Image by Freepik

5 dicas para entrar em cetose

Rate this post
Image by Freepik

A cetose é um estado metabólico natural no qual o corpo queima principalmente a gordura armazenada, em vez da glicose, como combustível. As maneiras de fazer isso incluem reduzir a ingestão de carboidratos e fazer mais exercícios.

O corpo normalmente usa glicose ou açúcar como energia. Quando há falta de glicose, o corpo queima gordura para esse fim. Neste caso, ácidos chamados cetonas podem começar a acumular-se no sangue. O corpo também pode usar cetonas para obter energia, mas elas podem deixar o corpo através da urina.

A presença de cetonas no sangue e na urina indica que uma pessoa entrou em cetose. Algumas pessoas entram em cetose porque desejam perder gordura corporal. Na cetose, o corpo quebra seus estoques de gordura em vez de depender de carboidratos como a glicose para obter energia.

Alcançar a cetose pode ser um desafio. A rapidez com que uma pessoa pode entrar em cetose dependerá de muitos fatores, como planos alimentares e níveis de atividade. Para a maioria das pessoas, geralmente leva alguns dias para entrar em cetose. No entanto, para outros, pode levar uma semana ou mais para entrar em cetose.

Abaixo, descrevemos 5 maneiras de acelerar esse processo:

1. Reduzir significativamente a ingestão de carboidratos

A cetose ocorre quando a falta de carboidratos força o corpo a usar gordura, e não glicose, como fonte primária de energia.

Uma pessoa que deseja atingir a cetose deve reduzir o consumo de carboidratos para 50 gramas (g) ou menos por dia. No entanto, o limite exato de carboidratos pode variar de pessoa para pessoa.

“As mulheres com lipedema se beneficiam muito de uma alimentação low carb ou cetogênica. Quando elas entram em cetose elas conseguem reduzir de forma impressionante a quantidade de gordura corporal se estiverem desinflamadas.” – Indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

2. Jejuar intermitente

O jejum intermitente pode ajudar uma pessoa a atingir um estado de cetose.

Em alguns casos controlados, um médico pode recomendar períodos de jejum de 24 a 48 horas, mas a maioria das pessoas não precisa jejuar tanto tempo para atingir a cetose.

O jejum intermitente pode ajudar no tratamento de diabetes e doenças cardiovasculares, além de proteger contra certos tipos de câncer e distúrbios neurológicos. Mas não deve ser visto como uma forma de perda de peso ou punição por uma refeição excessiva!

3. Controlar a ingestão de proteínas

Uma pessoa que segue a dieta cetônica normalmente ingere mais gordura do que proteína.

Embora as quantidades recomendadas de proteína variem, uma recomendação padrão é consumir cerca de 1 g de proteína para cada quilo de peso corporal por dia. Pessoas que praticam exercícios intensos podem precisar de 1,5 g/kg.

Alguns acreditam que é necessária uma menor ingestão de proteínas, embora as evidências sobre este ponto sejam contraditórias.

4. Aumentar a ingestão saudável de gordura

A maioria das pessoas que buscam a cetose devem trocar os carboidratos por gorduras saudáveis.

Algumas fontes incluem:

  • azeite
  • abacate e óleo de abacate
  • óleo de linhaça
  • nozes e oleaginosas
  • peixes gordurosos, como salmão selvagem

Embora algumas pessoas na dieta cetogênica adicionem qualquer gordura a uma refeição, normalmente é aconselhável limitar as gorduras saturadas e trans, como as dos alimentos fritos e embutidos.

5. Aumentar a atividade física

Quanto mais energia uma pessoa usa durante o dia, mais combustível ela precisa.

O exercício ajuda a reduzir as reservas corporais de uma forma de glicose chamada glicogênio. Normalmente, comer carboidratos restaura os níveis de glicogênio. Mas uma pessoa com uma dieta baixa em carboidratos não está repondo suficientemente seus estoques de glicogênio. Isso incentiva o corpo a recorrer à gordura como fonte de combustível.

O ajuste pode levar algum tempo e, durante esse período, a pessoa pode sentir fadiga.

6. Suplemento

Os triglicerídeos de cadeia média (MCTs), que uma pessoa pode comprar como óleo, podem ajudar na cetose.

Especificamente, o óleo MCT pode ajudar uma pessoa a atingir a cetose, mesmo quando ingere menos gordura e mais proteínas e carboidratos do que uma dieta cetônica normalmente contém.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.