As doenças cardiovasculares são amplamente evitáveis através de mudanças no estilo de vida como atividade física.
No entanto, mais de um em cada quatro adultos em todo o mundo não atinge os níveis recomendados de atividade física.
Subir escadas é uma forma de atividade física prática e de fácil acesso, muitas vezes esquecida e subestimada.
Um estudo recentemente apresentado no congresso europeu de cardiologia investigou se subir escadas, como forma de atividade física, poderia desempenhar um papel na redução dos riscos de doenças cardiovasculares e morte prematura.
Postamos aqui em 2023 um outro estudo enorme revelando que subir escadas pelo menos 50 degraus todos os dias pode reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares.
Neste novo estudo, os autores coletaram as melhores evidências disponíveis sobre o tema e conduziram uma meta-análise. Os estudos foram incluídos independentemente do número de lances de escada e da velocidade de subida. Houve nove estudos com 480.479 participantes na análise final. A população do estudo incluiu participantes saudáveis e aqueles com história prévia de ataque cardíaco ou doença arterial periférica. A idade variou de 35 a 84 anos e 53% dos participantes eram mulheres.
Em comparação com não subir escadas, subir escadas foi associado a uma redução de 24% no risco de morte por qualquer causa e a uma probabilidade 39% menor de morrer de doença cardiovascular. Subir escadas também foi associado a um risco reduzido de doenças cardiovasculares, incluindo ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.
“Com base em mais este estudo, sugiro as pessoas a usarem as escadas em suas vidas cotidianas. Às vezes, parar um ou dois andares abaixo do seu destino pode fazer uma diferença enorme no longo prazo. Quanto mais escadas subirem, maiores serão os benefícios. Seja no trabalho, em casa ou em outro lugar, use as escadas.” – Aconselha o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Os benefícios podem surgir muito rapidamente. Uma revisão publicada no início deste ano descobriu que são necessárias no mínimo quatro a oito semanas para começar a melhorar o risco cardiometabólico. O estudo descobriu que subir escadas regularmente pode melhorar a composição corporal, a pressão arterial, a sensibilidade à insulina e a pressão arterial.
Subir escadas também pode ajudar a construir músculos. Subir escadas pode ser uma combinação maravilhosa de exercícios aeróbicos e treinamento de resistência.
Você aumenta sua frequência cardíaca e trabalha seus músculos ao mesmo tempo. Sem perceber a pessoa está fazendo uma atividade física vigorosa.
Você está fortalecendo os músculos das pernas ao ter que puxar seu peso até o próximo degrau.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment