Somos seres de hábitos diurnos e temos um relógio biológico que funciona desta forma. No entanto, com a vida moderna, diversas distrações, excesso de telas e muita informação e estresse, as pessoas acabam muitas vezes trocando o dia pela noite e ficam acordadas até tarde.
Mas será que isso realmente faz mal? Ou estão apenas exagerando?
Em um estudo publicado na revista Chronobiology International, pesquisadores da Northwestern University e da Universidade de Surrey, no Reino Unido, entrevistaram mais de 433.000 participantes com idades entre 38 e 73 anos por 6,5 anos e descobriram que 50.000 pessoas que são mais noturnas tinham 10% mais chance de morrer do que seus coparticipantes matinais, mesmo após o ajuste para problemas de saúde previstos, como maior incidência de diabete, problemas respiratórios e distúrbios psicológicos, neurológicos e gastrointestinais.
“ Nós sabemos que o cronotipo tardio, ou seja, preferência noturna e o horário tardio do sono têm sido associados a maior morbidade, incluindo taxas mais altas de disfunção metabólica e doença cardiovascular. Mas as pessoas ignoram isso. O nosso ritmo circadiano é muito importante na fisiologia hormonal e metabólica. Hoje as pessoas não priorizam a qualidade do sono e correm atrás de diversos tratamentos que são muitas vezes desnecessários e não tratam a origem do problema. Em pessoas com metabolismo melhor como no lipedema, este impacto é ainda pior.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
O estudo não determinou uma causa específica para a ligação entre ser noturno e o potencial de morte precoce, mas comportamentos como beber, fumar, usar drogas e comer uma dieta pouco saudável foram mais prevalentes nos noturnos do que nos diurnos.
O estudo também determinou que o cronotipo de uma pessoa, ou relógio interno, parece ser cerca de 50% genético e 50% determinado por fatores ambientais. E se estiver desalinhado, pode causar sérios danos à sua saúde, inclusive insônia. Sim, o melhor tratamento para insônia é dormir cedo!!!
Isso deve ser considerado um problema de saúde pública, principalmente com as pessoas que trabalham a noite. Não temos nenhum gasto de saúde a mais com essas pessoas, mas o trabalho está expondo elas a um risco maior
Afirmando a situação dos notívagos que tentam sobreviver em um mundo de cotovias das nove às cinco da manhã, Malcom von Schantz, professor de cronobiologia da Universidade de Surrey, sugere que os empregadores deveriam permitir horários de trabalho flexíveis para os noturnos.
Para se adaptar a ser uma pessoa mais matinal, os pesquisadores sugerem que você esteja exposta à luz no início da manhã, mas não, à noite, e que mantenha horários regulares para dormir e não durma até tarde no fim de semana. A rotina é muito importante para o seu relógio biológico. Esse efeito é ainda maior em crianças. Se a criança tiver TDAH será ainda maior!
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment