different-women-standing-together_23-2149237855

Você tem miomas e Lipedema?

5/5 - (1 vote)

Está com medo de usar hormônios e piorar o Lipedema? Sabia que alguns alimentos ajudam no tratamento do mioma e também vão te ajudar no Lipedema?

 

Mioma uterino é muito prevalente na população feminina. Estima-se que 80% das mulheres em idade reprodutiva têm mioma. Logo, muitas mulheres com Lipedema tem mioma.

As mulheres com Lipedema ficam com receio de utilizar hormônios para o tratamento do mioma devido ao risco de piorar a inflamação do Lipedema, mas a boa notícia é que algumas pesquisas mostram que certos alimentos podem reduzir o risco de miomas ou ajudar a controlar sintomas como dor e sangramento intenso. Esses mesmos alimentos ajudam no tratamento do Lipedema.

Esses alimentos diminuem a quantidade de hormônios que nutrem os miomas e a inflamação do Lipedema:

Frutas e vegetais

Comer muitas frutas e vegetais reduz o risco de muitos problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e certos tipos de câncer. E acontece que eles também podem ajudar a diminuir os miomas uterinos.

“Um grande estudo recentemente publicado descobriu que as pessoas que comiam mais frutas e vegetais tinham menor risco de ter miomas. A pesquisa sugere que as mulheres que comeram quatro porções por dia tiveram um risco menor de miomas em comparação com as mulheres que comeram uma porção por dia. Temos frutas de sobra nos supermercados, mas são raras as pessoas que comem uma fruta por dia. As frutas cítricas foram as que demonstraram maior benefício na prevenção de miomas.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Todas as frutas e vegetais têm grandes benefícios para a saúde, mas esses tipos parecem ser particularmente úteis no combate aos miomas:

  • Maçãs;
  • Brócolis;
  • Repolho;
  • Frutas cítricas como laranjas e limões;
  • Tomates.

Por que frutas e vegetais ajudam a prevenir miomas?

Teor de fibras: Frutas e vegetais são ricos em fibras, ajudando seu corpo a se livrar do excesso de estrogênio através das fezes. O estrogênio alimenta os miomas, portanto, eliminar qualquer excesso pode diminuir os riscos de miomas.

Menor IMC: Frutas e vegetais geralmente são baixos em calorias. Portanto, comer mais desses alimentos no lugar de opções com alto teor calórico e menos nutritivos pode ajudá-lo a obter um índice de massa corporal (IMC) mais baixo. Ter um IMC mais alto aumenta os níveis de estrogênio, aumentando o risco de miomas.

Nutrição: Esses alimentos têm nutrientes como vitaminas, minerais e antioxidantes que podem inibir o crescimento de miomas.

Laticínios com baixo teor de gordura

Algumas pesquisas sugerem que os produtos lácteos ricos em cálcio podem diminuir o risco de miomas.

Concentre-se no iogurte que contém probióticos, bactérias benéficas que mantêm seu intestino saudável. Foque em três porções por dia.

Comer a quantidade certa de laticínios não é garantia de que você ficará livre de miomas. Mas pode ser útil para algumas pessoas. Além disso o seu corpo se beneficia do cálcio e dos probióticos.

Se você é intolerante à lactose, procure leite vegetal, iogurte ou queijo. Muitos deles contêm probióticos e cálcio adicionados. Verifique o rótulo nutricional quanto ao teor de cálcio e procure “culturas vivas e ativas” nos rótulos dos iogurtes.

Vitamina D

A vitamina D é importante para a saúde óssea, imunológica e nervosa. E algumas pesquisas sugerem que obter vitamina D suficiente reduz o risco de miomas.

Fontes alimentares de vitamina D incluem:

  • Produtos lácteos fortificados, como leite e iogurte;
  • Alternativas lácteas fortificadas, como leite de soja, amêndoa, coco ou aveia, ou iogurte;
  • Atum, Truta e Salmão.

“A deficiência de vitamina D é frequentemente observada em mulheres com miomas e Lipedema. Hoje quase ninguém mais toma sol. O Sol também ajuda a melhorar os níveis de serotonina dentro do cérebro.” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Como você sabe se está com deficiência de vitamina D?

Você não pode ter certeza sem um exame de sangue, mas a deficiência de vitamina D é comum.

A principal forma de as pessoas obterem vitamina D é através da exposição solar sem proteção. Pessoas com tons de pele mais escuros também têm maior risco de deficiência porque sua pele não produz tanta vitamina D.

Um suplemento de vitamina D pode ajudá-la a evitar miomas uterinos, mas pergunte primeiro ao seu médico. Se você já tem bons níveis de vitamina D, um suplemento provavelmente não é necessário e pode ser prejudicial.

Combine mudanças na dieta com mais atividade física

Enquanto você está trabalhando para comer melhor, considere também mais atividade física. Não se preocupe: você não precisa entrar em uma academia ou suar em aulas extenuantes de spin para colher alguns benefícios.

O movimento diário, como caminhar, pode minimizar os sintomas dos miomas se você combiná-lo com mudanças na alimentação. O exercício regular pode aumentar as endorfinas, combatentes naturais da dor. E mais atividade física também beneficia sua saúde mental. Tudo isso ajuda também no tratamento do Lipedema.

E como uma dieta saudável, o exercício pode ajudá-la a perder os quilos em excesso e diminuir os níveis de estrogênio.

O tratamento deve focar em adotar um estilo de vida saudável.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.