Whey protein é uma mistura de proteínas isoladas do soro de leite, que é a parte líquida do leite que se separa durante a produção do queijo.
Na verdade, o leite contém dois tipos principais de proteína: caseína (80%) e soro de leite (20%).
O soro de leite é encontrado na porção aquosa do leite. Quando o queijo é produzido, as partes gordurosas do leite coagulam e o soro é separado dele como um subproduto.
Esse soro era descartado pelos queijeiros antes de descobrirem seu valor comercial.
Após ser separado durante a produção do queijo, o soro passa por várias etapas de processamento para se tornar o que as pessoas geralmente reconhecem como proteína de soro de leite: um pó adicionado a shakes, substitutos de refeição e barras de proteína.
A proteína de soro de leite não tem um sabor ótimo por si só, e é por isso que é geralmente aromatizada.
É importante ler a lista de ingredientes, pois alguns produtos podem conter aditivos prejudiciais à saúde, como açúcar refinado.
“Tomar whey protein é uma maneira conveniente de adicionar proteína à sua ingestão diária. Isso pode ser importante para fisiculturistas e entusiastas da academia, bem como para pessoas que precisam perder peso, diminuir risco de fraturas ou simplesmente não têm proteína em sua dieta. A maioria das proteínas de soro de leite com sabor também são deliciosas e podem ser usadas para adicionar um sabor incrível a receitas saudáveis, como smoothies e bolos. O soro de leite é geralmente bem tolerado, embora as pessoas com intolerância à lactose precisem ter cuidado e algumas pessoas possam até ser alérgicas a ele.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Aqui listamos 5 características do whey protein baseadas na literatura científica
1. Whey é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade
O soro de leite é um líquido que se separa do leite durante a produção do queijo. A parte proteica do soro de leite é chamada de proteína de soro de leite.
É uma proteína completa e de alta qualidade que contém todos os aminoácidos essenciais. Além disso, é muito digerível, sendo absorvido rapidamente pelo intestino em comparação com outros tipos de proteína.
Essas qualidades o tornam uma das melhores fontes dietéticas de proteína disponíveis.
Existem três tipos principais de pó de proteína de soro de leite:
Concentrado: Cerca de 70–80% de proteína; contém alguma lactose (açúcar do leite) e gordura e tem o melhor sabor.
Isolado: 90% de proteína ou superior; contém menos lactose e gordura e carece de muitos dos nutrientes benéficos encontrados no concentrado de proteína de soro de leite.
Hidrolisado: Também conhecido como soro de leite hidrolisado, este tipo foi pré-digerido para que seja absorvido mais rapidamente. Causa um aumento de 28 a 43% nos níveis de insulina do que o isolado.
2. Whey protein promove o crescimento muscular
A massa muscular diminui naturalmente com a idade. Esse processo inicia-se aos 30 anos de idade com queda de 1% da massa muscular por ano!
Isso geralmente leva ao ganho de gordura e aumenta o risco de muitas doenças crônicas.
No entanto, essa mudança adversa na composição corporal pode ser parcialmente retardada, evitada ou revertida com uma combinação de treinamento de força e dieta adequada.
O treinamento de força, juntamente com o consumo de alimentos ricos em proteínas ou suplementos de proteína, demonstrou ser uma estratégia preventiva eficaz.
Whey é rico em um aminoácido de cadeia ramificada chamado leucina. A leucina é o mais anabólico de todos dos aminoácidos.
Por esse motivo, a proteína de soro de leite é eficaz na prevenção da perda muscular relacionada à idade, bem como na melhoria da força.
Para o crescimento muscular, alguns estudos mostram que a proteína de soro de leite pode ser ligeiramente melhor do que outros tipos de proteína, como caseína ou soja.
3. Whey protein pode baixar a pressão arterial
A pressão arterial anormalmente alta (hipertensão) é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.
Numerosos estudos associaram o consumo de laticínios à redução da pressão arterial.
Esse efeito foi atribuído a uma família de peptídeos bioativos em laticínios, os chamados inibidores da enzima conversora de angiotensina (inibidores da ECA).
Nas proteínas do soro de leite, os inibidores da ECA são chamados de lactoquininas.
Um número limitado de estudos em humanos investigou o efeito das proteínas do soro na pressão sanguínea, e muitos especialistas consideram as evidências inconclusivas ou efeito apenas em quem tem pressão alta.
4. Whey protein pode ajudar a reduzir a inflamação
A inflamação faz parte da resposta do corpo ao dano. A inflamação de curto prazo pode ser benéfica, mas sob certas circunstâncias pode se tornar crônica.
A inflamação crônica pode ser prejudicial e é um fator de risco para muitas doenças. Pode refletir condições de saúde subjacentes ou hábitos de vida que prejudicam sua saúde.
Um grande estudo de revisão descobriu que altas doses (maiores ou iguais a 20 gramas/dia) de suplementos de proteína de soro de leite reduziram significativamente a proteína C-reativa (PCR), um marcador importante de inflamação no corpo.
O soro de leite é particularmente rico em importantes aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), como a leucina, e também contém uma grande quantidade de cisteína.
“A leucina é anabólica e a cisteína é fundamental para a formação da glutationa que é um potente antioxidante. Os dois efeitos são desejáveis no tratamento das mulheres com lipedema.” – Informa
5. Whey protein pode ajudar a tratar diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada por alto nível de açúcar no sangue e função prejudicada da insulina.
A insulina é um hormônio que supostamente estimula a absorção de açúcar no sangue pelas células, mantendo-o dentro de limites saudáveis.
Verificou-se que a proteína de soro de leite é eficaz na moderação do açúcar no sangue, melhorando os níveis de insulina e a sensibilidade aos seus efeitos.
Quando comparada com outras fontes de proteína, como clara de ovo ou peixe, a proteína de soro de leite parece ter vantagem
Essas propriedades da proteína de soro de leite podem até ser comparáveis às dos medicamentos para diabetes, como a sulfonilureia.
Como resultado, a proteína de soro de leite pode ser efetivamente usada como tratamento complementar para diabetes tipo 2.
Tomar um suplemento de proteína de soro de leite antes ou com uma refeição rica em carboidratos demonstrou moderar o açúcar no sangue em pessoas saudáveis e com diabetes tipo 2.
Leave A Comment