vicio-phone

Você é viciada e nem imagina isso

Rate this post

Saber sobre o assunto ajuda você a compreender o que está ocorrendo e tomar as rédeas da sua vida.

Sua paixão por comida, atividade física, jogos com aposta ou assistir a vídeos on-line é um hobby divertido, ou um sinal de algo mais sério?

Pode surpreendê-la, mas o vício é uma condição complexa que vem de várias formas e pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive você!

De modo geral, o vício é a incapacidade de parar de usar uma substância (do tabaco às drogas ilegais) ou de se envolver em um comportamento (das compras ao sexo), apesar das consequências negativas.

Por que o vício acontece?

O centro de recompensa no cérebro libera dopamina em resposta a uma experiência prazerosa ou hiperexcitação. Quanto mais vezes as pessoas experimentam o comportamento, mais dopamina é liberada e mais elas são motivadas a retornar ao comportamento. Se você está mudando suas prioridades, cada vez mais isolada ou se sentindo irritada quando não está envolvido em um comportamento, pode ser hora de buscar ajuda para quebrar o padrão.

“ O vício é uma condição complexa, com uma ampla gama de manifestações. Alguns vícios podem estar na forma de substâncias como drogas ou álcool. Considerando que outros vícios podem ser categorizados como vícios comportamentais e encontrados em atividades como compras, jogos de azar, videogames e alimentação. Se formos analisar bem iremos perceber que todos somos viciados em algo e precisamos tomar cuidado para não ter prejuízo com os excessos. O vício é muito comum nas mulheres com lipedema, pois elas tem uma autoimagem muito prejudicada, embora sejam muito bonitas, tem muitas frustrações e isso faz com que elas procurem outras formas de conseguir dopamina.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Vício comportamental:

  • trabalho
  • atividade física
  • aposta
  • compras
  • comida
  • internet/celular
  • videogame
  • sexo/pornografia

Vício em substâncias

  • drogas
  • álcool
  • cigarro

Um fator comum subjacente a todo vício é o sentimento de recompensa. Uma recompensa é experimentada no cérebro como uma liberação química que cria um desejo que satisfaz e faz você se sentir satisfeito. Embora o sentimento de recompensa seja saudável, alguns sinais de que está se movendo em direção ao vício incluem sempre querer mais, constantemente precisar de mais, continuar apesar dos resultados negativos, incapacidade de seguir as regras que você definiu para si mesmo, não conseguir parar, obsessão, substituição de relacionamentos e sigilo.

Alguns traços daqueles com uma personalidade viciante incluem ansiedade, depressão, impulsividade e risco – e o vício geralmente decorre de um problema central. Pessoas viciadas geralmente são as últimas a perceber isso. Quando o fazem, às vezes isso afeta sua saúde mental e física, seus relacionamentos e seu trabalho.

Embora uma personalidade viciante não seja uma doença diagnosticável, existem muitas maneiras de controlar os vícios. A chave para descobrir qual é o problema central e como gerenciá-lo. Comece conversando com seu médico de confiança ou procure um profissional de saúde mental.

Uma intervenção bem-sucedida deve ser planejada cuidadosamente para funcionar como pretendido. Uma intervenção mal planejada pode piorar a situação. Seu ente querido pode se sentir atacado e ficar isolado ou mais resistente ao tratamento.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.