempenho escolar.
Os pesquisadores recomendam que os pais reservem o máximo de tempo possível para se envolverem em atividades interativas com os filhos todas as semanas.
Para pais ocupados e que trabalham, mesmo apenas dez minutos por dia poderiam trazer benefícios educacionais.
Recomendam também que as escolas e os prestadores de educação pré-escolar recolham rotineiramente os dados de contato de ambos os pais (quando possível) e desenvolvam estratégias para envolver os pais.
Nenhum investimento vale mais do que aquele que investimos em nossos filhos.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment